Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente

447


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

As previsões catastróficas do Dr. James P. Wickstrom, D. Litt.

British Petroleum

Explosão de plataforma da British Petroleum no Golfo do México. Assustador...

Vamos analisar o texto da mensagem sob dois aspectos:

- quanto ao conteúdo e
- quanto ao seu autor, o Dr. James P. Wickstrom.

Como tem sido amplamente divulgado, no dia 20 de abril de 2010, a empresa British Petroleum foi protagonista do mais grave acidente ecológico do Planeta Terra chegando a superar o desastre de responsabilidade de sua co-irmã, a Exxon Mobil Corporation.

No final de setembro de 2010, a empresa BP informou que o vazamento havia sido contido.


Em 24 de março de 1989, o petroleiro Exxon Valdez, de propriedade da Exxon Mobil Corporation derramou toda a sua carga de óleo no Alasca e até hoje - vinte e dois anos depois - os efeitos do desastre ainda são percebidos. Para a empresa, o derramamento parece não ter existido e ao pesquisar o termo valdez na sua página retorna o aviso "Your search did not match any documents."

A explosão da plataforma da British Petroleum - BP denominada Deepwater Horizon, ou seja, Horizonte de Águas Profundas, matou onze pessoas e desde então o poço aberto vem jogando sobre o Golfo do México milhares de barris de petróleo todos os dias.

Até 02 de agosto de 2010, estimava-se o vazamento de mais noventa e dois milhões de barris de petróleo (V. Gulf of Mexico Oil Spill Map).

Como se costuma dizer: quem não tem competência não se estabelece e a gigantesca multinacional é acusada de não tomar as devidas precauções para evitar o acidente.

Em sua página intitulada Gulf of Mexico response a BP mostra sequência de slides de praias limpas, animais saudáveis e nenhum sinal do óleo derramado no oceano. Vendo a página, fica difícil acreditar que o desastre tenha ocorrido e que tenha sido de responsabilidade da empresa.

Tony Hayward, principal executivo da BP, ou Chief Executive Officer - CEO, ficou tão estressado com o sinistro que decidiu velejar um pouco. Em 19 de junho (2010), ele foi participar de regata de circunavegação da ilha britânica de Wight, a famosa J.P. Morgan Asset Management Round the Island Race.

Não há confirmação se Mr. Hayward integrou a tripulação do iate Bob, cuja propriedade ele divide com mais dois amigos, ou se apenas foi prestar o seu apoio.

Página da CBS contém foto de um dos tripulantes e diz que ele se parece bastante com o CEO Hayward. O iate Bob obteve o segundo lugar na competição.

(Sei não, mas aquele terceiro da direita para a esquerda é a cara de Hayward :)

O Iate Bob durante a regata na Ilha de Wight, UK.

Yacht Bob de propriedade de Tony Hayward.

Ainda segundo a CBS, as causas do acidente podem ter sido o uso, na construção da plataforma, de materiais mais baratos e projeto ultrapassado.

 

Quem é o autor da mensagem?

O responsável pelo texto sobre o vazamento de óleo é o Dr. James P. Wickstrom, D. Litt. E quem é esse doutor? Vejamos quem é o catastrofista de plantão.

A pesquisa ao termo "James P. Wickstrom" retorna Aproximadamente 129.000 resultados no Google. Ele é uma celebridade, sem dúvida. Os dois primeiros resultados são as páginas de autoria dele.

Ele é pastor e líder da igreja Christian Identity e uma das estrelas mais brilhantes(!) do conservadorismo ultra-radical de direita, o que não é pouco...

Ao comentar a explosão da plataforma, o pastor Wickstrom mira na British Petroleum, mas o alvo é um negro, Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA.

Não que o descaso da BP seja irrelevante, mas é conveniente separar as duas coisas. Na verdade, o vazamento de óleo é apenas o pano de fundo do proselitismo político do pastor Wickstrom.

Segundo a mensagem, quase não se fala mais do pior desastre ambiental do planeta,.

Não é bem assim. Ao pesquisar no Google as palavras oil spills gulf bp retornam Aproximadamente 111.000.000. Filtrando os resultados 'apenas nas últimas 24 horas', no dia 30 de junho de 2010 retornaram Aproximadamente 957.000 resultados.

É improvável que no país que se apresenta como modelo da liberdade de expressão haja censura sobre o vazamento. Onde até mesmo páginas que pregam o nazismo têm assegurado o direito de divulgar suas idéias esdrúxulas.

