|
![]() |
128
| Meia-verdade Amazônia: o mundo para todos |
ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA NO NEW YORK TIMES / WASHINGTON POST, TODAY E NOS MAIORES JORNAIS DA EUROPA E JAPÃO. NO BRASIL ESTA MATÉRIA NÃO FOI PUBLICADA. |
Em Alma Carioca o artigo é reproduzido sob o título A Internacionalização do Mundo e aí também encontra-se o seguinte comentário do autor:
Prezados (as) amigos (as), |
Em página da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação o artigo é reproduzido com a indicação de que ele também publicado no Diário da Tarde (MG) em 16 de fevereiro de 2003. O Blog do Cristovam também reproduz o artigo.
Ficam, portanto, desfeitas as dúvidas e caracterizada a mensagem no rol das meias-verdades (ou meias-mentiras :)
- o artigo é de autoria do senador Cristóvam Buarque,
- foi publicado no Brasil pelos jornais O Globo e Correio Braziliense e
- não foi publicado em jornais estrangeiros.Em março de 2003, logo após os ataques dos EUA ao Iraque, surgiram na Internet algumas mensagens expondo preocupações quanto à invasão da Amazônia pelos Estados Unidos, não por causa de uma suposta reserva de petróleo lá existente, mas por conta das enormes reservas d'água doce- as maiores do Planeta.
Pelo menos por enquanto, não acreditamos existirem pretextos que sugiram um ataque dos sheriffs do Planeta (é assim que eles se vêem) à Amazônia brasileira para 'libertarem' a água e por duas razões:
1. a gang instalada na Casa Branca é ávida por petróleo e não por água. (Dizem que ex-presidente de lá demonstrou, em passado recente, grande 'interesse' por outro tipo de combustível, não fóssil, e o W do nome dele significa Walker :))
2. não existe carência de água nos EUA. Nesse ponto eles são auto-suficientes, o que não acontece com o petróleo: eles importam mais da metade de suas necessidades. (O Brasil importa cerca de 10 % do petróleo consumido no país.)
O perigo é essa camarilha, essa oil gang decidir mudar de ramo: do petróleo para a água :{
Os leitores comentam.
Artigo original de autoria do senador Cristóvão Buarque.
01/11/2000 Este artigo foi publicado também no Correio Braziliense em outubro de 2000. O debate a que se refere o senador aconteceu em setembro do mesmo ano em um hotel de Nova York. Para outras informações, favor escrever para gabriel.reis@senado.gov.br |
![]() |
Tweets de @pulhas_virtuais
Siga pulhas virtuais no Twitter
Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo
Antispam Arquitetura on-line Barcos à venda Bandeiras dos estados brasileiros Brasões dos estados do Brasil Campo Formoso, terra de esmeraldas Carnaval de Olinda Jóias em prata Imagens do Brasil |