Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente

658


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico:
causam câncer?

Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico.

Mensagem em circulação assegura que ímãs de geladeira contaminam os alimentos e provocam a tão temida doença: o cê-a. Ou seja, o câncer.

Uma coisa é certa: percentual significativo das pessoas que contraem o câncer tem em casa geladeiras com ímãs afixados na porta ou nas laterais. O "percentual significativo" fica por conta das imprecisões de mensagens como a que vamos analisar.

E daí? Dá para estabelecer uma correlação válida entre ímãs de geladeira e a doença?

Vejamos.

Começando por onde recomenda o nosso velho amigo e conselheiro Acácio: pelo começo.

Primeiro, o autor e a entidade a que ele pertence.

Segundo, os ímãs e a sua ação deletéria sobre os alimentos e a saúde de todos nós.

1. O Professor Vicente Tortosa Perez

Segundo a mensagem, o Professor VICENTE TORTOSA PEREZ pertence à UNIVERSIDAD DE ALMERIA - ESPANHA VICE-REITORADO E SERVIÇOS GERAIS UNIDADE DE EXTENSAO UNIVERSITARIA. Camino del Pozuelo s/n, 16071 - Cuenca - Espanha.

Essa informação é um bom começo porque o Professor Vicente Tortosa Perez não existe. Segundo a Universidad de Almería, não há em seus quadros nenhum professor com esse nome. Além disso, todas as instalações da Universidade de Almería encontram-se na cidade de Almería, nada existindo em Cuenca.

O órgão mencionado, VICE-REITORADO E SERVIÇOS GERAIS UNIDADE DE EXTENSAO UNIVERSITARIA não aparece entre os Órganos de Gobierno da Universidade - http://www.ual.es/.

O professor Perez cita pesquisadores da Universidade de Princeton, mas, como docente, ele deveria muito bem saber fazer referências a artigos e publicações científicas e não as faz.

Dava até para encerrar por aqui, mas continuemos.


2. Os imãs, a contaminação magnética e o seu efeito deletério sobre os alimentos

O objeto do estudo [em Princenton] era ver como afetavam as radiações eletromagnéticas dos imãs nos alimentos.

Meio confuso, mas depreende-se daí que o estudo visava determinar a influência das radiações eletromagnéticas nos alimentos dos ratos e avaliar o estado de saúde dos dois grupos de ratos: os alimentados com "alimentos magnetizados" e os alimentados com "alimentos não magnetizados". A "magnetização" ocorreria por conta das radiações eletromagnéticas associadas aos ímãs afixados na parte externa de uma das geladeiras.

Mas, nesse caso, haveria radiação eletromagnética?

A radiação eletromagnética inclui as ondas de rádio, o infravermelho, a luz visível, a luz ultravioleta, os raios-X e a radiação gama. É uma faixa muito ampla de radiação. Nenhuma delas causada ou transmitida por um ímã permanente, como o de geladeira.

Um ímã, permanente ou não, produz campo magnético e não radiação eletromagnética. Duas coisas diferentes.

Ainda que o campo magnético pudesse alterar propriedades moleculares dos alimentos dos ratos e dos seres humanos, a comida e o ímã deveriam estar bem próximos um do outro para que tal influência pudesse ocorrer. As paredes laterais e a porta da geladeira são espessas o suficiente para tornar impossível a ação do campo magnético no lado de dentro da geladeira.

Além do mais, a intensidade do campo magnético dos ímãs de geladeira é bastante fraca e não é raro alguns deles escorregarem até o chão para tristeza das donas de casa.

E mais: para que houvesse contaminação magnética dos alimentos, a ação dos ímãs deveria “penetrar” nos alimentos e lá permanecer, transformando-os em ímãs permanentes, o que é um absurdo, uma vez que os alimentos não contêm materiais magnetizáveis.

Ímãs bem mais potentes são usados, há décadas, para o fechamento das portas das geladeiras e freezers. Ímãs permanentes são enclausurados em fita de borracha afixada nas portas e asseguram o isolamento térmico. Se a ameaça fosse verdadeira, todos já estaríamos mortos.


3. Mais campo magnético na geladeira e em outros eletrodomésticos.

O resfriamento do gás que resfria a geladeira, os freezers, bem como os ambientes com aparelhos de ar condicionado deve-se à ação de compressor, movimentado pelo motor que gira em consequência do magnetismo provocado pela energia elétrica. Imagine o perigo!


