Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
495

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Yasmin: anticoncepcional perigoso?

Se você pesquisar no Youtube.com vídeos sobre o anticoncepcional Yasmin vai encontrar dezenas de filmes. Vídeos de propaganda do medicamento e também de propaganda de escritórios de advocacia dos Estados Unidos.

Como têm ocorrido acidentes vasculares cerebrais, doenças da vesícula biliar e outros males associados ao uso desse contracepcional, os advogados fazem a sua parte pedindo indenização ao fabricante.

Sobre o anticoncepcional Yasmin, a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária informa em sua página:

"Já o contraceptivo Yasmim e outros que combinam substâncias diferentes em sua fórmula estão liberados normalmente. Por combinarem substâncias, os anticoncepcionais orais podem causar problemas vasculares desde que exista uma pré-disposição da paciente. O risco pode ser agravado pelos fatores como: idade acima de 35 anos, tabagismo, antecedentes familiares, obesidade, hipertensão e outros.

"Até o momento não foi comprovado um maior risco do Yasmim em relação aos demais medicamentos no mercado. A recomendação é procurar orientação de um ginecologista. Informações da Farmacovigilancia da Anvisa."


Algumas mensagens circulam sem referência a nomes, datas e locais onde teriam ocorrido os casos relatados. Algumas delas, no entanto, mencionam nomes, mas não existem indicações de local e data que possam confirmar o relato. (Uma delas menciona pílulas anti-contraceptivas. O que será?)

Não é improvável que alguns casos tenham efetivamente acontecido, conforme esclarece o laboratório Bayer Schering Pharma, fabricante do medicamento:

18/2/2010 14:02

Suject: SAC - Bayer Schering Pharma

SAC - BHC - Brasil - sac@

Prezado Gevilacio,
 

...

Esclarecemos que os produtos da Bayer Schering Pharma YASMIN® e DIANE® 35 vêm sendo alvo de e-mails que circulam na Internet de forma inadequada. O conteúdo desses e-mails pode confundir e gerar preocupação a milhões de consumidoras que utilizam os métodos contraceptivos de forma segura e com orientação médica.

Estudos demonstram que o tromboembolismo venoso (formação de pequenos coágulos nos vasos sanguíneos) é ocorrência rara na população em geral. Esta ocorrência é mais freqüente em mulheres durante a gravidez do que nas usuárias de contraceptivos. Segundo o relatório do CPMP/EMEA (órgão regulatório Europeu), temos os seguintes índices, calculados por 100.000 mulheres-anos:

· 5 a 10 casos em não usuárias de pílulas
· 20 a 40 casos em usuárias de pílulas
· 60 casos durante a gravidez

Apesar de raro, este efeito adverso é mencionado nas bulas de todos os anticoncepcionais hormonais para orientação às consumidoras e à classe médica. Este tipo de medicamento é contra-indicado para mulheres com histórico atual ou anterior de problemas circulatórios, derrame ou ataque cardíaco, entre outras situações, devendo sempre ser levado em consideração os fatores genéticos.

...

Atenciosamente,

Ana Paula Silva
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Bayer Schering Pharma
Tel.: 0800 702 12 41 (ligação gratuita)
E-mail: sac@
Home Page: www.bayerscheringpharma.com.br


Veja o texto CORRENTE DE E-MAIL QUE CIRCULA NA INTERNET [sobre o Yasmin] elaborado pelo fabricante do medicamento.


Conclusão:

1. embora de rara ocorrência, existe o risco real de surgimento de tromboembolismo venoso, conforme indica o fabricante do anticoncepcional;

2 . não use medicamento sem orietação médica;

3. converse com o seu médico sobre o uso dos medicamentos mencionados nas mensagens.

Yasmin Birth Control Side Effects

Mais sobre o anticoncepcional Yasmin e medicamentos análogos.

Aposta no bem-estar (Em fevereiro, a respeitada publicação científica British Medical Journal trouxe o relato de cinco casos de tromboembolia (obstrução de uma vaso sanguíneo provocada por coágulos) associados ao uso da pílula na Holanda. Uma das pacientes tinha 17 anos e morreu...)

CONSULTA PÚBLICA Nº 33, DE 26 DE AGOSTO DE 2010 (Art. 1º Submeter à Consulta Pública o PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS - SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS E HIRSUTISMO, constante do Anexo deste Ato.)

 

Mensagens.

31 Jan 2010 15:51:14.0010

Subject: ANTICONCEPCIONAL PERIGOSO

ANTICONCEPCIONAL PERIGOSO: ALERTA

GENTE ISSO É MUITO SERIO E ASSUSTADOR.
VAMOS REPASSAR.

