Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
139

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Leonardo da Vinci

Lenda

A última ceia.
A mesma pessoa serviu de modelo para Leonardo da Vinci pintar Jesus Cristo e Judas

Mais uma historinha edificante sobre a qual não há comprovação histórica e é mais uma das muitas lendas envolvendo o nome do genial Leonardo da Vinci. É uma lenda clássica contada há muitos e muitos anos em aulas de catecismo e tem a finalidade de induzir as pessoas a seguirem o caminho do Bem.

Existem alguns pontos inexatos nessa história a começar pelo tempo que Leonardo Da vinci levou para completar A última ceia: sete anos.

O início da obra é tido como o ano de 1495. Alguns historiadores afirmam que a obra foi concluída em três anos, outros dizem que demorou quatro anos para ser concluída. Há quem afirme que ela sofreu vários retoques, dados pelo próprio Leonardo da Vinci, ao longo dos 20 anos seguintes. Não existem fontes confiáveis que registrem esse tempo: sete anos.

Segundo a lenda, um jovem de 19 anos foi selecionado como o modelo que representaria Cristo.

Sete anos depois, o mesmo homem, agora um homem escuro, selvagem, de cabelo longo emaranhado e a expressão da maldade alastrada em sua face [cujo] rosto mostrava um caráter, fraco, viciado em completa ruína seria o escolhido como modelo de Judas.

Para os cristãos, Judas representa o Mal, o que de pior existe na raça humana. A escória da escória, o traidor. É versão sec. I aC do famoso Quisling. Mas o que significa a expressão homem escuro? Homem 'de cor'? Não se trata de uma colocação preconceituosa associar o nome do delator e o seu caráter a uma cor da pele?

Não há dúvida de que o grande artista usou modelos para a sua obra, mas isso não significa que cada um dos modelos tenha posado durante longos meses, nem tampooco sete anos. Também não significa que as figuras tenham sido desenhadas e pintadas, diretamente na parede, a partir do modelo vivo. O habitual, nesses casos, é o pintor fazer esboços em papel e depois transferir o esboço para o lugar definitivo.

O afresco A última ceia foi pintado numa parede do refeitório do convento de Santa Maria das Graças, em Milão, e fica acima de uma porta fechada com alvenaria após a conclusão da obra. Isso significa que ele fica a uma certa altura do chão. Certamente foram usados andaimes: o modelo ficou encarapitado nos andaimes durante todo o tempo?

Segundo uma das versões da historinha, disseram a Da Vinci que um homem cuja a aparência se encaixava inteiramente nas exigências tinha sido encontrado.

Será que o grande artista 'terceirizou' a busca do modelo de Judas? Será que ele distribuiu, com os seus discípulos (desculpem, mas da Vinci também tinha discípulos), uma descrição pormenorizada da aparência do modelo do traidor?

Isso é altamente improvável.

É curioso o surgimento de um rei que teria dado permissão especial para o modelo-prisioneiro posar para Leonardo da Vinci. Rei de que país? De Milão? Da Itália? Ou Rei de Roma?

Tudo não passa de mais uma lenda que circula em muitas versões e em vários idiomas.

Mais uma lenda? Siegfried Woldhek: The true face of Leonardo Da Vinci?

 

Mais sobre a Última Ceia em:

De volta, o esplendor da Última Ceia

Leonardo da Vinci (1452-1519)

Quadros, máquinas e até engenhos voadores: Da Vinci reinventa o mundo

Versão original (sem correções).

A ultima ceia ( Essa historia é extremamente interessante e instrutiva )

A última ceia foi pintada por Leonard da Vinci, o notável artista italiano. O tempo que ele levou para completar sua obra foi sete anos. As figuras que representavam os 12 apóstolos e Jesus Cristo foram criadas através de modelos vivos. E o modelo vivo que representaria a figura de Jesus, foi escolhido primeiro.

Quando foi decidido que Da Vinci faria essa grande obra, centenas e centenas de jovens foram vistos e examinados com cuidado, no esforço de encontrar uma face pura com a personalidade limpa, não afetada pelo pecado.

Finalmente depois de semanas nessa laboriosa busca, um jovem de 19 anos foi selecionado como o modelo que representaria Cristo. Por seis meses Da Vinci trabalhou na produção desse caráter principal da famosa pintura e durante os próximos 6 anos se dedicou ao que restava desse sublime trabalho de arte.

Pessoas apropriadas eram escolhidas uma a uma para representar os 11 apóstolos, e um espaço foi deixado para a pintura que representaria Judas Iscariotis, como o final toque dessa obra. Esse era o apóstolo, você se lembrará, aquele que traiu o Jesus, por trinta peças de prata, preço menor que 20 dólares, nos dias de hoje.

Durante semanas Da Vinci procurou por um homem com a face endurecida, marcada pela avareza, cinismo, falsidade que poderia trair seu melhor amigo.

Depois de muitas experiências desanimadoras em procurar pelo tipo de pessoa ideal para representar Judas, disseram a Da Vinci que um homem cuja a aparência se encaixava inteiramente nas exigências tinha sido encontrado. Ele estava numa cela subterrânea em Roma, sentenciado para morrer por uma vida de crimes e assassinatos.

Da Vinci foi até Roma, e este homem foi trazido de sua prisão e conduzido à luz do sol. Lá Da Vinci viu que ele era um homem escuro, selvagem, de cabelo longo emaranhado e a expressão da maldade alastrada em sua face. Seu rosto mostrava um caráter, fraco, viciado em completa ruína. 

