Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
628

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?

Sutiã causa câncer?

Como sempre dizemos nos casos em que mensagem trata de questões relacionadas à saúde: converse com o/a médico/a, ouça o ponto de vista de especialista. Não vá na conversa de mensagem sem autoria e sem origem definidas.

As recomendações básicas associadas ao uso do sutiã e que percorrem a Internet dizem:

Evite usar o sutiã sempre que puder.
NÃO USE SUTIÃ APERTADO!
durma sem sutiã
.

Por quê?

Porque o uso do sutiã causa câncer.

Verdade?

A discussão sobre o uso do sutiã e dos supostos males do seu uso começou, ou pelo menos tomou alento, com a publicação do livro Dressed to Kill: The Link Between Breast Cancer and Bras, em 1995. O livro não foi publicado em língua portuguesa, mas o seu título ficaria Vestida para matar: a relação entre câncer de mama e sutiã. Seus autores são Sydney Ross Singer e sua esposa Soma Grismaijer.

Ela é optometrista, profissão que, nos Estados Unidos, não corresponde ao oftalmologista no Brasil. O marido, Mr. Singer, graduou-se em biologia e teria feito doutorado - dois anos - em bioquímica.

Nenhum dos dois possui graduação em medicina: como poderiam escrever livros de medicina e discutir as causas do câncer?

Nenhum deles realizou pesquisas científicas nem publicou artigos em revistas científicas, dessas que possuem comitê editorial para avaliar a qualidade dos artigos submetidos.

E daí? - respondem os mais crédulos - Nem os próprios médicos sabem a causa do câncer...

Primeiro ponto: qualificação profissional, realização de pesquisas e publicação de artigos científicos.

Resultado: questionável.

Sydney Ross Singer e Soma Grismaijer apresentam as suas ideias no sítio selfstudycenter.org. A julgar pelo título e pela descrição dos livros da dupla, só fica doente quem quiser e não seguir as suas recomendações. Os livros estão à venda lá mesmo no sítio e destinam-se ao público leigo e não à comunidade médica.

Um das páginas do selfstudycenter. org diz que os seios devem ser tratados como a natureza os criou.

Tradução: se a natureza achasse que o sutiã era coisa indispensável, ele já viria de fábrica e não como item opcional a ser acrescentado após a puberdade. Portanto, diz o autor, os seios devem ser mantidos livres e soltos.

A correlação, do ponto de vista estatístico, entre o uso do sutiã e o câncer de mama é mais ou menos como a correlação entre o consumo de sorvete no verão e as mortes por afogamento nas praias. As duas coisas acontecem ao mesmo tempo, mas uma nem é causa nem consequência da outra.

A maioria das mulheres usa sutiã e se ele provocasse realmente a doença o número de mulheres com câncer de mama seria muito maior.

No artigo Bras and breast cancer contido em página da Canadian Cancer Society ficamos sabendo que "Até o momento, não existem evidências científicas que mostrem ligação entre o uso de sutiã e o desenvolvimento do câncer de mama".

Para a American Cancer Society, não existe base clínica que comprove a ligação entre as duas coisas: o uso de sutiã e o câncer. É o que diz o artigo Factors with uncertain...


As mulheres que não usam sutiã geralmente são mais delgadas e têm os seios pequenos. Por outro lado, as que têm índice de massa corporal maior e têm seios maiores geralmente não dispensam o seu uso. O peso acima do normal e o acúmulo de tecido nos seios são considerados como fatores de risco que podem levar ao surgimento da doença.

Outros fatores de risco são o álcool, a alimentação inadequada, o sedentarismo e o excesso de peso que podem aumentar os níveis de estrogênio.

Segundo ponto: estudos científicos não comprovam as alegações do boato.


O câncer de mama ao longo dos tempos.

Há registros de que esse mal estava presente em mulheres desde a antiguidade. Em múmias egípcias, foram detectados sinais da doença. Naqueles tempos, não havia sutiã que apenas foi criado, na forma atual, em 1913 pela norte-americana Mary Phelps Jacob que o patenteou.

A expectativa de vida das pessoas tem aumentado ao longo dos tempos. Do Paleolítico até o início da Era Cristã, uma pessoa vivia até os trinta ou quarenta anos.