Colocando as coisas no devido lugar: grandes jornais e revistas vivem das verbas de publicidade e a BP é um dos maiores anunciantes do planeta. Aqui pra nós, não ficaria bem falar mal de quem paga em dia suas faturas de campanhas publicitárias.

já se cogita a idéia de uma possível evacuação em massa na Florida

O autor não cita provas nem tampouco diz qual origem da informação e isso provoca a segunda onda do boato: vai haver evacuação.

É o que diz o website de Ray Alex: "Fonte bem informada da Califórnia afirma que a California Emergency Management Agency (CEMA) foi contatada por agências semelhantes da área do golfo do México para tratar do plano de evacuação em massa das populações costeiras."

(A mesma página anuncia guerra nuclear a ser declarada por Israel e EUA até a próxima quinta-feira, primeiro de julho de 2010.)

Diversas páginas da web contêm dados sobre planos de evacuação da Flórida. Evacuação, pelo menos parcial, é preocupação dos governantes em virtude dos furacões que passam por lá todos os anos. (Pesquisando a expressão "mass evacuation " site:.gov retornam 687 resultados.)

Pretender associar os planos existentes a uma iminência de retirada dos moradores por conta do vazamento é uma irresponsabilidade. De qualquer forma, é difícil fazer prognósticos sobre o desastre patrocinado pela BP em virtude de ser o primeiro de tal magnitude no mundo.

Para aumentar as preocupações, a explosão da plataforma Deepwater Horizon ocorreu no mês de abril de 2010 e a estação dos furacões que se inicia em junho vai até novembro. Apenas o furacão Alex, o primeiro da temporada, se fez presente até primeiro de julho de 2010 com ventos de até 160 km/h.

Quer ver a terceira onda de boatos que circulam por lá?

Moradores da Flórida seriam transportados para a Califórnia!

Essa é a conclusão de preocupados cidadãos da Califórnia que não querem ver o seu espaço ocupado por refugiados do vazamento da BP. Citam o caso dos refugiados do furacão Katrina que foram para Houston e de lá não quiseram mais sair.

A Califórnia, especialmente a região de Los Angeles, é epicentro(!) de preocupações por conta da ocorrência de terremotos. Por conta disso, ela possui planos de contingência a serem ativados em caso de catástrofe maior, The big one, que não se sabe quando virá.

Ora, se lá existem planos de evacuação da população atingida por fenômenos naturais, nada como prestar informações a órgãos que prevêem o pior no Golfo do México.

Curiosidade inútil: a página denominada California-Nevada Fault Map apresenta mapa com informação da ocorrência e localização dos terremotos codificados segundo as cores:

na última hora em vermelho,
no último dia em azul e
na última semana em amarelo.

No mapa do dia de hoje, 01 de julho de 2010, vejo vários quadradinhos azuis.

 

mas as estimativas são de que se o vazamento continuar em 18 meses TODO O OCEANO pode estar contaminado.

Um horizonte sombrio. Mas de quem são as estimativas? Do pastor?

A biografia do pastor Wickstrom menciona apenas suas atividades de líder de facções neonazistas e de ações terroristas (ele considera Timothy McVeigh, o terrorista de Oklahoma, um mártir e um patriota).

Segundo DLitt, o título D.Litt anexado ao nome do pastor é, quase sempre, um grau honorário concedido por universidade a pessoas que contribuíram para o bem-estar da sociedade e da humanidade de uma maneira geral.

final da informação liberada pelos cientistas

Qual o nome dos cientistas que redigiram o texto?

De Tom Buyea Flórida News Service (End of scientists information release.) From Tom Buyea FL News Service

Quem é Tom Buyea?

Ao procurar por Tom Buyea na página do Florida Today, nos respondem com uma pergunta:

Did you mean tom buyer?

(Você quis dizer tom buyer?)


Esta é impagável!

Página intitulada Ovelha nasce com cabeça semelhante à de um judeu (SHEEP GIVES BIRTH TO WHAT LOOKS LIKE A JEWISH HUMAN-FACED GOAT) traz artigo de autoria de Dr. James P. Wickstrom, D. Litt.

Ele diz:

"A cabeça é de um ser humano, mas o corpo é de uma ovelha. Fica evidente que um ser humano adulto foi o responsável. Forças do demônio fizeram tal pessoa perder o autocontrole. Ouvimos falar de casos de pessoas que cometem o bestialismo, mas esta é a primeira vez que tal ato produz um ser com aparência humana."

No comments...

