Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

Os leitores comentam

A Internacionalização da Amazônia,
A página 76 de um livro inexistente e o FINRAF
ou ainda
O Brasil dividido ou Enquanto é tempo v.2



Sent: Friday, October 09, 2009 4:38 PM
Subject: Amazônia internacional - a questão do vestibular da UFBA


Examinei a questão do vestibular de 2009 da UFBA e nada vi que represente ameaça à soberania brasileira sobre a região.
Trata-se ali do domínio físico-ambiental. É muita paranóia perceber ali a idéia de internacionalização política da área.

A questão é até extremamente simples. Não há qualquer sinal de doutrinação.

Álvaro


 

From: João Batista Nascimento

Sent: Tuesday, June 09, 2009 8:32 AM
Subject: A questão da Amazônia Internacional


Em 2004, conforme o link http://www.quatrocantos.com/ LENDAS/ 54a_amazonia_ finraf.htm#batista, mostrei livro didático nacional induzindo haver um Brasil sem a Amazônia. Agora no vestibular da UFBA, anexo, é indicado haver uma tal de Amazônia Internacional na qual inclui a parte brasileira. Enquando isso, o MEC fica considerando que tudo é brincadeira.

At. Prof. João Batista do Nascimento - UFPA


Sent: Wednesday, November 19, 2008 10:00 AM
Subject: A internacionalização da Amazônia


Sobre o texto de vocês, desmentindo o hoax da internacionalização amazônica:

Eu entendo que devemos dar às pessoas direito de resposta, mas o motivo pelo qual vocês publicaram estes comentários tacanhos de nacionalistas mal-informados foge da minha compreensão.

Mas, va lá, eu entendo.

O mais impressionante foi o comentário de"C. F. de Assis". Não só ela (ou ele, porque vi referências ao gênero feminino ao longo do texto, e como nem sequer o nome completo a criatura forneceu ou um apelido decente, fico na dúvida...) fugiu do assunto quase todo o tempo, divagando sobre coisas que não tem nada a ver com o assunto em questão, como não respondeu nenhuma das críticas de Larry Rohter (algumas muito boas por sinal, que acertam bem na nossa veia) usando somente respostas dúbias e de humor dúbio. P. e., quando Rohter fala que a Amazônia é um mistério para a maioria dos brasileiros, a autora do comentário limita-se a responder "Pode até ser, que ela permanece um exótico mistério para muitos brasileiros." e o resto da resposta a essa afimração é pura baboseira.

Não tenho tempo pra ler todas as respostas que afirmam que a internacionalização é verdadeira, muito menos comentar na íntegra o comentário de C. F. de Assis (que nos entrega seu texto em um teor bem Arnaldo Jabor, o maior idiota da TV brasileira), então vamos aos fatos:

Fato n° 1: A crença de que os norte americanos ensinam na sua rede pública que a Amazônia é um território internacional, não mais pertencente ao Brasil, é um DELÍRIO. Isso simplesmente não é verdade e nem é necessária uma pesquisa tão extensa: no site da Federal Resources for Educational Excellence, que pode ser encontrado no site do U.S. Department of Education, podemos encontrar referências a várias fontes de recursos para professores. Checando as referências à américa latina, somente encontramos sites sérios e fontes sérias de informação.
Quem acredita realmente que há uma conspiração norte americana para tomar a Amazônia do Brasil, que envolve doutrinação, freiras espiãs sexagenárias e paranóia da 'era atômica' é simplesmente muito estúpido. Simplesmente muito estúpido. Não há como enfatizar isso o suficiente.

Fato n° 2: Mesmo que existisse uma conspiração, ninguém ensinaria essa sandice nas escolas americanas. Isso porque não existe uma reserva internacional de administração estrangeira aonde um dia existiu a Amazônia. O tal FINRAF não existe. Ponto.

Fato n° 3: Somos uma nação de hipócritas. A maioria das pessoas não levanta um dedo pra salvar a floresta amazônica, nunca foi pra lá e não planeja ir e está cagando para a situação dos povos indígenas ou não que lá vivem, pra biodiversidade ou pra qualquer coisa que tenha a ver com a floresta amazônica. Mas é só alguém dizer que os norte americanos (que, ironicamente, viraram uma espécie de 'bicho papão' na opinião pública brasileira) querem tomá-la de 'nós' e todo mundo já fala de ir as armas. Quem é esse 'nós'? Que ilusão é esse de que 'a Amazônia é do povo brasileiro'? E se fosse, só demonstramos isso quando alguém ameaça a nossa 'posse' dela? Não deveríamos, sei lá, pagar um imposto mensal sobre nossa renda pra ajudar a manter a estrutura do ecossistema amazônico, assim como os britânicos pagam para que a rede BBC exista? Claro que aí, ninguém quer arcar com o ônus desse cuidado, todo mundo quer só não ter peso na consciência. Como se chama mesmo, aquela pessoa que prega uma ideologia ou uma atitude que ela mesma não assume ou cumpre? Ah, é, um hipócrita. E é isso que somos mesmo, uma cambada de hipócritas.

Enfim, grande abraço pro pessoal da QuatroCantos.com e continuem com o bom trabalho.

Paulo



Sent: Friday, February 24, 2006 8:55 PM
Subject: Alô, Brasil....


Obrigado por publicar um melhor esclarecimento de tal 'lenda" .... Estando vivendo nos EUA desde 1979, nós nunca "vimos" ou "ouvimos falar" de tal livro ... e dois filhos nossos "passaram" pelas escolas daqu'i ..... e sem o "tal livro"!!!

Ficamos "sabendo" de tal "página" quando uma prima daí do Brasil nos enviou a "dita cuja" ...

Quanta mentira ... e quantos brasileiros acreditaram -- ou ainda acreditam -- em tais "coisa"??? (Hopefully not many!!)