No mundo moderno, uma pessoa vive até os oitenta anos e no Brasil a expectativa é de cerca de setenta e três anos. A idade varia segundo o país e existe correlação entre o tempo de vida e o IDH.

Enquanto em países como o Japão, Islândia, Suíça e Austrália vive-se até os oitenta anos ou mais, na Suazilândia a idade cai para trinta e nove anos.


Portanto, o fato de não serem encontradas grandes quantidades de fósseis humanos com sinais da doença não significa que o câncer não existia. O que ocorria era a morte, por outras causas, antes que o câncer viesse a assumir estágio mortal.

No caso do câncer de mama, dois de cada três casos de câncer de maior gravidade são encontrados em mulheres com cinquenta e cinco anos ou mais, idade a que raramente chegavam no passado.

De qualquer forma,
no mundo moderno existem fatores que contribuem para o surgimento da doença e os mais importantes são "o tabagismo, a dieta inadequada, a vida sedentária e a exposição a substâncias carcinogênicas no trabalho e na comunidade." (Vigilância do Câncer...) No entanto, segundo Factors with uncertain..., estudos não demonstram a existência de ligação entre o cigarro e o câncer de mama.



Conclusões:

Sutiã incômodo Se você quiser e tiver vontade, deixe-os livres e soltos, mas lembre-se de que isso não afasta nem elimina os riscos de contrair câncer de mama e os exames periódicos são indispensáveis.

Sutiã incômodo Por uma questão de bom senso, evite peças de vestuário que provoquem incômodos ou mal estar de modo que a recomendação NÃO USE SUTIÃ APERTADO! não deve ser descartada.

Sutiã incômodo O que se aproveita da apresentação em power point slide são algumas imagens bonitas.

Sutiã incômodo E, para encerrar, ainda existe o bordão próprio de spams, lendas urbanas e pulhas virtuais: POR FAVOR REENVIE!

Veja vídeos sobre história, recomendações e riscos do uso do sutiã.

Mais

Bras and Girdles Fashion History

Desinformando o público: o câncer e o sutiã (A teoria de Singer... foi lançada em 1995 e não teve absolutamente nenhuma repercussão na comunidade médica.)

Fact or Fiction? Underwire Bras Cause Cancer

Factors with uncertain, controversial, or unproven effect on breast cancer risk

History of Cancer, The

Vigilância do Câncer e seus Fatores de Risco

Prevenção e Fatores de Risco

Sutiã e câncer de mama: a história de uma farsa

Soutiens-gorge et cancer du sein

sutiã certo, O

Você sabe a diferença entre a Optometria e a Oftalmologia?

 

Texto extraído da versão em .pps.

Mon, Feb 6, 2012 at 11:20 PM

Uso do sutiã

Um conselho útil que pode salvar vidas. Não deixe de ler e repassar.

Você usa sutiã o dia todo, inclusive quando está em casa? Dorme com sutiã? Creio que todas deveríamos nos livrar do sutiã depois de ler este artigo.

Durante anos, dezenas de artigos que estudavam as causas do câncer de mama indicavam a má alimentação e a falta de exercícios como os principais culpados da enfermidade que tem levado a morte grande número de mulheres nas últimas décadas.

Estes estudos teriam sido correctos se não fossem os casos de mulheres como Linda McCartney, vegetarianas totais e amantes do exercício que também foram vítimas do câncer de mama.

Talvez o artigo mais convincente que tenha lido sobre o assunto seja o que relaciona o câncer de mama com o uso do sutiã.

Em 'Bra and Breast Cancer Study' (Estudo de câncer de mama e sutiã) dos Estados Unidos, descobriu-se que as mulheres com câncer de mama tinham antecedentes de uso de sutiãs mais apertados e por mais tempo que as mulheres que não haviam desenvolvido a doença.

De facto, todas as mulheres com câncer usavam sutiã por mais de 12 horas diárias. Quando uma mulher usa um sutiã apertado, seus seios comprimem-se e fecham-se as passagens do seio aos nódulos linfáticos, o que provoca o acumulo de líquidos, amolecimento do tecido e a formação de cistos.

Nosso corpo elimina as toxinas através das vias linfáticas. Um seio comprimido por um sutiã apertado não pode realizar este processo de limpeza, o que provoca acumulo de toxinas nos seios.