 

Conclusão:

- James P. Wickstrom é Doctor of Letters e sua formação científica e atividade politico-religiosa não o credenciam a comentar, de forma isenta, o desastre com a plataforma da BP;

- o desastre ocorreu em abril e os furacões que ocorrem na área no período de junho a novembro tornarão os trabalhos mais difíceis e existe o risco real de o petróleo se esparramar pelo oceano. Até onde, ninguém sabe;

- como se trata do primeiro desastre de tais proporções, os prognósticos são difíceis. Quem os faz não trazem boas notícias;

- as medidas tomadas até agora para conter o vazamento não produziram resultados satisfatórios. A alternativa mais viável é furar poços de contenção para interceptar a saída de óleo a cinco mil metros de profundidade. A perfuração dos poços pode demorar dois ou três meses. Isso jamais foi tentado antes, mas é a única alternativa percebida;

- o fato de o pastor não ser qualificado para tratar de assuntos políticos nem ecológicos, não significa que ele não saiba dizer as horas ou que sempre as informe erradamente.

Veja vídeos selecionados sobre o acidente em O grande desastre: British Petroleum suja o Golfo do México.

Mais vazamento de petróleo, British Petroleum e Wickstrom.

2010 Gulf of Mexico Oil Spill

BP's criminal negligence exposed

BP (British Petroleum) Apocalypse Oil Volcano

BP Engineer Arrested Over Spill Messages
(24 de abril de 2012)

BUCHANAN TO OBAMA


Cinco empresas são mais odiadas que a BP (Responsável pelo vazamento de óleo no Golfo do México, a British Petroleum parece ter a pior imagem já obtida por uma empresa. [...] A campeã de impopularidade é a Standard Oil [...] Seguem-na: Union Carbide (responsabilizada por 15 mil mortes após vazamento de pesticidas em Bhopal, na Índia, em 1984), The United Fruit Company (explorou colhedores de bananas na América Central), Exxon (derramou 11 milhões de galões de petróleo no Alasca em 1989) e IIT (conivente com o golpe a Salvador Allende, no Chile).)

Em meio à crise do vazamento nos EUA, chefe da BP folga para iatismo

Explosão da plataforma da BP premeditada? (Perante os factos, fica uma pergunta pertinente: terá sido um acidente ou uma sabotagem?)

Experts Warn of Future Timothy McVeighs

Grupos ambientalistas processam EUA por derramamento de óleo (Os grupos ... acusam o Serviço de Gestão de Minerais (MMS, na sigla em inglês), um setor do Departamento do Interior, de permitir que as companhias evitassem os requisitos de segurança ambiental nas permissões concedidas para as explorações de petróleo e gás em alto-mar no Golfo do México.)

Gulf Oil Spill: Tony Hayward Attends Glitzy Yacht Race As Oil Spews Into Gulf

INFO ON PLANS TO EVACUATE THE GULF OF MEXICO ARE BEGINNING TO BECOME STRONGER ON THE NET

Maré negra. Promessas de limpeza não animam investidores da BP

Nigéria enfrenta vazamento de petróleo com cinco décadas de existência (Talvez nenhum outro lugar no planeta tenha sido tão agredido pelo petróleo, dizem os especialistas, deixando os moradores daqui surpresos com a atenção incessante dada ao vazamento a meio mundo de distância, no Golfo do México.)

Oil tanker. Fleet characteristics. (Flags of convenience have lower standards for vessel, equipment, and crew than the traditional maritime countries and often have classification societies certify and inspect the vessels in their registry, instead of by their own shipping authority. This made it attractive for ship owners to change flag, whereby the ship lost the economic link and the country of registry.)

ONGs e British Petroleum, o abraço de afogados

POR TRÁS DOS DESASTRES ECOLÓGICOS, OS LUCROS. Oceanos sem lei

Secret FBI Report Highlights Domestic Terror

SHERIFE, Khadua. A impunidade das petroleiras. Le monde diplomatique, São Paulo, ano 3, número 36, p. 16. jul., 2010. No último dia 20 de abril, os trabalhos de de instalação da plataforma Deepwater Horizon estavam quase concluídos, à exceção de um poço, que ainda precisava ser perfurado. Diante custo diário da plataforma [U$ 1milhão/dia], os gerentes da BP decidiram ignorar os procedimentos de segurança.)

TED Analysis Cases. OIL SPILLS (Quatro dos cinco maiores desastres ambientais de responsabilidade de empresas petrolíferas foram consequência de pessoal inabilitado, incompetência ou equipamento antiquado.)

Uma esponjinha versus a British Petroleum (O acidente no Golfo do México expõe a fragilidade de um setor forte, poderoso, embora tenda a entrar em ocaso com a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e com o encarecimento da exploração, dada a diminuição da oferta em áreas de prospecção mais fácil.)

