Quatrocantos.com

Pesquisa em Quatrocantos.com

Brasões dos estados do Brasil



Algumas observações sobre os brasões dos estados do Brasil

1. Vários dos brasões, escudos ou armas dos estados do Brasil são figuras bastante elaboradas e com muitos elementos gráficos. A apresentação de imagens mais elaboradas no formato .gif faz com que muitos dos elementos e cores dessas imagens se percam. Por conta disso, preferimos usar, sempre que possível, o formato .jpg. Se por um lado, isso melhora a qualidade das imagens, por outro lado significa arquivos bem maiores. Conseqüência: o tempo de download das páginas que contem os brasões pode ser grande, dependendo do tipo de conexão em uso.

2. Não foi fácil coletar os brasões aqui apresentados. Para obtê-los, visitamos os sites oficiais dos estados da federação. Em alguns casos, o site oficial do estado apresenta os seus símbolos - a bandeira e o brasão. É o caso dos estados de Pernambuco, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso do Sul (futuro estado do Pantanal?), por exemplo.

Quando o site oficial não apresentava o brasão enviamos mensagens para órgãos do governo solicitando o envio dele. Os de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Pará responderam e nos enviaram os respectivos brasões. Outros não responderam nada. (Teve um que mandou dizer que o site da Assembléia Legislativa apresentava o brasão. Fomos ver e havia, de fato: com dimensões mínimas, cerca de 100 x 100 pixels (mais ou menos um centímetro quadrado na resolução 1024 x 768). Quase invisível :( .

Houve, também, colaborações espontâneas. Joel Caldas, por exemplo, nos enviou o brasão do Amazonas. Rodrigo Binotto nos enviou o brasão de Rondônia. (Obrigado, Joel. Obrigado, Rodrigo.)

3. São escassas as publicações sobre a heráldica brasileira. E difíceis de encontrar. A maior referência é o livro de Clóvis Ribeiro intitulado Brazões e bandeiras do Brasil de 1933. (Tem também um Suplemento d'O Tico-tico intitulado ALBUM de escudos e bandeiras do Brasil, sem data. Sem data, mas dá pra imaginá-la. Nesse suplemento, está escrito MONARCHIA, República dos Estados Unidos do Brasil, Santa Catharina, Goyaz, Districto Federal, Minas Geraes e Parahyba, por exemplo... :)

Comparando os atuais brasões com os mostrados no livro de Ribeiro e no Suplemento d'O Tico-Tico verificamos a ocorrência de várias discrepâncias no formato ou na presença de elementos de sua composição. Isso para não falar na diferença de cores. Nesses casos, consideramos a versão enviada ou a contida no site como a correta. (Muito óbvio, por sinal :)

Nos casos em que nem o site oficial continha o brasão nem o governo do estado respondeu a nossa solicitação, pusemos o brasão conforme o modelo apresentado no livro de Ribeiro ou no Suplemento d'O Tico-Tico. Se por acaso o prezado visitante encontrar diferenças entre o brasão aqui apresentado e o brasão do seu estado, queira por gentileza nos informar para que façamos a devida correção. Neste caso, mande-nos também a versão oficial do brasão.

Veja também bandeiras do Brasil, dos estados brasileiros e das américas


Os brasões, também conhecidos como armas ou escudos contidos nestas páginas podem ser usados em sua home page pessoal desde que você informe a origem deles, isto é, o nosso URL - http://www.quatrocantos.com - de onde eles foram copiados. Dessa forma, além de você mesmo lembrar de onde os obteve, estará sendo um pouquinho honesto por indicar a origem deles :)))