Por fim, o pintor encontrara a pessoa que queria para representar o caráter de Judas em sua pintura. Com a permissão especial do rei, este prisioneiro foi levado à Milão onde a obra estava sendo executada.

Por seis meses o prisioneiro sentou-se diante de Da Vinci, durante horas, dia-a-dia, para que o artista continuasse a sua tarefa de transmitir na sua pintura, o caráter baixo no retrato que representava o traidor do Salvador.  

Assim que ele terminou, voltou-se para os guardas e disse: "eu terminei, podem levar o prisioneiro". De repente, o prisioneiro perdeu seu controle e correu até Da Vinci, e disse: "Da Vinci, olhe para mim! Você não sabe que sou eu?"

Da Vinci, com os olhos treinados de um grande estudante, examinou cuidadosamente o homem cujo rosto tinha olhado incansavelmente por seis meses e respondeu: " Não, eu nunca o vi em minha vida até o momento em que você foi trazido à mim, de sua cela subterrânea em Roma".

Então, levantando seus olhos para o céu, o prisioneiro disse: "Oh! Deus, tenho eu caído tanto?"

E girando o rosto para o pintor, ele gritou, "Leonardo Da Vinci, olhe para mim outra vez. Eu sou o mesmo homem que você pintou sete anos atrás, como a figura de Cristo!"

Muitas lições podem ser tiradas desta história verdadeira da pintura da ultima ceia. Como nós vemos os outros e os julgamos por aparências externas. Isto também ensina fortemente a lição dos efeitos de julgar o certo ou errado, na vida de um indivíduo.

Aquele era um homem jovem cujo caráter era puro e intocável pelo pecado, que representou a inocência e a beleza para a representação de Cristo. Mas em sete anos, seguindo uma vida errada, transformou-se no retrato perfeito do maior traidor conhecido  na historia do mundo.

 

Outra versão.

Era ano de 1494, a cidade era Milão, na Itália, Leonardo da Vinci deu uns passos atrás, contemplou o mural da Ultima Ceia que estava pintando, e suspirou. Estava completo, com exceção das figuras de Cristo e de Judas.

'Onde encontrarei um semblante tão inocente e sublime que verdadeiramente represente a Jesus ? E onde encontrarei um rosto tão endurecido pelo pecado e engano, que possa representar a Judas Iscariotes?' - refletiu ele.

Certa manhã, no coral de uma capelinha, Leonardo viu um jovem com um rosto tão inocente e sublime, que concluiu ter encontrado seu modelo para Jesus. Durante vários dias o rapaz posou para o grande artista.

Quando a figura de Jesus ficou concluída, o jovem olhou para a pintura: 'Impressionante, não e' ? - disse o rapaz. - Como eu gostaria de ser mesmo semelhante a Ele!' - Você pode - respondeu Leonardo - Simplesmente siga o seu exemplo.

Mas a obra de arte não estava concluída. Faltava ainda a figura de Judas. Leonardo caminhou pelas ruas da cidade à procura de uma face marcada pelas linhas da amargura e do remorso. Nenhum rosto era suficientemente depravado para servir de modelo a Judas.

Anos se passaram, e o mural continuava inacabado.

Então, certa noite, no ano de 1498, Leonardo voltava para casa quando foi abordado por um pedinte. Ao olhar para o rosto do homem maltrapilho, viu olhos inteligentes mas anuviados pelo remorso, e uma fronte marcada por anos de iniquidade.

'Acompanhe-me - disse Leonardo, com agitação. Vou dar-lhe alimento e cama por esta noite. Preciso pintar uma figura tendo-o como modelo. Pago bem'.

Na manha seguinte, o rude e maltrapilho mendigo sentou-se, enquanto Leonardo lhe pintava a face na forma de Judas.

Terminado o trabalho, o mendigo contemplou a pintura pronta. Uma lagrima lhe rolou pelo rosto.

Não me reconhece? - Chorou ele. - Sou a mesma pessoa que serviu de modelo para seu Cristo, anos atras. Quem dera que eu tivesse seguido o seu conselho...

 

BBB4
Motorista bêbado



Outras mensagens do gênero

- Funcionário é demitido por não usar o número 666 no uniforme da empresa
- Apocalipse já! O juízo final está próximo: prepara-te para a atribulação!
- Foto milagrosa e sagrada de Jesus Cristo?
- Michel Temer é satanista?
- Mondex, o biochip 666 da besta, a nova moeda e o apocalipse
- A cruz milagrosa do batismo de Valentino Mora
- Milagre abala o Egito
- Leis contra igrejas e evangélicos: desinformação e terrorismo midiático
- Ra-tim-bum significa maldição?
- Nossa Senhora Aparecida cura bispo da IURD
- A quem pertence esta mansão? Ao bispo Edir Macedo da IURD?
- Karen Fisher, primeira fotografia da alma humana
- Mensagem que denuncia satanismo de Xuxa instala trojan
- Hello Kitty é produto de pacto com o demônio?
- Poeira (de Ivete Sangalo) nos olhos de exegetas escatológicos
- Você realmente confia em Deus? O alpinista incréu
- A cruz do capeta da Honda Titan 150
- Blasfêmia contra Jesus
- Bill Gates é o Anticristo e a Besta do Apocalipse
- Mel Gibson, o homem sem rosto
- A renovação da águia
- Procter & Gamble, uma empresa do diabo
- Esqueleto gigante confirma a Bíblia
- A última ceia
- Cientistas chegam às portas do inferno
- Aserejé satânico: mantra de forças malignas



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.