De qualquer modo, obrigado pela publicação!
Dr. H. Zanandrea, Ph.D.
Provo, UT, USA


Sent: Friday, April 08, 2005 10:22 PM
Subject: Fw: Livro didatico

Srs. já mandei para vários Senadores da República esta denuncia com o texto abaixo e a foto da página de um livro "didático" mostrando que somos menos do que ratos...

Divulguem e cobrem dos Ministros, Presidente, Senadores para que tomem alguma atitude.

Para ter acesso aos nossos senadores, acessem o site www.senado.gov.br/web/senador/senanome.cfm e você terá acesso a todos eles. Mandei para mais de 15. Se todos agirmos desta forma eles talvez façam algo, pois seremos vários a fazer isso.

O texto enviado é o seguinte:

Senador Maguito Vilela,

Houve quem duvidasse de que nos Estados Unidos havia mapas do Brasil sem a Amazônia. Pois vejam a página deste livro, no anexo, onde a Amazônia é dita como da responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas, pois ela está localizada na "... América do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo", é parte de "... oito países diferentes e "estranhos”... irresponsáveis, cruéis e autoritários...", povos cruéis, tráfico de drogas, e o “... povo é inculto, ignorante"...", podendo..." causar a morte do mundo todo dentro de poucos anos..."".

É só conferir na página 76 do livro DIDÁTICO norte-americano "Introdução à Geografia", do autor David Norman, utilizado na Junior HIGHSCHOOL (equivalente à 6ª série do 1º grau brasileira) anexo a esta.

Isso explica a "Operação Colômbia", as tropas americanas (80 mil) homens! No Suriname, a apropriação da base aérea (da FAB) de lançamentos de Alcântara, a intenção dos Estados Unidos de colocar um escritório da CIA na tríplice fronteira (Foz do Iguaçu), e a implementação de DUAS bases militares na Argentina, uma na Patagônia e outra próxima a Buenos Aires. Ou seja, a Amazônia está CERCADA, sitiada por forças americanas, que garantirão a posse da região a qualquer hora dessas. Essa notícia eu havia escutado há mais ou menos 8 anos atrás, em uma palestra, proferida pelo professor J.W. Batista Vidal, da Universidade de Brasília e Universidade Federal da Bahia.

Como já foi mostrado (ou justificado?) que a "guerra" contra Osama Bin Laden (de quem não se tem a MÍNIMA prova de que tenha realizado os ataques de 11 de setembro) e o Talibã é muito mais uma questão de passar um oleoduto pelo Afeganistão (para tirar o petróleo russo do Mar Cáspio), que o Talibã não concordava, é de uma clareza solar os motivos dos Estados Unidos na sua pretensão de "pacificar" a América do Sul, e de "combater" o narcotráfico na Colômbia, enviando para lá imenso arsenal e 100 MIL homens

Vamos ficar de braços cruzados e boca calada? Ou vamos reagir?

Dos parlamentares, esperamos AÇÃO IMEDIATA.
Dos cidadãos, que REPASSEM esta notícia a todos os seus conhecidos!
Dos jornalistas, que DIVULGUEM este absurdo, para que a Nação se levante contra essa violência inominável

Fiquem em Paz.
Plínio Robson A Panse

AGORA, ANALISE ESSAS CURIOSIDADES OU, SE QUISER, COINCIDÊNCIAS

Curiosidades ou coincidências????

IRMÃ DOROTHY -

PERGUNTAS QUE PRECISAM DE RESPOSTAS:

O QUE FAZIA UMA FREIRA RELIGIOSA NO MEIO DA FLORESTA AMAZÔNICA HÁ MAIS DE 30 ANOS?

QUAL A TRIBO INDÍGENA QUE ELA ESTAVA CATEQUIZANDO?

POR QUE ESTES MISSIONÁRIOS RELIGIOSOS RECOLHEM TANTAS PLANTAS E AMOSTRAS DO SOLO E OS MANDA PARA SEU PAÍS PARA QUE SEJAM ANALISADAS ?

POR QUE OS MISSIONÁRIOS QUE VIVEM NA FLORESTA AMAZÔNICA RECOLHENDO AMOSTRA DE NOSSA BIO-DIVERSIDADE NÃO PROCURAM FAZER A CATEQUESE EM NOSSAS FAVELAS CONVERTENDO OS BANDIDOS QUE LÁ VIVEM?

SE A IRMÃ DOROTHY FAZIA UM TRABALHO RELIGIOSO COMO MISSIONÁRIA, POR QUE NOSSOS BISPOS NÃO SE PRONUNCIARAM SOBRE O ASSASSINATO?

SERÁ QUE A FREIRA, MISSIONÁRIA RELIGIOSA, (SIC) FOI ASSASSINADA POR QUE PREGAVA A EXISTÊNCIA DE JESUS?

RELIGIOSOS, BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS NÃO DEVEM INTERFERIR NAS DISPUTAS DE TERRA..... ESTE É UM PROBLEMA DE NOSSO GOVERNO.

POR QUE NOSSAS AUTORIDADES NÃO SE INTERESSAM PARA CONTER A INVASÃO DE NOSSA AMAZÔNIA?

SERÁ QUE O PERIGO DA OCUPAÇÃO VIRÁ DE NOSSOS VIZINHOS DE FRONTEIRA? OU SERÁ UM POUCO MAIS AO NORTE?

PORQUE ATÉ NOSSOS ÍNDIOS SE COMUNICAM MELHOR EM INGLÊS DO QUE EM PORTUGUÊS?

A RESERVA IANOMANI, EQUIVALENTE AO TAMANHO DE PORTUGAL, ABRIGA NO MÁXIMO 3.000 ÍNDIOS; POR QUE HOUVE PRESSÃO ESTRANGEIRA PARA CRIÁ-LA?

