Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

Os leitores comentam


O Projeto de Lei 5476/2001 existe e propõe o cancelamento da assinatura do telefone fixo


Sent: Monday, June 15, 2009 4:02 PM
Subject: ENC: Taxa telefônica - funciona mesmo!!!!!]


...

Essa história de que o “cancelamento da taxa telefônica funciona mesmo” é um triste retrato de como a paquidérmica burocracia estatal brasileira cria esse tipo de ilusão.

Essa história se arrasta desde 1997 (como mostra o arquivo Word anexo com a patética tramitação desse projeto). Embora seja fornecido um telefone em Brasilia, as ligações são inúteis pois não servem para tabulação, como mostro na transcrição abaixo de um e-mail que mandei ao nosso amigo ... há dois anos sobre exatamente esse mesmo assunto.

Ou seja, ficar ligando para o tal o tal 0800 da câmara dos deputados (minúsculos intencionais) só serve para que os próprios deputados e esses burocratas que atendem aos telefonemas se julguem úteis. Chego achar que são esses mesmos burocratas que espalham esse e-mail que você repassou com letras bem grandes, incentivando as pessoas a ligarem – e assim preservarem o emprego deles.

O custo dessa burocracia paquidérmica é dinheiro publico que deveria estar indo para escolas e hospitais públicos.

...

PS.: Acho que repassar esses esclarecimentos a repassadores e repassados ajudaria a desmistificar essa história.


...

Não acho que a questão das tarifas telefônicas seja tão simples como o mero cancelamento da atual taxa fixa, pelos seguintes motivos.

1- Mero cancelamento da parcela fixa nas contas telefônicas

Acredito que é correto que serviços como telefonia cobrem uma taxa pelo fato de o serviço estar disponibilizado (mesmo que não usado). Em eletricidade é assim e o conceito se chama “demanda contratada”. Outro exemplo é o fato que continuamos pagando condomínio quando viajamos, embora utilizemos menos o elevador. Também é assim em TV a cabo porque é complexo tarifar apenas com os tempos de conexão. Então acho que a questão é mais a busca do estabelecimento de um VALOR JUSTO (e possivelmente menor) para a taxa fixa e não O MERO CANCELAMENTO INTEGRAL. E se o cancelamento tiver que se compensado com o aumento da parte variável (por ligação), como seria calculada esse impacto? Me parece então que valeria a pena estudar como funciona a tarifação telefônica em outros países do chamado primeiro mundo, antes da “moleza” do mero cancelamento da parte fixa.

2- Serviço da Câmara dos Deputados no 0800-619619

Existem formas muito mais eficientes de fazer pesquisa (com a identificação do votante – vide exemplo no PS) do que essa ligação para a Câmara dos Deputados na qual se deixa apenas uma gravação e nem o nome ou CPF é solicitado.

Dei-me ao trabalho de pesquisar no site da Câmara dados sobre esse projeto 5476. Detalhes transcritos no anexo em formato Word: o projeto original é de 1997 (portanto tem 10 anos) e a última reunião da “Comissão Especial” que trata desse projeto de lei foi em 22-11-05 (portanto há cerca de um ano e meio).

Com as evidências claríssimas de que é necessária um profunda reforma política para que os deputados brasileiros se dediquem efetivamente ao que é prioritário e de premente interesse público, esse serviço de gravação me parece apenas refletir o interesse cosmético dos deputados (e demais burocratas) em fingirem que estão trabalhando.

Por tudo isso, não acho que caiba o título: “OPERAÇÃO INDISPENSÁVEL- votar pelo fim da taxa de telefone”.

Abraços

Claudio

PS.: Um ótimo exemplo de pesquisa de opinião bem feita se refere à tentativa de convencer as autoridades brasileiras (especialmente o STF) para que sejam utilizados certos tipos de embriões na pesquisas de células tronco. O site que mostra os fundamentos da campanha e possibilita a votação identificada é: http://www.petitiononline.com /pesqcel/petition.html

 

[retorna]


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.