COMPENSA PERDER UM TEMPINHO PARA LER, VC PODE SE AJUDAR OU AJUDAR ALGUÉM!!!

Mulheres, leiam até o final e com o máximo de atenção... é de extrema importância!!! Homens repassem para suas amigas,irmãs,etc...

Você toma ou conhece alguém que toma as pílulas anti-contraceptivas Diane 35 ou Yasmim?

VOCÊ PODE AJUDAR A SALVAR A VIDA DA SUA ESPOSA, DA SUA IRMÃ, DA SUA NAMORADA, AMIGA, CONHECIDA E ATÉ A SUA... É SIMPLES... BASTA LER COM ATENÇÃO

E PASSAR A INFORMAÇÃO ADIANTE!

Bom, estou aqui hoje pra falar um pouco do meu caso, que alguns de vocês não sabem, mas seria interessante ficarem atentos, pois tenho visto acontecendo bastante. Aos 25 anos, dois anos atrás, tive um derrame cerebral com três tromboses venosas, ou seja, três coágulos na cabeça.

Descobri em 03 de Outubro de 2004, porque a dor era muito intensa, inclusive chegava a desmaiar e ter vômito tamanho a dor. Achei, no começo que era uma crise de enxaqueca porque tinha muito, principalmente quando estava estressada e com bastante trabalho, o que era o caso. Resumindo, o maior vilão dessa história toda foi a pílula anticoncepcional, Yasmin (abaixo segue trecho retirado do bulário Anvisa on-line atualizado este mês.

Em toda minha vida evitei tomar esses minúsculos comprimidinhos por causa da retenção e do inchaço que sempre me deram mas a do tal YASMIM era tão favorável, tão de alta-tecnologia que resolvo seguir o conselho do meu obstetra.

Tomei YASMIN após amamentar meu segundo filho e por apenas 6 meses e os 'malditos' comprimidinhos fizeram tamanho estrago!Até hoje faço tratamento para as tromboses e minha qualidade de vida que era 90%, hoje é apenas 10%.

Durante estes dois anos vivi dopada de remédios anti-coagulantes. Já fiz todos os exames possíveis e imagináveis com os melhores médicos do mundo, nos melhores hospitais. Não tenho heranças genéticas que passam ter me causado derrames, tromboses ou qualquer acidente vascular, o que prova que foi realmente o uso da pílula Yasmim que acarretou toda a doença.

Por sorte não tive paralisia facial ou de membros, não perdi a visão, mas já fiquei sabendo com meus médicos neurologistas que estão aparecendo diversos de meninas de 17, 19 anos em uso de PÍLULAS DIANE 35 e YASMIM com trombose pulmonar, trombose no fígado e muito raramente trombose nas pernas...

Então por favor, não deixem de repassar este e-mail para o máximo de pessoas que puderem!!!

Não existe propaganda dizendo os riscos que a pílula trás para nós. Mas nós podemos fazer nossa parte!!!

Obrigada, J.... F...!

Bula do Remédio

O que é Yasmin?Yasmin é um contraceptivo oral combinado. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona progestógeno e o etinilestradiol estrogênio. Devido às pequenas concentrações destes hormônios, considera-se Yasmin um contraceptivo combinado de baixa dose.

CONTRA-INDICAÕES

Você não deve usar Yasmin nas condições a seguir. Caso você apresente qualquer uma destas condições, informe seu médico. Ele pode receitar para você outro contraceptivo oral ou outro método contraceptivo (não-hormonal).

Especialmente os relacionados com a trombose. A trombose é a formação de um coágulo de sangue que pode ocorrer nos vasos sanguíneos das pernas (trombose venosa profunda), nos pulmões (embolia pulmonar), no coração (ataque cardíaco) ou em outras partes do corpo; causado por um coágulo de sangue ou por um rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro; cardíaco (como angina ou dor no peito) ou de um derrame (como um ataque isquêmico transitório ou um pequeno derrame reversível); acompanhada, por exemplo, de sintomas visuais,de dificuldades para falar, de fraqueza ou de adormecimento em qualquer parte do corpo.


OUTRA VÍTIMA:

Oi Kelly, Não sei para quem você repassou esse e-mail, mas aconteceu comigo em Agosto deste ano. Tenho uma filha de 1 ano, e amamentei-a até os 7 meses. Parei de amamentá-la quando entrei na INA em Junho e comecei a tomar o tal do Yasmin por ser o mais indicado contra TPM e todas aquelas coisinhas que as mulheres bem sabem.