SE NOSSAS AUTORIDADES FAZEM VISTA GROSSA PARA O QUE ACONTECE EM NOSSA AMAZÔNIA, ESTAS PERGUNTAS SERVIRÃO PARA ALERTAR OS BRASILEIROS QUE ASSISTIRAM A INVASÃO DO IRAQUE..

LEIAM OS RELATÓRIOS DE GELIO FREGAPANI E TOMEM CONHECIMENTO DA INVASÃO BRANCA DE NOSSA AMAZÔNIA.

O MINISTÉRIO DA DEFESA MANDA UM EXERCITO PARA O LOCAL DO CRIME, A AERONÁUTICA MANDA UMA ESQUADRILHA DE AVIÕES E HELICÓPTEROS, A POLICIA FEDERAL ENVIA UMA EQUIPE DE POLICIAIS, ESPERO QUE A MARINHA NÃO MANDE TAMBÉM SEU PORTA AVIÕES PARA DESVENDAR UM CRIME TÃO COMUM E FÁCIL DE DESVENDAR;

AGORA TAMBÉM O FBI MANDA SEUS INVESTIGADORES PARA DESVENDAR UM ASSASSINATO JÁ ESCLARECIDO; PORQUE TODO ESTE APARATO?

ENQUANTO ISTO, UM BIÓLOGO É ASSASSINADO NO ESTADO DO RIO, MAS.....DEIXA PRÁ LÁ ........

ELE ERA UM SIMPLES BRASILEIRO


Sent: Tuesday, March 15, 2005 12:22 PM
Subject: Caiu a farsa pró-americana do site Quatro Cantos


Com esse livro enviado pelo professor do Pará (sim, pois existem pessoas civilizadas no Pará, mebora vocês achem que lá só existam índios).

No entanto, vocês nem comentam o texto e o contexto do livro..têm medo de cair em contradição?
É hora de se fazer uma boa revisão no texto, e comentar a prova enviada pelo professor.

Publiquem meu comentário! Sejam democráticos

Paulo Osorio



Sent: Wednesday, October 06, 2004 9:33 PM
Subject: Amazonia


Olá

Estive pesquisando sobre a internacionalização da amazonia e cheguei ao seu site, li sua reportagem e concordo que aquele livro é uma fraude, mas qual será o propósito desta fraude??

Será que não é um alerta para o que está prestes a acontecer??

Talvez o autor desta fraude esteja querendo "acordar" o país, pois esse assunto é discutido frequentemente... em uma entrevista em 2000 ao estadao o embaixador americano garante que isto tudo é uma lenda gerada pela internet.... mais e se o autor da fraude estava pensando neste poder para tentar despertar ou provocar a curiosidade do povo e dos internautas??

Seria interessante citar esta possibilidade no começo de sua pagina sobre o livro falsificado.
e tambem citar alguns links de leituras sobre esse assunto

E assim quem sabe se no próximo e-mail que receba deste tipo pensemos um pouco e busquemos o sentido deste.

Sem mais,

Fernando


Sent: Sunday, December 12, 2004 4:46 PM
Subject: Lenda que acontece e só tolo não enxerga a internacionalização da Amazônia

Veja como estão ensinado as nossas crianças qual o tamanho do Brasil sem a Amazônia. Tal, e outras "lendas", você enconta no livro didático Novo Tempo (Imenes, Jacuko e Lellis, editora scipione, vol 4) disponível em qualquer livraria no Brasil. Nem precisa ir ao Tio Sam.

Resido na Amazônia e trabalho na Univeridade Federal do Pará (matemática) e não faço nenhum deslocamento razoável sem encontrar uma penca de pesquisadores das maiores universidades americanas.

Basta lhe informar que na última viagem para uma cidade chamada Breves-PA havia para mais de 15 deles no barco, todos com um sorriso de OK!!!

Grato

Prof. João Batista do Nascimento - Dep. Matemática- UFPA/ www.ufpa.br/ ccen/mat

(e confira o meu nome e email na lista de professores, se tiver alguma dúvida)

Ps: Temos duas versõe do PI (Sorrindo e fazendo Careta ) que fazem parte da nossa ação padagógica. Lembro que tais documentos não constam na página da UFPa por haver censura ao meu trabalho.


Sent: Friday, October 01, 2004 1:37 AM
Subject: Eu acredito

Até que seja esclarecida essa "Lenda" e que seja provado o contrário, eu acredito que os EUA estão, sim, ensinando dessa maneira aos jovens estudantes. Livros didáticos nem sempre são vendidos em livrarias, muitos são feitos exclusivamente para determinada escola, portanto podendo existir sem circular abertamente.

Para mim, o fato de o livro existir ou não, não é o maior problema. O problema é estar na mira dessa praga chamada EUA. Quando eles crescem seu olho cobiçoso em algo que outro países têm de valor, sempre encontram um jeito de tomar para si. Primeiro com aproximações, falsa diplomacia, depois as tentativas de intervir "para ajudar", então vem as exigências e a tomada a força.

Quem acompanhou a evolução do caso Iraque, sabe que foi assim. Antes do Iraque foi o Kwait. Porque? Porque eles tem petróleo, oras

Eu não acredito nem deixo de acreditar em Papai Noel e outros personagens lendários citados neste material. Mas não posso ficar cega, surda e muda diante das claras amostras mal intencionadas dos norte-americanos.

Se eles fossem mesmo responsáveis capazes de preservar algo, não tinham exterminado seus povos nativos e suas reservas naturais. Esse povo não está interessado em fauna, flora, oxigênio puro, preservar especies de animais, indios! Acreditar nisso, sim, seria um delírio

Eles querem explorar, transformar tudo em suas malditas notas verdes de dólares e com muito dinheiro conseguir seu objetivo doentio: dominar o mundo, subjugar os mais fracos

Não estou dizendo isso porque odeio os americanos, aliás, eu gosto deles, tanto quanto eles gostam dos brasileiros, sul americanos. . .

