Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
427

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Benzeno

Meia-verdade

Ar condicionado no carro causa câncer?

Mensagem que circula desde junho de 2009 alerta para o risco de se contrair câncer em consequência do ar-condicionado dos carros.

Tudo indica que o texto foi publicado originalmente em maio de 2009 no blog de amenidades Purplerose sob o título Car Airconditioning Alert!. A partir daí, ganhou páginas da web e passou a circular em mensagens.

A página do blog, que também exibe sexy photos, contém diagramas de sistema de ar-condicionado instalado em veículos. Os diagramas são bonitos, enfeitam a página, mas em nada ajudam a explicar as emanações do benzeno nem tampouco os seus efeitos maléficos no organismo humano.

No Brasil, circulam duas versões. Uma foi traduzida do inglês para o português lá em Portugal e a outra foi traduzida por aqui mesmo. A diferença encontra-se em algumas palavras de uso pouco frequente no Brasil como, afecta, cancro e tubagens. No português brasileiro, usam-se as palavras afeta, câncer e tubulação.

É verdade que o benzeno é substância tóxica e os seus vapores são capazes de produzir irritação nos olhos, garganta e nariz. A exposição constante acima dos limites toleráveis pode produzir doenças como o câncer e é bom lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, não existem níveis toleráveis para substâncias carcinogênicas.

A principal afirmação sem fundamento é que

De acordo com pesquisas

O autor esquece de dizer que pesquisas foram essas, quem as realizou, onde foram realizadas.

 

o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem benzeno,

É verdade que o benzeno é usado na fabricação do plástico e da cola usados no interior do carro, mas na fabricação das tubagens, ou tubulações, do ar-condicionado usam-se metais. Se existir alguma emanação do benzeno ela será originada do plástico e das colas. O compressor, a tubulação e o trocador de calor nada têm a ver com o benzeno nem com o câncer.

 

O nível aceitável de benzeno dentro do carro é de 0,05 gr por cm2.

Tal afirmação deixa a desejar em termos de precisão. O correto seria estabelecer uma relação por centímetro cúbico e não por centímetro quadrado.

 

com as janelas fechadas contém 0,37 a 0,74 mg de benzeno.

Consideremos que o autor quis dizer grama por centímetro cúbico e para facilitar os cálculos tomemos 0,5 - o valor médio entre 0,37 e 0,74.

Nesse caso teríamos 5 gr de benzeno por litro de ar. Considerando que um carro de tamanho médio possui volume interior de, no mínimo, 1.000 litros isso daria 5 kg de benzeno dentro do carro.

Os vapores do benzeno são explosivos e tal carro seria uma bomba ambulante, um carro-bomba. Não importa que ele tenha ar condicionado ou não :)

 

Se estacionado em área externa, sob o Sol, a uma temperatura superior a 16ºC,

Para atingir os dezesseis graus Celsius não é necessário que o carro se encontre estacionado sob o sol. Pelo menos aqui no Brasil, em qualquer cidade e durante boa parte do ano, ter-se-á mais de 16º C à sombra. Estando o carro exposto ao sol, o interior dele pode facilmente atingir os 60º C. Nesse caso, a emissão de benzeno seria aumentada?

Imaginando que a emanação do benzeno seja decorrente de temperatura acima de 16º C: o que dizer da segurança em casa e em escritórios que utilizam móveis forrados com plásticos? Fica difícil imaginar alguém regulando o termostato do ar-condicionado para manter a temperatura de 16º C a fim de evitar o benzeno evaporado dos plásticos, colas e tintas.

 

Recomenda-se que abra os vidros e porta para sair o ar quente interior antes que entre no carro.

É bom não levar ao pé da letra tal recomendação. Dependendo do local onde o carro estiver estacionado, o risco de ser assaltado é muitas vezes superior ao de contrair câncer. Quanto a abrir a porta antes de entrar no carro, essa é uma sugestão muito válida e que não deve ser esquecida. Jamais :)

O benzeno pode ser encontrado em casa e nos escritórios - especialmente em construções recentes -, dentro do carro e também ao ar livre nas grandes cidades em consequência das emissões dos motores dos automóveis. A fumaça do cigarro contém benzeno. E o benzeno pode provocar doenças.

O benzeno é usado na indústria como matéria prima do náilon, da borracha sintética e de detergentes. Ele encontra-se nas refinarias de petróleo, siderúrgicas, fábricas de calçados e em outros setores onde é utilizado como solvente (v. Seminário...).

Segundo a ANVISA, "...a via mais comum de exposição à substância [benzeno] é a respiratória sobretudo em áreas de tráfego intenso, proximidades de postos de gasolina ou onde haja grande concentração de fumaça de cigarro."

 

Procurei pela Internet a fora informações sobre o benzeno. Algumas páginas dizem que ele é uma substância de odor agradável. Outras, dizem que ele tem cheiro de gasolina.

Gasolina tem odor agradável? Isso é o que a dona Maria Gasolina deve achar :)

Carro novo pode dar dor de cabeça

Essa é a conclusão de pesquisadores da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation da Austrália.

Segundo eles, o interior de carros novos pode conter: benzeno, acetona, ciclohexano, etilbenzeno, estireno, tolueno entre outras substâncias.

Experiências submeteram pessoas a um ambiente semelhante ao interior de um carro novo contendo mistura de 22 componentes. Essas pessoas sofreram desconforto, tontura, fadiga, irritações nos olhos, nariz ou garganta e dores de cabeça.

Resultados apresentados em dezembro de 2001.

 

Conclusão: o benzeno é substância carcinogênica. A degradação do plástico e a transformação de suas emanações em benzeno não estão comprovadas.