No início de Agosto, depois de 2 meses tomando o Yasmin, tive uma crise forte de dor de cabeça (nunca tive enxaqueca na vida) aqui mesmo na INA estava com a C... numa reunião com Sr.. S... P.... Dali, fui direto pro ambulatório e de lá, me levaram para o Hospital Samaritano onde fiquei 24 h com medicamentos e em observação. Cheguei a desmaiar e a ter vômitos no ambulatório e no Hospital. Fiz uma Tomografia e foi constatado uma mancha no cérebro que o médico considerou um pequenocoágulo, o que provavelmente tinha provocado a dor.

Na mesma hora, junto ainda do Neurologista, liguei para minha Ginecologista/Obstetra e ela mandou suspender imediatamente o Yasmin, que provavelmente foi a causa. O que tive foi um pequeno AVC - Acidente Vascular Cerebral. Tomei um icoagulante por 2 semanas, refiz o exame no final do mês, e ainda bem, a mancha havia sumido... Não tomo mais o remédio e minha gineco suspendeu o medicamento de suas indicações. É a primeira vez que recebo um e-mail desses, onde eu sou a própria testemunha do ocorrido ... Mas, graças a Deus estou ótima!

Repassem é muito importante.

 

Versão de 2006.

Sent: Tuesday, December 26, 2006 8:26 AM
Subject: Anticoncepcional Yasmin

Você toma ou conhece alguém que toma? então...

VOCÊ PODE AJUDAR A SALVAR A VIDA DA SUA ESPOSA, DA SUA IRMÃ, DA SUA NAMORADA, AMIGA, CONHECIDA E ATÉ A SUA.... É SIMPLES... BASTA LER COM ATENÇÃO E PASSAR A INFORMAÇÃO ADIANTE!

Bom, estou aqui hoje pra falar um pouco do meu caso, que alguns de vocês não sabem, mas seria interessante ficarem atentos, pois tenho visto acontecendo bastante

Aos 25 anos, dois anos atrás, tive um derrame cerebral com três tromboses venosas, ou seja, três coágulos na cabeça. Descobri em 03 de Outubro de 2004, porque a dor era muito intensa, inclusive chegava a desmaiar e ter vômito tamanho a dor.

Achei, no começo que era uma crise de enxaqueca porque tinha muito, principalmente quando estava estressada e com bastante trabalho, o que era o caso. Resumindo, o maior vilão dessa história toda foi a pílula anticoncepcional, Yasmin (abaixo segue trecho retirado do bulário Anvisa online atualizado este mês.

Em toda minha vida evitei tomar esses minúsculos comprimidinhos por causa da retenção e do inchaço que sempre me deram mas a do tal YASMIM era tão favorável, tão de alta-tecnologia que resolvo seguir o conselho do meu obstetra. Tomei YASMIN após amamentar meu segundo filho e por apenas 6 meses e os "malditos" comprimidinhos fizeram tamanho estrago!

Até hoje faço tratamento para as tromboses e minha qualidade de vida que era 90%, hoje é apenas 10%. Durante estes dois anos vivi dopada de remédios anti-coagulantes. Já fiz todos os exames possíveis e imagináveis com os melhores médicos do mundo, nos melhores hospitais. Não tenho heranças genéticas que passam ter me causado derrames, tromboses ou qualquer acidente vascular, o que prova que foi realmente o uso da pílula Yasmim que acarretou toda a doença.

Por sorte não tive paralisia facial ou de membros, não perdi a visão, mas já fiquei sabendo com meus médicos neurologistas que estão aparecendo diversos casos de meninas de 17, 19 anos em uso de PÍLULAS DIANE 35 e YASMIM com trombose pulmonar, trombose no fígado e muito raramente trombose nas pernas...

Então por favor, não deixem de repassar este e-mail para o máximo de pessoas que puderem!!! Não existe propaganda dizendo os riscos que a pílulas trás para nós. Mas nós podemos fazer nossa parte!!!

Obrigada,
J.... F...!

O que é Yasmin?
Yasmin é um contraceptivo oral combinado. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona progestógeno) e o etinilestradiol estrogênio)
Devido às pequenas concentrações destes hormônios, considera-se Yasmin um contraceptivo combinado de baixa dose.

CONTRA-INDICAÇÕES
Você não deve usar Yasmin nas condições a seguir. Caso você apresente qualquer uma destas condições, informe seu médico. Ele pode receitar para você outro contraceptivo oral ou outro método contraceptivo não-hormonal).Especialmente os relacionados com a trombose. A trombose é a formação de um coágulo de sangue que pode ocorrer nos vasos sangüíneos das pernas (trombose venosa profunda), nos pulmões (embolia pulmonar), no coração (ataque cardíaco) ou em outras partes do corpo; causado por um coágulo de sangue ou por um rompimento de um vaso sangüíneo no cérebro; cardíaco (como angina ou dor no peito) ou de um derrame (como um ataque isquêmico transitório ou um pequeno derrame reversível); acompanhada, por exemplo, de sintomas visuais,de dificuldades para falar, de fraqueza ou de adormecimento em qualquer parte do corpo.