É que étudo muito óbvio. Veja quem é seu Presidente, o Pinóquio da Casa Branca: nunca houve na História um Presidente tão cara-de-pau, tão descaradamente mentiroso como o Sr. Bush.

Acreditar nesse povo? Em suas "boas intenções"? Impossível

Temos sim, que ter muito cuidado com essa gente perigosa, não dar mais espaço para eles nos cercarem como estão fazendo, não dar a eles condições de se posicionar para dar o bote

A Amazônia eles não tascam! Nem que o povo brasileiro se una e se levante de forma maciça, pela primeira vez na história do Brasil para defender seu território! Pacíficos sim, passivos não! Nós vamos nos organizar e protestar, não vamos permitir que os norte americanos se apoderem da nossa Amazonia

Carmen Lucia


Sent: Saturday, July 10, 2004 12:04 PM
Subject: Amazonas

Hola, quatro.

Muy interesante tu articulo. Io leo despues de recibir un SPAM con un mail sobre este articulo referido aqui sobre el Amazonas y comence a buscar al libro y el autor y llegue por google hasta tu pagina.

Bolivia: salida al mar.

 

Como agradecimiento: te envio otro, pero con tono de humor.

AYUDEMOS A LA SALIDA AL MAR DE BOLIVIA!, difunda este mail -- (o) --

Saludos Cordiales,

Alejandro


Sent: Tuesday, June 22, 2004 1:59 PM
Subject: Internacionalização da Amazônia

Acho que vocês estão talvez comprometidamente dispendendo muito tempo para desmentir um assunto deste que, pode ser boato, mas como todo boato, tem um fundo de verdade.

Wanderley


Sent: Thursday, June 26, 2003 12:49 AM
Subject: Indignação!!

Tudo bem que a maioria das notícias veiculadas na internet não têm nenhuma fonte específica. Mas daí ir contra todas as idéias e começar a amar americando já é demais...

Chamar esse povo hipócrita de amigo? Isso é absolutamente incompreensível para alguém de um nível intelectual tão aguçado...

Sabemos que os americanos são extremamente negligentes em relação ao restante do mundo. Estão sempre buscando alternativas para aumentar ainda mais o poder sobre as demais nações. Considerar que o povo americano pouco sabe sobre o governo que tem, tudo bem... Mas dizer que são solidários para com o restante da humanidade é uma mentira inadmissível... Nunca!!

Essa nação não é amiga e nunca será!!!

Gil


Sent: Tuesday, June 03, 2003 10:06 PM
Subject: Fato real, não folclore!!!

Esta é uma página muito perigosa, pois vcs estão vendendo uma falsa verdade, os americanos DO NORTE estão sim ensinando que a Amazônia não mais nos pertece, agora é patrimônio DELES.

Tem uma menina, brasileira, que mora no interior dos USA, um dia chegou em casa dizendo que a professora havia ensinado que a Amazônia é dos Americanos DO NORTE.

A AMAZÔNIA É DO BRASIL, DA AMÉRICA DO SUL!!!!!!

Renata


Sent: Friday, May 30, 2003 3:24 PM

Boa tarde,

Não sei qual é a veracidade do e-mail que circula pela internet sobre a tomada dos EUA à Amazônia em busca de uma das futuras maiores riquezas do mundo (água potável). Mas que as duas razões que você colocou para argumentar que os EUA não teriam interesse nas águas da Amazônia não não fazem sentido. Procure ler mais sobre a escassez de água potável no planeta e, você vai entender porque os EUA, que são capitalistas-monopolistas, teriam interesse em monopolizar a água potável do planeta.

Abraços,

Karla


Sent: Wednesday, April 16, 2003 10:58 PM
Subject: David Norman

Olha, O livro pode nao ser chamado Introducao a Geographia, ou coisa que o valha. Mas a biografia de um David Norman mostra que ele passa o tempo todo na Amazonia, Pantanal e outros lugares "interessantes" da America Latina, e os comentarios dele sao de que essas regioes sao muito importantes para estarem na mao de selvagens.

A pagina do livro e, provalvemente, real.

Nao me vem com a historia de que e um hoax, porque onde ha fumaca ha fogo. O David Norman acha mesmo que os brasileiros sao muito estupidos para cuidarem da Amazonia, assim como ele acha que a Costa Rica nao devia estar na mao dos costa-riquenhos, o Pantanal nao podia pertencer a quem pertence, etc.

Como ele, muitos americanos com interesses la sejam o que sejam estao de olho e, em alguns casos, ja estao localizados.

Nao se iluda, e nao iluda os outros. Se eles puderem, eles metem a mao. E eles sempre tentam.

F


Sent: Monday, January 20, 2003 1:14 PM
Subject: BRASIL DIVIDIDO

Caros senhores:

É muito bom saber que existe um site em Português dedicado a desvendar os trotes da Internet. Já conhecia o equivalente em Inglês: hoaxbusters.ciac.org .

Sobre o trote do BRASIL DIVIDIDO: como estou morando nos Estados Unidos, um amigo pediu para checar a veracidade da informação. Achei estranho. Os americanos não são santos e eu não tenho dúvida que interviriam militarmente na Amazônia ou em qualquer outro lugar se concluissem que alguma coisa no clima dos States estivesse em risco por causa de alterações nos eco-sistemas desses locais.

O problema é que os professores americanos são muito preocupados com a exatidão das informações (professores do ensino médio e secundário, quase todos têm mestrado). Nenhum deles jamais adotaria um livro didático que não refletisse e legalidade geo-política de alguma região.

Para confirmar, fui à escola Jefferson (Junior High), em Midland, Michigan, para checar os livros de Geografia. Os livros a que tive acesso mostram o mapa da América do Sul conforme conhecemos (o Brasil no formato de sempre) e os textos são bastante precisos. Quando falam na destruição da Amazònia eles citam o trabalho de ambientalistas (Chico Mendes e outros) para preservar a floresta.

