Jamais faça o download, não abra nem execute arquivo com extensão do tipo .vbs, .bat, .exe, .pif, .cmd, .com ou .scr anexado a mensagem mesmo que a mensagem tenha sido enviada por amigos ou conhecidos. Existem programas maliciosos que enviam mensagens usando o e-mail de outras pessoas.
Ao receber mensagem suspeita, não clique nos links nem nos anexos por maiores que sejam a sua curiosidade e o prêmio prometido. Tenha a certeza de que nenhuma empresa séria vai enviar uma oferta maravilhosa e 'imperdível'. Isso não existe.
Os anexos podem conter programas executáveis que irão contaminar o seu computador. Os links certamente remeterão para páginas a partir das quais um programa executável será instalado no seu computador.
Como recomendação de segurança, o melhor a fazer é o seguinte:
- mantenha o seu antivírus sempre atualizado e ativo. Faça download diário das atualizações;
- jamais clique em links contidos em mensagens de propaganda ou de informação comercial que não tenham sido solicitadas;
- não dê atenção a mensagens que pedem para executar programas de vizualização de imagens, vizualização de vídeos ou vizualização de cartões virtuais;
- não informe a sua senha, dados bancários ou de cartões de créditos em páginas abertas a partir de mensagens recebidas;
- delete, imediatamente, toda mensagem suspeita;
- esvazie a sua pasta de mensagens excluídas para ter certeza de que a mensagem não vai trazer problemas futuros;
Manter o antivírus atualizado é uma condição necessária mas não é suficiente. Os vigaristas estão sempre a criar novos programas maliciosos e pode ser que versão recente de um desses programas ainda não tenha chegado até o fabricante de antivírus e, por conseguinte, não seja detectado pelo antivírus instalado.
Sobre senhas.
- altere, frequentemente, a sua senha;
- use senhas com, no mínimo, oito caracteres;
- sempre que possível use caracteres especiais (#, @, $, &), letras maiúsculas, letras minúsculas e algarismos;
- jamais utilize como senha os números ou caracteres ou parte deles:
do CPF,
do RG,
do passaporte,
da placa do carro,
do seu nome ou sobrenome,
do nome de esposo/a, namorado/a, filho/a,
do seu time preferido,
da data do nascimento,
dos seus números de telefones;
- não use como senha palavra existente em dicionários.
Também é importante JAMAIS realizar operações bancárias em equipamentos de lan houses, hotéis ou pertencentes a outras pessoas. Sobre esse cuidado, veja:
"... Peres se hospedava em hotéis de luxo em Santa Catarina, Paraná e São Paulo e instalava um programa nos computadores disponíveis aos clientes. Quando os hóspedes acessavam sites de bancos, o programa abria páginas falsas e enviava os dados digitados (número de conta e senha) para o e-mail do estelionatário."
(Mais em Crime virtual.)
Como diz o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Não seja mais um inter-otário a habitar a blogosfera.
Veja:
Situações que merecem atenção dos internautas.
Combata o spam se defendendo de golpes.