4. Os ímãs de geladeira são perigosos?


Sim. Veja os perigos maiores.

perigos dos ímãs de geladeira Crianças podem confundir alguma peça mais realista com o que ela representa e engolir o ímã. Ou botá-lo na boca, mesmo que seja uma vassourinha, cujo original não é muito apreciado como alimento.

perigos dos ímãs de geladeira Bebum faminto pode confundi-los com tira-gosto. Somente no dia seguinte é que ele vai descobrir a asneira que fez.

perigos dos ímãs de geladeira Se alguma peça mais realista cair na panela pode ser confundida com a comida verdadeira e a descoberta somente irá ocorrer no momento da deglutição ou na hora da expedição, fase final do processamento. Mas vejamos o outro lado: nesse caso, o/a engolidor/a da peça pode adquirir uma bela personalidade magnética. Pelo menos provisória.

Mais perigo!

No final das contas, o problema maior é que a mensagem venha a produzir um novo tipo de fobia, a magnetofobia, o medo de campos magnéticos. Os que contraem esse mal viverão terríveis momentos ao tomar conhecimento que a Terra em que moramos possui um tremendo campo magnético, impossível de ser exterminado. Pelo menos até agora, mas também é verdade que cientistas não têm se empenhado muito no tema.

Difícil saber se existe tratamento para a magnetofobia, mas, por via das dúvidas, jamais dê uma bússola a pessoa com esse distúrbio. Pode ser fatal.


Os ímãs, em Portugal ímans, esses pequenos perigos, reais ou imagináveis, são muito apreciados por viajantes "mão-de-vaca", aqueles que não gostam de gastar muito dinheiro, e compram uma lembrancinha bem baratinha: um ímã de geladeira para a amiguinha.

5. Observações finais

Mesmo não tendo jamais convivido com ratos, nem mesmo os de laboratórios, desperta a curiosidade o modo de alimentação dos ratos da Universidade de Princenton. Roedores de estimação, como ratos brancos e hamsters, recebem ração peletizada e o fabricante recomenda mantê-la "em local fresco e seco, longe de produtos químicos ou com odores fortes."

Animais de laboratório recebem alimentação semelhante e a composição dela depende da natureza do experimento a realizar. A recomendação do fabricante é a mesma: guardar em local fresco e seco. Guardar em geladeira? Só se os ratos de Princenton forem muito frescos.



Conclusão: a mensagem somente contém bobagens. Nada a ser levado a sério. Esqueça.

Paciente inglês usa prótese nasal como ímã de geladeira.

Bert Eastham contraiu câncer no nariz e lábio superior e teve de fazer cirurgia reparadora. Removeu o nariz, usa prótese e, para não perdê-la, sempre a mantém como ímã de geladeira. Não há notícia de recidiva.

Prótese nasal




Veja também:

Entes magnéticos.

Paulo David, Ivan Stoiljkovic, Jelena Momcilov, Aleksandra Penev, Bogdan Ivkovic: os jovens magnéticos

Mais.

Biological Effects of Power Frequency. Electric and Magnetic Fields


Magnet

 

Mensagem original.

date: Mon, Mar 11, 2013 at 10:18 AM
subject: IMANS NO FRIGORIFICO,

Ímãs nas geladeiras.

UNIVERSIDAD DE ALMERIA - ESPANHA

Professor VICENTE TORTOSA PEREZ

Faço estas declarações, para dar-lhes a segurança de que é um envio, realizado com toda a seriedade do caso.

Quando ler o conteúdo, cada um poderá atuar de acordo com sua ideia.

Por enquanto retirarei os que por publicidade estão nas portas do meu freezer e geladeira.

VICE-REITORADO E SERVIÇOS GERAIS UNIDADE DE EXTENSAO UNIVERSITARIA.

Camino del Pozuelo s/n, 16071 - Cuenca - Espanha

Investigadores da Universidade de Princeton descobriram algo considerado assustador.

Durante vários meses estiveram alimentando dois grupos de ratos, um grupo com comida guardada numa geladeira, e ao outro com comida guardada em outra geladeira mas com vários imãs decorativos fixados na sua porta.

O objeto do estudo era ver como afetavam as radiações eletromagnéticas dos imãs nos alimentos.

Surpreendemente e após rigorosos estudos clínicos, constataram que o grupo de ratos que consumiram a comida irradiada pelos ímãs tinha um 87% mais de probabilidades de contrair câncer que do outro grupo.

Os ímãs aderidos a qualquer aparelho (eletrodoméstico) conectado à corrente elétrica aumenta o consumo/gasto/elétrico do determinado aparelho, por aumentar a força eletromagnética do campo elétrico do aparelho.

Todos têm algum ímã na geladeira, como elemento decorativo, sem que até agora se suspeitasse que fossem prejudiciais. PORÉM SAO FATAIS.

É perigoso brincar com as forças da natureza e com as energias. Se tiveres algum ímã, retire-o rapidamente e coloque-o longe de qualquer alimento. Graças a Internet e à boa vontade de todos, podemos ajudar-nos mutuamente.

 

Versão en castellano

 

Cielo

 

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde.

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)


31 de maio de 2013


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.