UNCTAD - Review of Maritime Transport - 2009

Vazamento no Golfo do México: cadê o Greenpeace?

What US Scientists Are Forbidden To Tell The Public About The Gulf: Oil Volcano Pressure Too Strong For Containment

Where is the Exxon Valdez today? (O petroleiro Exxon Valdez, responsável pelo derramamaneto de óleo no Alasca em 1989 navega hoje sob o nome SeaRiver Mediterranean.)

 

Mensagem original sem correções.

Sent: Tuesday, June 29, 2010 9:27 AM
Subject: "Golfo do mexico, assustador...

SE O VAZAMENTO DE PETRÓLEO CONTINUAR POR 18 MESES, TODO O OCEANO ESTARÁ CONTAMINADO...

A situação na Flórida é muito pior do que a mídia está relatando, aliás quase não se fala mais do pior desastre ambiental do planeta, essa tragédia pode resultar em mudanças geológicas, já se cogita a idéia de uma possível evacuação em massa na Florida, já que o petróleo contém substâncias tóxicas que contaminam tudo ao redor. Mas o problema não fica só na Florida (o que já é triste e desastroso), mas as estimativas são de que se o vazamento continuar em 18 meses TODO O OCEANO pode estar contaminado. Infelizmente não podemos fazer nada mais do que espalhar essa notícia e nos preparar.

Foi estimado, por peritos, que a pressão a qual o petróleo é jogado nas águas do Golfo é entre 20.000 e 70.000 PSI (libras por polegada). Impossível de ser contido.

O que os cientistas americanos são proibidos de dizer ao público sobre o Golfo.

O que você vai ler aqui, é o que os cientistas nos USA não podem falar, com um grande medo da administração Obama.

Eles estão sob ameaça de severa repercursão ao máximo... Cientistas confirmando essas descobertas não podem ser mencionados dado ao que está escrito acima, mas o que eles acreditam, eles querem que todos saibam.

Pegue um mapa dos USA, abra e messa no mínimo 80,5 km a partir da destruição em volta do Golfo do México com o que você vai ler abaixo.

A carnificina dos USA é tão assombrosa que tirará o seu folego.

Se os cientistas estiverem certos no que eles estão tentando alertar... toda a Flórida será completamente destruída junto com todos e tudo.

Você decide!!! Todos tem o direito de ler o que recém escrevi nesse artigo, tanto quanto lerem o que foi escrito abaixo pelos cientistas que a administração de Obama e BP estão tentando calar.


Dr. James P. Wickstrom


RESUMO DOS ACONTECIMENTOS...

A estimada super alta pressão liberando o petróleo embaixo da crosta terrestre está entre 80.000 e 100.000 barris por dia.

O fluxo de petróleo e gases tóxicos está trazendo junto areia e cascalho o que causa o fluxo a criar um efeito de jato de areia no que resta da cabeça do poço que atualmente de alguma forma restringe o fluxo, como também o buraco da perfuração.

Como a cabeça do poço se torna cada vez mais desgastada a passagem aumenta permitindo um fluxo ainda maior de petróleo. Mesmo que algum aparelho fosse colocado sobre a cabeça do poço existente, isso não tamparia e pararia o fluxo, porque o que ainda sobrou da cabeçado poço não conteria a pressão do fluxo.

A espessura original da cabeça do poço é de 5 cm. E agora deve estar menor que 2,5 cm e ficando a cada momento mais fina. O petróleo agora alcançou a corrente do Golfo e está entrando na corrente Oceânica, que é pelo menos quatro vezes mais forte do que a do Golfo, a qual o carregará ao mundo todo em mais ou menos 18 meses.

O petróleo junto com os gases, incluindo a benzina e muitos outros tóxicos, esgotarão o oxigênio da água. Isso matará toda a vida marinha. Junto com o petróleo nas praias, haverá muito peixe morto e etc... que deverão ser jogados fora.

UM RESUMO DAS EXPECTATIVAS

Em algum momento o buraco da perfuração ficará muito grande, aumentando seu tamanho abaixo da cabeça do poço, deixando a área muito fraca onde poço está. A intensa então empurrará a cabeça do poço fora, permitindo um fluxo sem restrição de petróleo e etc...

O buraco continuará a aumentar de tamanho permitindo mais e mais petróleo fluir para o Golfo. Depois de muitos bilhões de barris de petróleo já terem sido derramados, a pressão da cavidade enorme a 8 km abaixo do solo do oceano começará a normalizar.

Isso então permitirá que a água, sob forte pressão a 1,6 km de profundidade, seja forçada para dentro da cavidade onde o petróleo estava. A temperatura a essa profundidade está perto de 200 graus centígrados, possivelmente mais.