E mesmo quando discutem os efeitos globais que a destruição da floresta pode trazer, são muito moderados, e em nenhum momento questionam a soberania do Brasil. Chegam inclusive a mencionar que os brasileiros contra-atacam a questão questionando a destruição das florestas na América do Norte.

Ah, finalmente, chequei no banco de dados da escola e no livro de referência da biblioteca, dando o nome do autor (David Norman) e , conforme eu já suspeitava, NÃO EXISTEM livros didáticos nas escolas públicas americanas escritos por esse autor.

Após a minha pesquisa, entrei na Internet para verificar se existia um site dedicado a desmarcarar trotes em Português, e descobri o de vocês. Meus parabéns.

Já mandei o endereço para o meu amigo para que ele não caia em trotes no futuro.

Atenciosamente,

ANTONIO
MI - USA


Sent: Tuesday, December 10, 2002 11:18 AM
Subject: comentários- Amazônia

Caro,

Muito interessante o esclarecimento da lenda da internacionalização da Amazônia. Tem realmente muita gente que acredita nisso.

Tenho ainda alguns comentários a acrescentar:

No primeiro parágrafo do texto, o cara escreveu muitas ofensas ao povo latino-americano. Um livro sério, amplamente difundido não faria algo assim. Ficou forçado demais.

A figura da margem esquerda, que acredito eu, seria para fingir ser parte da página anterior, foi mal e porcamente colada. O cara não teve nem o cuidado de alinhar a figura das plantas com o fundo.

Veja que na parte superior a figura das plantas sobra para cima e na parte inferior, ela fica curta. Não precisa ser um expert em photoshop para alinhar duas figuras usando um 'guide' por exemplo. Mas nem isso ele fez.

Abraço
Anderson


Sent: Friday, November 22, 2002 5:21 PM
Subject: Obrigada

Sabe, eu recebi hoje um e-mail, esse que tem sido passado adiante a respeito do tal livro com a tal pagina 76 que tem um monte de erros gramaticais (pra começo de conversa), mas que tambem acusa os EUA de estar planejando tomar posse da Amazonia.

Independente da minha opiniao pessoal sobre esse assunto, eu acho ridiculo as pessoas simplesmente passarem adiante informaçao que eles nao sabem de onde vem, a veracidade dos fatos, ou da fonte que iniciou o processo de espalhar o boato. Eu nao sou de passar e-mails assim adiante, entao tive que fazer uma pesquisa pra saber o que eu poderia achar na intenet respeito desse assunto.

Eu ja sabia que a tal pagina era um documento falso, eu moro nos EUA e sou fluente em Ingles e sei que nunca um livro com tantos erros gramaticais seria publicado e utilizado nas escolas daqui.

Eu tambem fiz uma busca pra ver se achava esse livro, e nao consegui achar o tao falado livro. Mas eu achei o artigo que voces colocaram no seu web-site, e muito obrigada MESMO por ter feito uma pesquisa extensiva dos fatos e dos detalhes fornecidos pelo livor falso.

Eu mandei um e-mail de volta a todos que receberam a mesma mensagem, e expliquei da minha busca pelos fatos reais. No fim eu tambem adicionei um link pra mesma pagina que eu li no website de voces, quem sabe talvez a verdade seja espalhada e nao um boato tao ridiculo.

Obrigada mesmo!
Clarisse Offen


Sent: Tuesday, November 12, 2002 10:14 AM
Subject: FINRAF Já vi este filme antes.

Em Eram os Deuses Astronautas? p.ex. foi preciso um brasileiro, que não lembro o nome, desmitificar aquela baboseira toda...

Agora com estes comentários de vcs, vemos como a internet é vulnerável....e indutiva...basta um imbecil qualquer ( e como existem...) criar ou alterar dados e pronto a Amazônia se internacionalizou.

Diante disto faço aqui uma previsão triste: Dentro de muito pouco tempo os grafiteiros vão substituir a rebeldia artística, manifestada livremente nos muros, paredes e monumentos, por reportagens falsas na internet... e o estrago vai ser pior...muito pior.

Henrique


Sent: Saturday, August 31, 2002 2:35 AM
Subject: Amazônia?31 de agosto de 2002

Realmente vc tem razão, na internet tem muitos boatos, além das famosas corrente e besteriol D+.

O que me chamou a atenção, quando recebi a 1ª mensagem, foi o fato da professora de Geografia da escola de minha filha 8ª série ensino fundamental ter comentado o fato em sala de aula.

Vou enviar cópia do seu e-mail para ela.

Valeu, obrigado.

Aniele

 


Sent: Friday, August 23, 2002 12:41 AM
Subject: EUA High School

Gostei de ler a materia das lendas sobre a Amazonia e prefiro acreditar na lenda tambem, porem vivendo aqui no Canada e tendo uma filha na escola sei que os livros que ela recebe nao existem em nenhuma livraria, quanto mais nas famosas que voce citou.

Aqui existem muitas escolas publicas, que sao as melhores, e poucas particulares, e sao exatamente ao contrario do Brasil onde as particulares sao melhores que as publicas.

Acredito que o ensino no pais vizinho seja parecido com o nosso aqui, portanto voce nao vai encontrar o livro senao na escola, e mais: dificilmente podera traze-lo para casa.

Uma das explicaçoes do porq toda escola americana tem armarios nos corredores para os alunos. Esses livros ficam nas escolas servindo por anos a muitos alunos.

Andre

 


Sent: Friday, July 26, 2002 1:52 AM
Subject: En: Furada do Mapa

Contudo, veja que no livro as "3.000 square miles" está mesmo com "," e não "."

Veja ampliado.

Clauzio Gurgel

 


Sent: Tuesday, July 16, 2002 11:53 AM
Subject: Lenda da Página 76 FINRAF

Pessoal,

Sou um inglês que mora no Brasil há 5 anos.