Em meados de 2007, circulou versão contendo texto encaminhado a K.

Oi K.,

Não sei para quem você repassou esse e-mail, mas aconteceu comigo em Agosto deste ano.

Tenho uma filha de 1 ano, e amamentei-a até os 7 meses. Parei de amamentá-la quando entrei na xxx em Junho e comecei a tomar o tal do Yasmin por ser o mais indicado contra TPM e todas aquelas coisinhas que as mulheres bem sabem.

No início de Agosto, depois de 2 meses tomando o Yasmin, tive uma crise forte de dor de cabeça (nunca tive enxaqueca na vida) aqui mesmo na xxx - estava com a T. numa reunião com Sr. P. Dali, fui direto pro ambulatório e de lá, me levaram para o Hospital Samaritano onde fiquei 24h com medicamentos e em observação.

Cheguei a desmaiar e a ter vômitos no ambulatório e no Hospital. Fiz uma Tomografia e foi constatado uma mancha no cérebro que o médico considerou um pequeno coágulo, o que provavelmente tinha provocado a dor.

Na mesma hora, junto ainda do Neurologista, liguei para minha Ginecologista/ Obstetra e ela mandou suspender imediatamente o Yasmin, que provavelmente foi a causa. O que tive foi um pequeno AVC - Acidente Vascular Cerebral.

Tomei um anticoagulante por 2 semanas, refiz o exame no final do mês, e ainda bem, a mancha havia sumido. Não tomo mais o remédio e minha gineco suspendeu o medicamento de suas indicações. É a primeira vez que recebo um e-mail desses, onde eu sou a própria testemunha do ocorrido.. rs..Mas, graças a Deus estou ótima!

Você toma ou conhece alguém que toma? então...



Outras versões receberam diferentes adendos.

Sent: Wednesday, February 07, 2007 9:24 AM
Subject: Anticoncepcional Yasmin

Recebi a mensagem abaixo alertando sobre os riscos da ingestão da Pílula Anticoncepcional Yasmin e que me parece ter todo jeito de "pulha virtual"... pesquisei um pouco na Internet e encontrei um site que dizia o seguinte: "No Reino Unido, relatos de vários casos de tromboembolismo venoso (TEV) geraram temores de que a drospirenona poderia aumentar o risco de TEV. Mas não há nenhuma evidência epidemiológica de que as usuárias das pílulas que contêm drospirenona corram um risco mais elevado de TEV do que as usuárias de outros Anticoncepcionas Orais combinado"


Sent: Monday, February 12, 2007 3:43 PM
Subject: PÍLULA YASMIN (verdade ou boato?)

Olá meninas!!!

Olha, não sei até que ponto essa história abaixo é verdade, mas em Janeiro de 2006 eu troquei meu anticoncepcional pela Yasmim por conta da TPM e tal. Quando estava entrando na segunda cartela comecei a ter dores de cabeça horríveis, uma enxaqueca mesmo. Procurei um neurologista e ele perguntei se havia trocado a pilula recentemente e disse q sim, ele disse pra suspendê-la imediatamente, e me mandou fazer uma ressonancia. No exame nada apresentou, mas ainda fiquei uns 01 mes pra me livrar da bendita enxaqueca. Então, vale a pena pensar no caso.
Um gde beijo,


Oi pessoal,

Fiquem atentos à esses medicamentos... Aconteceu também com a minha cunhada; Ela teve um AVC ano passado, aos 28 anos. Perdeu 40% da visão, ficou 6 meses afastada do trabalho; Uma tristeza!!
bjs, bom trabalho


Sent: Tuesday, May 29, 2007 4:59 PM
Subject: Anticoncepcionais: Diane 35 e Yasmin

ESTOU REPASSANDO, POIS O ASSUNTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA

Mulheres, leiam até o final e com o máximo de atenção... é de extrema importância!! Homens repassem para suas amigas,irmãs,etc...
Você toma ou conhece alguém que toma as pílulas anti-contraceptivas Diane 35 ou Yasmim?
VOCÊ PODE AJUDAR A SALVAR A VIDA DA SUA ESPOSA, DA SUA IRMÃ, DA SUA NAMORADA, AMIGA, CONHECIDA E ATÉ A SUA.... É SIMPLES... BASTA LER COM ATENÇÃO E PASSAR A INFORMAÇÃO ADIANTE!



Tommy Hilfiger

 

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura ?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)

 



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.