Os sutiãs fazem com que os seios tornem-se mais débeis e caídos, porque o seio torna-se dependente do suporte artificial do sutiã e o corpo perde sua habilidade de sustentar o seio por si mesmo.

Esta é a razão pela qual muitas mulheres se sentem incomodadas sem o sutiã. Então, qual a solução para o câncer de mama?

NÃO USE SUTIÃ APERTADO!

E de preferência, durma sem sutiã. Existe um período de tempo alentador de recuperação da enfermidade do seio fibrocístico: de dez dias a duas semanas sem usar sutiã.

Muitas mulheres têm deixado o sutiã e têm sentido uma melhora em sua saúde! A queima de sutiãs já não é um acto feminista: pode ser uma batalha entre a vida e a morte.

Pablo Camacho Ferman G I N E C O L O G O Laguna de Hormigas 1107 San Felipe Quinta Etapa Chihuahua 31240 Chih - México (614) 413-3351- (614) 414-3177 - (614) 427-0764 Devemos fazer com que as mulheres sejam conscientes dos perigos de usar sutiã apertado.

Por favor, envie este e-mail a todas as pessoas, principalmente mulheres, a quem deseje recordar a importância de tomar consciência do Câncer Mamário...
Lembre-se que é pela sua Saúde.

...UMA VELA NÃO PERDE SUA LUZ
POR COMPARTILHAR COM OUTRA...!

POR FAVOR REENVIE! NÃO DEIXE QUE ESTA VELA SE APAGUE!


Sutiã causa câncer de mama?
Sutiã
Sutiã causa câncer de mama?
Sutiã
Sutiã causa câncer de mama?
Sutiã
Sutiã causa câncer de mama?
Sutiã

 

Outra versão.

Mon, Jul 2, 2012 at 12:19 AM

Sutiã. A mulher está mesmo em perigo?

Sutiã causa câncer de mama. A notícia se espalhou e elas se perguntam: Será verdade?

A resposta é sim, é verdade.

Principalmente se confiarmos em recente pesquisa realizada com suporte médico dos antropologistas Sydney Singer e Soma Grismaije.


Os sutiãs já foram vistos como símbolos da exploração machista, já foram queimados como protesto em praça pública e hoje são usados como acessórios da vaidade feminina.

Mas, é preciso que as mulheres mudem o conceito. Estudo com quatro mil mulheres apontou menor índice de câncer de mama entre as que não usavam sutiã. E mais: o risco de câncer era de 1 para 7 entre as que o usavam mais de 12 horas por dia.
Entre as campeãs, que nunca ou apenas raramente usavam sutiã, apenas uma entre 168 mulheres desenvolveu câncer de mama. Quando comparado o número de mulheres que usavam sutiãs durante as 24 horas do dia com o das mulheres que nunca o usavam, havia 125 mais diferença de risco. Com base nesses resultados, o link entre sutiãs e câncer de mama é aproximadamente três vezes maior do que a relação entre fumo e câncer.

Melhor remédio é prevenir
Evite usar o sutiã sempre que puder. Abra mão de peças justas, que podem diminuir em até 60% a produção de melatonina, hormônio anticancerígeno. Sutiãs de sustentação, largos e apertados, também não são aconselháveis, pois interferem na drenagem linfática, que ajuda a eliminar toxinas, como por exemplo, o alumínio de alguns desodorantes. E nunca durma (mas, nunca mesmo!) de sutiã. O corpo precisa de liberdade para se renovar e manter suas funções saudáveis.

Última dica: fuja dos aros metálicos de sustentação na base dos bojos dos sutiãs. Prefira sempre os aros de plástico. De acordo com o Dr. George Goodheart, conhecido como o pai da cinesiologia aplicada, o metal talvez seja um problema ao longo do tempo, pois tem o poder de funcionar como ponto de energia no corpo e agir como antena, atraindo ondas magnéticas. Essa estimulação prejudica a função de pontos importantes de reflexo neurolinfático, localizados abaixo dos seios.

O Dr. ... é especialista em medicina preventiva, nutrólogo e cirurgião vascular

 

A

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura ?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)

03 de julho de 2012



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.