Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente

18


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

Rato na lata de refrigerante

Lenda

Leptospirose: urina de rato em lata de refrigerante mata amiga da família


Uma das versões desta lenda começa assim: "Uma amiga da família...". Outra versão começa quase da mesma forma: "Uma amiga de uma amiga da família..." Pergunta-se: amiga de que família? Da família de quem enviou a mensagem para você?

Como em todas as lendas, os fatos são narrados de forma imprecisa. Ninguém informa a data, o local, qual o nome da pessoa envolvida nem onde a pessoa foi medicada. Inexiste qualquer dado que possibilite localizar as pessoas envolvidas nela ou confirmar a ocorrência.

A versão que circulou em outubro e novembro de 2000 contém o nome da pessoa que teria morrido, cita o nome do Inmetro e ainda tem a assinatura do pesquisador de um laboratório da área de biologia de uma universidade federal. O fato é que o pesquisador reenviou a mensagem recebida sem se dar ao trabalho de retirar a assinatura posta pelo programa gerenciador de mensagens e ficou como se ele tivesse sido o autor do alerta.

No site da ABAL - Associação Brasileira do Alumínio há o desmentido dessa história fantasiosa. O Inmetro também negou haver realizado qualquer pesquisa sobre o assunto. Aí também encontra-se a declaração do pesquisador dizendo que não são da autoria dele as informações contidas na mensagem de alerta.

É bem verdade que algumas lendas informam o nome do narrador da história. Você encontra o nome dele, sua profissão e local de trabalho tal como na lenda do desodorante antiperspirante. Nesse caso, até fica mais fácil identificar que tudo não passa de uma grande mentira.

A lenda da leptospirose em latinha mistura as duas coisas. Uma versão é bem característica das lendas urbanas por conta da indeterminação de lugares e de pessoas. A outra, cita nome de pessoas reais mas a morte da pessoa ocorreu em circunstâncias diferentes. É como se diz: quem contou a história ouviu o galo cantar mas não sabe onde.

Não se pode dizer, contudo, que é improvável que, em algum lugar do planeta Terra, alguém tenha bebido um refrigerante e que a tal pessoa tenha tido complicações de saúde e morrido. Pergunta-se: teria sido esse o caso envolvendo a pessoa amiga do remetente?

Em julho de 2000, recebemos mensagem de um leitor afirmando que fato semelhante teria ocorrido em Vitória da Conquista, Bahia. Uma pessoa teria contraído leptospirose após beber refrigerante diretamente da boca da garrafa.

Segundo alguns especialistas, a Leptospira interrogans, bactéria causadora da leptospirose, teria sobrevida de poucas horas após ser expelida pelo rato e toda essa história não passa de fantasia. Além disso, o período de incubação dessa doença varia de 4 a 19 dias e, segundo uma das versões da lenda, a pessoa já apresentava sintomas da leptospirose no dia seguinte.

Enquanto alguns especialista dizem que a Leptospira interrogans teria sobrevida de poucas horas após ser expelida pelo rato, há quem afirme que a bactéria pode sobreviver por várias semanas se encontrar condições favoráveis (v. Leptospirosis. Description and Distribution).

Segundo o artigo A transmissão da leptospirose em áreas urbanas, "Experimentalmente foram observadas leptospiras viáveis na água por até 180 dias (Ministério da Saúde, 1995)."

Seja como for, é prudente lavar as tampas das latas de refrigerantes e de cervejas. Podem não conter leptospiras, mas outros microorganismos igualmente maléficos.

Versão francesa dessa lenda cita o INMETRO da Espanha. O INMETRO teria afirmado que tampa de lata de refrigerante é mais suja do que banheiro público. O desmentido afirma não existir entidade com o nome de INMETRO na Espanha. De qualquer forma, a comparação entre uma latrina e a tampa da lata é totalmente despropositada, pelo menos se a lata for armazenada em condições adequadas.

Daniella Sarahyba, famosa modelo brasileira, é mencionada numa das mensagens. É verdade que o pai dela morreu de leptospirose em 1994, mas não é verdade que a contaminação tenha ocorrido da forma descrita na mensagem. (Veja a entrevista da modelo em IstoÉ Gente.)

O artigo "O boato das latinhas assassinas" explica alguns pontos interessantes:

O [...] pai de Daniela Sarahyba, realmente faleceu de leptospirose [...]. Porém, na época, ele tinha um ferimento no pé e esteve em contato com água contaminada numa viagem à Santa Catarina. Ele sentiu dores no corpo e na cabeça. [...] Demorou dez dias para sair o diagnóstico verdadeiro: leptospirose [...]"
...
Leptospiras gostam de ambientes úmidos e de temperaturas elevadas (por volta de 29ºC). Por isso, é muito improvável que elas consigam sobreviver mais que algumas horas na tampa da lata. [ ... ] essas bebidas são geralmente ingeridas geladas, o que mataria definitivamente as bactérias, explica Vasco Carvalho Pedroso de Lima, infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.