Acabei de receber o tal de p.76 sobre FINRAF e descobri a sua página a respeito (http://www.quatrocantos.com/ lendas/54_amazonia_finraf.htm ).

Destaco alguns dos erros básicos de inglês.

the middle 80's: (1a linha) Gramaticalmente incorreto. O correto seria THE MID '80s

Cert (penúltimo parágrafo): Essa palavra não existe. O correto seria CERTAIN.

Explorate (penúltimo parágrafo): Essa palavra não existe. O correto seria EXPLOIT.

Exploration: (último parágrafo): Essa palavra significa descoberta. O correto seria EXPLOITATION.

full destroying: (últ. para. de 1a coluna): Gramaticalmente incorreto. O correto seria TOTAL DESTRUCTION

It took area of eight South America's countries: (mapa): Gramaticalmente incorreto. O correto seria: TAKES (TOOK) UP AN area of eight SOUTH AMERICAN countries. (Mesmo escrito assim, não faz muito sentido!)

... of the world. (vários lugares) Parece papo de estrangeiro. Normalmente usa-se "IN THE WORLD"

Former International Reserve of Amazon Forest: (Não soa bem). Em inglês, coloca-se o adjetivo após o sujeito (Amazon (Rain) Forest RESERVE).

TAMBÉM

A coluna esquerda fala que esses países da América latina são cruéis, ignorantes, irresponsáveis, reinos de violência e tráfico com povos analfabetos, primitivos e de baixa inteligência. Tenho certeza que os EUA é um país muito PC (politicamente correto) para publicar propaganda maligna assim, principalmente porque uma grande porção do seu povo é composto de pessoas latino-americanas.

Espero que isso ajude vocês.

Obrigado,
John Colman


Sent: Friday, July 05, 2002 6:34 AM
Subject: o MAPA DA amazônia abocanhado pelos usa

Sabe aquele e-mail que mostra o mapa da Amazônia Legal, (estados da Região Norte do Brasil, Mato Grosso e parte do estado do Maranhão) com a Legenda The Former International Reserve Of Amazon Forest ?

O e-mail mereceu um artigo no New York Times no dia 23/06/02. Caso queiram ler o artigo assinado pelo jornalista Larry Rother, Deep in Brazil, a Flight of Paranoid Fany, é só clicar aqui: http://www.nytimes.com/ 2002/ 06/23/ weekinreview/ 23ROHT.html? ex=1025828724&ei=

O artigo é um rico material para entendermos como quase ficção pôde ser considerada como quase verdade. Quase, sim, por que em se tratando dos USA, em questões de soberania, só vale a deles. Metem as patas, bicos e bombas na terra deles e nas dos outros. Bomba, mais na dos outros. Enquanto escrevia este texto, as agencias on line comunicavam que os USA bombardearam uma vila no Afeganistão. Os mortos (120, que eles contaram, sabeladeus quantos) estavam soltando fogos para comemorar um casamento, ou seria pela conquista do PENTA?

Os fanaticUS ficaram de saco cheio com os botocudos do quintal. Quem criou o tal do mapa, com a Amazônia abocanhada, que se cuide. Quem ofende a bosta do cavalo do cowboy norte-americano, ofende uma nação com 200 e tanto milhões de fanaticUS, que antes de se entupirem com MaCDdonald´s e coca cola, rezam para o GOD deles, o melhor de todos, pedindo a morte de Bin Laden, se possível, em fogo lento.

O jornalista diz que o e-mail: have been running unusually high because of a spurious map that appeared on Internet sites here and was quickly accepted as real by newspapers and radio talk show hosts . Bom, isso era de se esperar. O dia que jornais, rádios e programas de entrevistas, com raras exceções, checarem a fonte, aqui no Brasil, a vaca vai tossir e a cobra vai mijar. E também, porque esses meios são useiros e vezeiros em fajutar informações. Lembrem-se: O que é bom a gente mostra e o ruim a gente esconde (Ricúpero) . Tucano de alto coturno, premiado com a indiscrição com um postaço na Itália. Também tem o caso da Escola de Base, O diferencial Delta da Globo, e etc e muitos.

Though the text is clearly a forgery (it is riddled with grammatical and spelling errors that no native English speaker would make). Por que um artiguete mal ajambrado, mal escrito, aliás, como quase tudo que circula no mundinho internetês, (inclusive este) pôde ser considerado real? Por que a manipulação da informação é apresentada de tal maneira, que o povo engole tudo e ainda diz: deu na Grobo! O cônsul do Marrocos, em artigo na Folha de São Paulo, ficou indignado de como o país dele foi apresentado no Bordel das 8,30 - 9,30 - 10,30...).

Gostei desse trecho, ...grammatical and spelling errors that no native English speaker would make. Nossa! Erro gramatical, nos USA, deve ser punido com morte na cadeira elétrica ou injeção letal! Sure, nas horas vagas, quando não estão caçando o Bin Laden, estudam gramática pra valer. Sempre achei que a riqueza do G7 não veio do livre mercado como apregoam, orgasMANDO, o Malan e o Fraga, e sim do estudo da gramática. Quem diria! Eu fico roxa de inveja dos USA. Eles são tão soberanos que podem até nomear o presidente do Banco Central deles! UAU! Nem precisa o Soros indicar

Larry Rother escreve: From birth, Brazilians are taught that "the Amazon is ours.But their government has never been able to exercise effective sovereignty over the region... . No Aurelião, uma das acepções para soberania é: O complexo dos poderes que formam uma nação politicamente organizada . Se, conforme diz o artigo, nunca o Brasil conseguiu exercer sua soberania sobre Amazônia legal, subentende-se que ali é a casa da mãe Joana, uma terra de ninguém, dentro de um país de merda. Os índios, e povos da mata não contam? Bom, que o Estado (Nação politicamente organizada.) não exerça a soberania, em alguns estados, já estamos carecas de saber. Temos o controle do Comando Vermelho, Do CPP (tá certo?), do jogo do bicho, marginais sediados em Heliópolis, Favela Pantanal, etc. e tal. Para melhor proteção dos chefes dessas organizações criou-se um Resort de segurança máxima, com tecnologia de ponta.BAM BAM BANGU