A água evaporará, criando uma enorme quantidade de força , levantando o solo do Golfo. É difícil saber quanto de água entrará na crosta, também não é possível calcular o quanto o solo levantará.

As ondas do tsunami criado serão alguma coisa em torno 6 a 24 de altura, possivelmente maiores. Então o solo caírá dentro da cavidade vazia. É assim que a natureza fechará o buraco.

Dependendo da altura do tsunami, o cascalho do oceano, petróleo e estruturas existentes serão arrastadas pelas praias entrando terra a dentro, deixando uma área de 80,5 a 322 km desprovida de vida. Mesmo que os escombros sejam retirados, a contaminação do solo e da água impossibitará a re-população por um período desconhecido de anos.

(final da informação liberada pelos cientistas).

De Tom Buyea Flórida News Service
(End of scientists information release.) From Tom Buyea FL News Service


Aceleração para o fim...

 

Batismo de Valentino
Cata de ovo em queimaduras


Mais política, mentiras, desinformação e contra-informação.

-
Lulinha da Silva é dono da FRIBOI?
- Rio de Janeiro homenageia com busto o traficante Marco Archer, executado na Indonésia
- Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, chama Lula de volta?
- Fraude sobre o Programa Bolsa Família - PBF
- Ativistas políticos falsificam texto da revista France Football sobre a Copa Mundial de Futebol no Brasil - 2014

- A nova mansão da presidente Dilma Roussef em Porto Alegre. A casa da aposentadoria
- Jornalista José Guimarães dos Santos Silva detona PT e amigos. Ex-petista vomita os podres do Lula
- Chris Mathews, comunista, socialista e ateu entrevista o cardeal Jorge Mario Bergoglio, futuro Papa Francisco. A entrevista que nunca existiu
- Lulinha da Silva compra Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a ESALQ, da USP
- Texto atribuído a padre Umberto não foi escrito pelo verdadeiro, o padre Humberto Luiz de Negreiros
- Senado aprova pagamento de bolsa mensal de R$ 2.000,00 para garotas de programa
- Kirrarinha, vereador do DEM em Pontes de Lacerda - MT, agride repórter Márcia Pache e vira vereador do PT
- Brasília ganhará estátua gigante de Lula, do tamanho do Cristo Redentor?
- Bolívia expulsa Coca-Cola e decreta falência da McDonald´s no país?
- Lula possui fortuna pessoal de R$ 2 bilhões de dólares?
- Frase Lula seja louvado substitui Deus seja louvado nas cédulas de Real?
- Manifesto emenda constitucional 2012
- Ato de repulsa. Curiosidades de um país de loucos
- Votação do projeto de lei ficha limpa: um minuto de silêncio em sinal de protesto
- Jornal búlgaro Dnevnik diz que Dilma Roussef nasceu na Bulgária
- Profecia da vidente Neila Alckmin sobre Dilma Roussef
- Verônica Maldonado afirma ser amante de Dilma Roussef
- Dilma poderá ter candidatura cassada
- Leis contra igrejas e evangélicos: desinformação e terrorismo midiático
- Estupro de Ingrid Betancourt é gravado pelas FARC
- Michel Temer é satanista?
- Dilma Roussef condenada nos Estados Unidos?
- Servidores à disposição de ex-presidentes da república
- As previsões catastróficas do Dr. James P. Wickstrom
- Carta de Otacílio Guimarães ao presidente Lula da Silva
- Protesto em Miami contra o Brasil
- O experimento socialista de Adrian Rogers
- Auxílio-reclusão: mais uma conquista do PT?
- Curso para 500 costureiras inscritas no Bolsa Família
- Carta à Shell: falsa relíquia histórica
- Informe preocupante e desinformação
- Carta de Marise Valéria dos Santos ao presidente Lula da Silva
- Marta Suplicy autorizou construir hotel em Congonhas
- Sociedade dos Amigos de Plutão (SAP)
- Voto nulo anula eleição?
- Osama Bin Laden manda explodir o Cristo Redentor
- A engraxataria da Câmara dos Deputados
- Roraima: estado brasileiro, cobiça internacional
- A Internacionalização do Mundo
- Por que os EUA são odiados?
- O inexistente Al-Asuquf pretende destruir os EUA
- O PT é contra o Direito de Sucessão
- Projeto de Lei 5483/2001 altera o artigo 618 da CLT
- A internacionalização da Amazônia e o FINRAF
- Projeto de Lei legaliza a corrupção
- Imperialistas ianques querem tomar a Amazônia


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.