Versão que circulou no final de 2002 é assinada por um doutor do Setor de Citologia Vegetal do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Certamente, foi mais um descuido: a pessoa passou a mensagem adiante e não se deu conta de que a mensagem levara consigo a sua assinatura.

Em junho de 2002, circulou na Suíça versão dizendo que uma pessoa teria contraído leptospirose e morrido depois de tomar água mineral diretamente de um recipiente contaminado. (Veja Mineralgetränkebüchsen und Leptospiras.)

Suíça, França, Espanha, Brasil e Estados Unidos. Em 2005, essa mensagem circulou nos Estados Unidos, devidamente adaptada, e uma mulher do Texas teria morrido de leptospirose após beber uma coca cola. Veja Woman Dies from Drinking from an Unwashed Coke Can Hoax.

O apelo final é bem característico das lendas: envie esta mensagem às "...pessoas com quem você se preocupa".

O destino das mensagens com esse teor deve ser um só: o lixo.

A lenda não desiste de circular. A primeira versão brasileira surgiu em 1999 e em maio de 2009 nova rodada circulou pelo mundo.

Em janeiro de 2015, dezesseis anos depois da primeira rodada, a lenda volta a circular.

Verdades:

- Orlando Sarahyba morreu em 1994;

- ele contraiu leptospirose em circunstâncias totalmente diferentes das descritas;


Veja WASH THEM FIRST.
Mais.

A transmissão da leptospirose em áreas urbanas


Análise confirma boas condições sanitárias das latas de alumínio

Latas de bebidas que matan

Leptospirose (A leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedores e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.

O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos.

A L. interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal. A L. interrogans eliminada junto com a urina de animais sobrevive no solo úmido ou na água, que tenham pH neutro ou alcalino. Não sobrevive em águas com alto teor salino.)


Leptospirose fulgurante

Leptospirosis

Leptospirosis. Description and Distribution



Os leitores comentam.

Versão de janeiro de 2015.

Data: 7 de janeiro de 2015 22:07
Assunto: FW: Enc: Fwd: FW: Enc: Fwd: FW: A MORTE DO PAI DA MODELO DANIELA SARAHYBA - TOMEM CONHECIMENTO -- MUITO MPORTANTE!

SBT exibiu ontem reportagem com relação a lavar as latas de ervilhas, milho, leite condensado, creme de leite, frutas em calda, etc (todo e qualquer tipo de lata com alimentos) antes de guardá-las em armários ou geladeira.
Após abertas se não utilizar inteira, despejar o que sobrou num pote plástico com tampa.
Isso evitará o acumulo e aumento de bactérias.
Morreu Orlando. Brilhante advogado e pai da modelo Daniela Sarahyba, numa situação absolutamente igual ao que se vem repetindo, com freqüência dolorosa.
Ele tinha uma casa e uma lancha em Angra.
Ao sair na lancha com amigos, num domingo, levou na geladeira da embarcação latas de cerveja e refrigerantes. No dia seguinte, 2a. feira, estava internado numa UTI e morto na 4a. feira.Ele era um atleta, adorava a vida, que a vivia com intensidade.
O exame cadavérico atestou leptospirose fulminante contraída na lata de cerveja que ele havia tomado, sem copo e sem canudo, no barco.
O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos,consequentemente de leptóspiras.
MUITO CUIDADO !!! AVISO AOS CONSUMIDORES DE BEBIDAS EM LATA:
Toda vez que comprar uma lata de refrigerante, tome cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão, se possível, use canudo.
Faça com que seja obrigatório lavar as latas com desinfetantes mesmo as que vão à geladeira.
Uma amiga da família morreu depois de beber uma soda em lata. Provavelmente ela não limpou a parte superior da lata antes de beber, e a lata estava suja com urina de rato seca, que contém substâncias tóxicas e letais, inclusive leptóspiras, causadoras da leptospirose.

Bebidas em lata e outros alimentos enlatados ficam guardados em armazéns que geralmente estão infestados de roedores , e posteriormente são transportados para as lojas de venda sem a devida limpeza


Complementando:
Uma pesquisa do INMETRO confirmou que a tampa da latinha do refrigerante é mais poluída que um banheiro público.
Segundo essa pesquisa, a quantidade de vermes e bactérias era tão intensa que eles sugeriam que se lavasse a tampa da latinha com água e sabão' .
Dr. F... L... O...
Setor de Citologia Vegetal Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Av. Alberto Lamego, 2000 - Horto 28015-620 - Campos dos Goytacazes(RJ) Tel: (24) 726.3838 / Tel(fax): (24) 726.3714

Por favor, encaminhe este aviso às pessoas com quem você se preocupa



Mensagem original.


Subject: Importante.

Tomem cuidado! o pior é que pode acontecer mesmo.
Um abraço,

Data: Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999 07:18
Assunto: ENC: Importante.