Quando Larry Rother diz que: ...which in any case remains an exotic mystery to most Brazilians . Pode até ser, que ela permanece um exótico mistério para muitos brasileiros. Ele deve estar falando do Boto Tucuxi que até foi eleito senador. Ou dos deputados que, com motos-serra, financiadas pela SUDAM, faziam hambúrguer dos desafetos. Iso é que é exotismo

...Others don't care whether the map is authentic. The map may be a falsification, but that the United States covets the Amazon and wants to eliminate Brazil's sovereignty is beyond dispute," said Rubim Aquino, a high school history teacher here. He said he emphasizes that message to his students "whenever the opportunity arises." ...) Autenticidade, de fato não é nosso forte. Em São Paulo, tem um mercadão de produtos falsificados, na Avenida Paulista, que dizem ser o coração financeiro do país. Os vizinhos do tal falsificatório? Receita, Polícia Federal, Banco Central, FIESP...

(O Rubim Aquino citado, será o escritor, professor, historiador e autor do livro Futebol - Uma Paixão Nacional?) Se for, deve saber o que diz, embora aqui na Pátria armada, temos professores e professores. Conheci professoras e estudantes universitários, que um dia serão professores, que diziam: Nossa, estou aprendendo tudo sobre o Marrocos na novela da Grobo

Quando a Grobo disser que mijo a distância for modalidade olímpica, tenham certeza, que a Pátria em pintos , treinará em praças, parques e avenidas. E o Ministério do SerraSaúde autorizará os SUDs a fazerem aumento e transplante de picas, sem fila ou ônus.

Continuando: The area the Brazilian government defines as "Amazonia Legal" occupies 60 percent of the country's territory. But it is home to fewer than 10 percent of its 175 million people. And most of the population lives south of the river, along the coast, and has never visited the region . Mas visitadíssima por missionários norte-americanos, que preservam a língua indígena para matar a cultura. E o que dizer dos antropólogos que, com a filha da puta conivência de governos sem soberanias, fizeram testes de vacina de sarampo entre os yanomami, (Sul da venezuela e norte do Brasil) causando um genocídio? (O líder do projeto foi o doutor James V. Neel, especialista em genética humana da Universidade de Michigan e membro da Academia Nacional de Ciências. Deu no New York Times, portanto deve ser verdade). Crime contra os Yanomami que assume caracteristicas de um genocídio programado. (http://www.comciencia.br/ reportagens/ amazonia/amaz10.htm.) A FUNAI? Que é isso? Me poupe

"The southerner doesn't know the Amazon and disdains the region and its people," said Lucio Flavio Pinto, a native of the Amazon state of Pará who is editor of "Amazon Agenda," "There is a tendency to transfer responsibility for problems to foreigners, so as to placate a guilty conscience and shift blame away from a national state" that has long treated the area as a stepchild. Se alguém pode falar com autoridade desse assunto é Lucio Flavio Pinto (Para conhecer mais: http://www.igutenberg.org/ jj343x1.html). Ele é paraense. Pará, que além de nos dar o delicioso pato no tucupi e bolinhos de piracuí, nos brindou com Jader Barbalho. Senador da republiqueta (Nem perderei tempo botando ex-. Ex no Brasil, só pobre, negro e favelado que vira ex, para sempre, com tiro nas costas antes de completar 20 anos).....

Divulgar fatos inventados está se tornando o esporte preferido dos grandes jornais brasileiros. Lucio Flavio Pinto escreve; é espantosa a autocensura dos jornalistas, hoje. Muitos colegas se antecipam ao que pensa o patrão. Ou colocam na cabeça do patrão o que ele nem chega a pensar. Mesmo porque alguns dos patrões da grande imprensa só costumam pensar sobre cifrões, sem qualquer intimidade com a matéria-prima do jornalismo, a informação . E o que falar da convivência promíscua, com raras exceções, dos procuradores com a mídia? Procuradores têm mais que procurar, mesmo. Mas uns são mais procurados que os outros que nem são encontrados.

ONE of the great villains of Brazilian history is Henry Wickham, a British naturalist who is accused of having stolen rubber seeds a century ago and spirited them off to Malaysia. Pois é, para saber mais sobre isso: (http://www.psrc.usm.edu/ macrog/ exp/rubber/ bepisode/ malay.htm.) ThomasHancock, inglês, grande negociante de borracha, em 1853 sugeriu ao Royal Botanical Garden in London, a idéia de eles mesmos cultivar a borracha. O Royal Botanical Garden (Lá tudo é royal, nada a ver com o nosso fermento) mandou agentes (biopiratas para ser mais moderninha) ao Brasil, maior produtor, para roubar sementes da Hevea brasiliensis. O governo brasileiro, (de 1500, até aqui, não se salva um filho da puta) contra o desejo do povo (alguma novidade?), permitiram a saída das sementes. Estavam bem assanhados, pois pensavam que seriam parceiros dos monárquicos ingleses, aqueles que possibilitaram nobreza ao TAMPAX.

Já estavam nos acertos finais para dar as sementes (No Brasil é dando que se recebe, inclusive, na bunda), quando um agente britânico, Sir Henry Wickham, roubou acerca de 70,000 sementes de borracha. A Alfândega brasileira? Estava grampeando os tambores (celulares, e-mails e ponto com), da época, para saber o que a oposição pensava. (Alguma semelhança com o governo do FHC, mera coincidência.) 70.000 sementes, voluminho muito merreca! Certamente foram levadas dentro da calcinha da sira que deve ser feminino de sir.