Pesquisas recentes não encontraram indícios de que o "cheiro de carro" provoque câncer nem tampouco que a presença de benzeno ocorra em níveis prejudiciais, apesar do alerta da OMS. No entanto, pessoas mais sensíveis podem sentir alguma reação a esses odores, especialmente em carros novos.

E o ar-condicionado? Como ele entrou nessa história? Ele nada tem a ver nem com o benzeno nem com o câncer. Seja como for, é sempre bom deixar entrar um pouco de ar do exterior para refrescar o carro, desde que isso não comprometa a segurança dos seus ocupantes.
Lembrando também que em locais de trânsito intenso e em lugares com muita fumaça de cigarro a concentração de benzeno é muito maior do que no interior do carro. Com ou sem ar-condicionado.

 

Mais benzeno, carros e doenças.

Actual commuter exposure to methyl-tertiary butyl ether, benzene and toluene while traveling in Korean urban areas

Avaliação das concentrações de benzeno no ar nos ambientes de trabalho

Cancer-Causing Benzene Is Still Elevated In Certain Drinks

Câncer Relacionado ao Trabalho. Leucemia Mielóide Aguda/Síndrome Mielodisplásica Decorrente da Exposição ao Benzeno.

Ficha de Informação de Produto Químico - Benzeno

Concentrations of volatile organic compounds in the passenger side and the back seat of automobiles

Interior Air Pollution in Automotive Cabins by Volatile Organic Compounds Diffusing from Interior Materials (Conclui que o ar no interior dos carros encontra-se contaminado por uma alta concentração de grande variedade de compostos orgânicos.)

PORTARIA INTERMINISTERIAL N° 775, DE 28 DE ABRIL DE 2004 (Proibe a comercialização de produtos acabados que contenham benzeno em sua composição, admitindo, porém, alguns percentuais.)

Refrigerantes continuam sendo vendidos mesmo contendo o cancerígeno benzeno

Seminário estuda proteção de trabalhadores expostos ao benzeno

Toxicity of Parked Motor Vehicle Indoor Air ("Nossas pesquisas não encontraram riscos à saúde no ar do interior de carros.")

 

Mensagem original.

Sent: Thursday, June 25, 2009 10:04 AM
Subject: Alerta sobre Ar Condicionado de carros

Não ligue o ar condicionado mal entre no carro!

Por favor abra as janelas assim que entrar no carro, sem ligar o ar condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem benzeno, uma toxina causadora de cancer (note o cheiro a plástico quente dentro do carro). Além de poder causar cancro, envenena os ossos, causa anemia, reduz os glóbulos brancos. A exposição prolongada causará leucemia, aumenta o risco de câncer e pode provocar abortos.

O nível aceitável de benzeno dentro do carro é de 0,05 gr por cm2. Um carro estacionado numa área interna (garagem coberta) com as janelas fechadas contém 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estacionado em área externa, sob o Sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno chegará a 1,84-3,68 mg, 40 vezes superior ao nível aceitável... e as pessoas dentro do carro inevitavelmente inalarão uma quantidade excessiva de toxinas.

Recomenda-se que abra os vidros e porta para sair o ar quente interior antes que entre no carro. O benzeno é uma toxina que afeta os rins e fígado e um material tóxico muito difícil de ser expelido pelo organismo.

"Quando alguém partilha consigo uma informação valiosa e beneficia com ela, tem obrigação moral de a partilhar com outros."

 

Versão de janeiro de 2011.

Sent: Monday, January 17, 2011 9:56 AM
Subject: Fwd: Fwd: Vc liga o ar do carro c/ele quente do Sol ? Leia isso...É SÉRIO..

Assunto: Vc liga o ar do carro c/ele quente do Sol? Leia isso...É SÉRIO..
ALERTA...

ATENÇÃO para quem tem CARRO com AR-CONDICIONADO. Não ligue o ar condicionado logo que entrar no carro.

Por favor, abra as janelas assim que entrar no carro, e não ligue logo o ar condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem 'benzeno', uma toxina causadora de câncer.. (Note o cheiro de plástico quente dentro do carro). Além disso, envenena os ossos, causa anemia e reduz os glóbulos brancos.

O nível interior aceitável de benzeno é de 0,05 gr por cm2. No interior de um carro estacionado com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/ 1,84-3,68 mg (40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas.

Recomenda-se abrir as janelas e portas para que o ar quente possa sair, antes de ligar o ar condicionado.

O benzeno é uma toxina que tb afecta os rins e fígado. É uma substância tóxica muito difícil de ser expelida pelo organismo.
"Quando alguém recebe uma informação valiosa e se beneficia dela, tem obrigação moral e humana de partilhar com todos".

 

Versão de novembro de 2011.

date Thu, Sep 29, 2011 at 9:35 PM
subject Benzeno ?

IMPORTANTE. ADOTE OS PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS.

Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de Benzeno. Se está no sol a uma temperatura superior a 16º C., o nível de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nível aceitável...

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.
O Benzeno é uma toxina que afeta os rins e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramenteabrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especifica "o porquê", só deixa entender que é para seu "melhor funcionamento".

Aquí vem a razão médica:

De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro).
Por isto, a importância de manter os vidros abertos uns minutos. "Por favor não ligue o ar condicionado ou simplemente o ar, imediatamente ao entrar no carro.
Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas por alguns minutos.

Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue.

Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de câncer.
Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2. Assim amigos, por favor, antes de entrar no carro, abram as janelas e a porta para assim dar tempo a que o ar interior saia e disperse esta toxina mortal.
Não esqueçam de repassar, será muito importante.
Cuidado com a saúde!

 

Protesto em Miami
Phishing scam

 

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura ?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)


Atualizado em 05 de novembro de 2011



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.