Toda vez que comprar uma lata de refrigerante, tome o cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão, se não for possível, use canudo.

Uma amiga da família morreu depois de beber uma soda em lata!

Provavelmente ela não limpou a parte superior da lata antes de beber e a lata estava suja com urina de rato seca, que contém substâncias tóxicas e letais (por conta do(a) autor(a). Bebidas em lata e outros alimentos enlatados ficam guardados em armazéns que geralmente são infestados de roedores, e posteriormente são transportados para as lojas de venda sem a devida limpeza.

Por favor encaminhe a nota para as pessoas com quem você se preocupa.

Atenciosamente,

 

Versão que circulou em outubro e novembro de 2000.

Alerta Geral... repasse a todos da sua lista

Perdi um grande amigo, Orlando, brilhante advogado, pai da modelo Daniela Sarahyba, numa situação absolutamente igual a anterior. Ele tinha uma casa e uma lancha em Angra. Ao sair na lancha com amigos, num domingo, levou na geladeira da embarcação latas de cerveja e refrigerantes.

No dia seguinte, 2a. feira, estava internado numa UTI e morto na 4a. feira. Ele era um atleta, adorava a vida, que a vivia com intensidade.

O exame cadavérico atestou leptospirose fulminante contraída na lata de cerveja que ele havia tomado, sem copo e sem canudo, no barco. O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos, consequentemente de leptóspiras.

MUITO CUIDADO !!! AVISO AOS CONSUMIDORES DE BEBIDAS EM LATA

Toda vez que comprar uma lata de refrigerante, tome cuidado de lavar a arte de cima com água corrente e sabão, se possível, use canudo. Aqui em asa, é obrigatório lavar as latas com desinfetantes mesmo as que vão à geladeira. Bebidas em lata e outros alimentos enlatados ficam guardados em armazéns que geralmente estão infestados de roedores, e posteriormente são transportados para as lojas de venda sem a devida limpeza.

Complementando: Uma pesquisa do INMETRO confirmou que a tampa da latinha do refrigerante é mais poluída que um banheiro público. Segundo essa pesquisa, a quantidade de vermes e bactérias era tão intensa que eles sugeriam que se lavasse a tampa da latinha com "água e sabão".
...
Por favor, encaminhe este aviso às pessoas com quem você se preocupa e ama.

 



Versão de novembro de 2010



Sent: Monday, November 29, 2010 5:16 PM
Subject: Cuidado ao usar latinhas de embalagem

Repassando, muito importante!!!

A Record exibiu ontem reportagem com relação a lavar as latas de ervilhas,leite condensado etc (todo e qualquer tipo de lata com alimentos) antes de guarda-las em armários ou geladeira. Após abertas se não utilizar inteira, despejar o que sobrou num pote plástico com tampa. Isso evitará o acumulo e aumento de bactérias.

Morreu Orlando. Brilhante advogado e pai da modelo Daniela Sarahyba numa situação absolutamente igual ao que se vem repetindo com freqüência dolorosa. Ele tinha uma casa e uma lancha em Angra. Ao sair da lancha com amigos, num domingo, levou na geladeira da embarcação latas de cerveja e refrigerantes. No dia seguinte, 2a. feira, estava internado numa UTI e morto na 4a. feira. Ele era um atleta, adorava a vida, que a vivia com intensidade. O exame cadavérico atestou leptospirose fulminante contraída na lata de cerveja que ele havia tomado, sem copo e sem canudo, no barco. O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos, consequentemente de leptóspiras. MUITO CUIDADO!!! AVISO AOS CONSUMIDORES DE BEBIDAS EM LATA: Toda vez que comprar uma lata de refrigerante tome cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão, se possível, use canudo. Faça com que seja obrigatório lavar as latas com detergentes mesmo as que vão à geladeira. Uma amiga da família morreu depois de beber uma soda em lata. Provavelmente ela não limpou a parte superior da lata antes de beber e a lata estava suja com urina de rato seca, que contém substâncias tóxicas e letais, inclusive leptóspiras, causadoras da leptospirose. Bebidas em lata e outros alimentos enlatados ficam guardados em armazéns que geralmente estão infestados de roedores, e posteriormente são transportados para as lojas de venda sem a devida limpeza Complementando: Uma pesquisa do INMETRO confirmou que a tampa da latinha do refrigerante é mais poluída que um banheiro público. Segundo essa pesquisa, a quantidade de vermes e bactérias era tão intensa que eles sugeriam que se lavasse a tampa da latinha com água e sabão' . Dr. F.... - Setor de Citologia Vegetal Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)

Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB)

Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Av. Alberto Lamego, 2000 - Horto 28015-620 - Campos dos Goytacazes(RJ) Tel: (24) 726.3838 / Tel(fax): (24) 726.3714
Por favor encaminhe este aviso às pessoas com quem você se preocupa

 

Desodorante antiperspirante
Penpal greetings


Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde.

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)

 

Atualizada em 09 de janeiro de 2015.


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.