Larry Rohter escreve mais: Today, the focus of Brazilian suspicions has shifted from rubber to biotechnology. To cite just one example, the country is rife with rumors that the National Cancer Institute in Washington has clandestinely sent bio-prospectors to steal medicinal plants. (The institute dismisses such tales.) É, trocamos uma paranóia por outra. Seis por meia dúzia. Mas Rohter poderia explicar, no texto, porque os USA não assinaram, até agora a lei de biopirataria? The National Cancer Institute nega que esteja fazendo uso de plantas medicinais brasileiras. As velhinhas de Taubaté dizem que gringo nunca mente, então tá! E vamos provar como? Só se o FHC e Ministério da Justiça grampearem os celulares dos cientistas. Mas num país soberano isso é possível (Watergate), mas não admissível.

Para quase concluir: Then there is Sivam, a $1.5 billion Amazon radar system being installed by an American company. Though the project will enhance Brazil's sovereignty over the region by allowing it to track and intercept planes smuggling drugs, arms and gold, many here are certain that its actual purpose is to allow the United States to gather information by satellite about oil and mineral resources it wants to exploit. SIVAM é aquele mega projeto para fiscalizar a Amazônia Legal, por radar. Projeto aprovado, sem licitação, pelo balcão de negociata do Congresso Nacional. Aliás já deve estar quase concluído, no SITE diz que: o sistema estará totalmente instalado em cinco anos a contar de 28 de julho de 1997 . Mas acho que podemos contar com eficiência da Raytheon....

Para saber mais sobre o SIVAM: http://www.sivam.gov.br. Com SIVAM o BUSH vai conhecer melhor a América Latina e o Brasil. Ele que nem sabia que aqui temos negros! Nunca viu um negro entre os caudatários (pois vão segurando as caudas) que o FHC leva nos convescotes.

Os amazonenses nem precisam morrer de inveja dos sulistas, agora a arapongagem federal será em escala ampla e ilimitada. Não ficará uma aldeia sem ser grampeada. Atenção indígenas, nada de passar receitinhas, chazinhos e pajelanças pelos celulares! Vai cair diretos nos Institutes deles.

Para encerrar: Unfortunately for Americans, there is probably little that can be done to convince Brazilians that such accounts are simply not true. As Mr. Pinto noted, the Amazon has the name it does because of a delusion: the first Europeans to visit thought they saw one-breasted woman warriors, like those in Greek mythology, on horseback along the bank of the river. "The Amazon has always been fertile ground for fables, which gives it a prominent place in the collective unconscious of this country," he said. "People create phantoms, and it does no good to refute them." Se até o próprio nome do Amazonas originou-se de um engano, baseada numa fábula, os fanaticUS do andar de cima, podem ficar sossegados, nenhum país da América latrina, pode ser levado a sério. Nosso realismo é mágico, precisamente, porque é real.

Plagiando Porfírio DIAZ, caudilho mexicano: Pobre América Latina, tão longe dos olhos de Deus, tão perto dos Estados-Unidos! .

C. F. de Assis

 


Sent: Thursday, June 20, 2002 5:59 PM

Acredito que voces tenham razao quanto aa falsidade do livro.

Mas por que perdem tanto tempo e gastam tanto espa'co para desmentir a noticia? Isto 'e o que eu gostaria de saber.

Afinal, acredito em todas as mas intencoes do governo americano, com ou sem livro.

Inês


 

Sent: Tuesday, April 30, 2002 6:54 PM
Subject: *BR* RES: Former International Reserve of Amazon Forest

Pode até não haver um mapa do Brasil sem a Amazônia nas escolas dos EUA, mas a intenção de subtrair esse nosso patrimônio, caso necessário/conveniente, vem sendo planejada há décadas.

Os americanos são bons estrategistas.... aprenderam algumas coisas à duras penas. Uma delas é que conquistar uma região de mata fechada é impossível, mesmo com a mais moderna tecnologia. No entanto, se essa região for cortada por estradas, tiver grandes áreas desmatadas, fica muito mais fácil, não é mesmo?

Alguns projetos estrangeiros incrustados também vêm a calhar.no norte Pode até parecer mais uma teoria da conspiração...

Mas temos que reconhecer que no momento atual, em matéria de preservação do meio-ambiente os EUA são o inimigo número 1 do planeta.

Se os gringos estão tão preocupados com a Amazônia, parem de comprar madeira-de-lei originária de lá, de comprar nossas espécies vegetais e animais, de explorar nossas riquezas à exaustão.

Eles que intercionalizem e distribuam um pouco da riqueza, conforme bem explanou o Sr.Cristovam Buarque no texto anexo.

Paulo A. Ferreira

 


Sent: Saturday, January 12, 2002 1:43 AM
Subject: lenda urbana (livro de geografia)

Perdoeme, N~ao escrevo em portugues muito bem...falo espanhol melhor. Espero que voce possa traduzir este.

I recently saw this legend in my email from a Brazilian friend.

As someone who has taught school in the United States, I can confirm that at times our texts are not as well writen and informative as they could be, especially in terms of history and geography. But if this book were real, it would provoke a scandal.

About 10 years ago, there was a real story about an American Junior High School geography book which had the following description of Chile.

"Chile is a very unusually shaped country in South America."

Of course, whether a country is unusually shaped or not is a matter of perspective. And while Chile is very distinctive in it's geography, some found the label "unusually shaped" to be slightly insulting. So the books were changed after protest.

This incident may have been the actual source of the idea that American geography books say stupid and insulting things about Latin American countries. That and the very radical environmental movement probably led to this legend.

James


Sent: Sunday, November 25, 2001 6:59 PM
Subject: Internacionalização da Amazônia

Infelizmente a notícia sobre a internacionalização da Amazônia é real.

Segundo o jornal O Globo, o Livro Introduction to Geography de David Norman, que é utilizado na rede pública americana, ensina que a Amazônia é reserva internacional.

Conclusão: nem todo boato é mentira.

Marcello

{retorna}


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.