Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
380

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Trombeteira, trombeta de anjo.

Burundanga escopolamina: verdades e mentiras

A mensagem mencionando suposto caso de assalto com uso da droga burundanga ou escopolamina é mais uma lenda cujos componentes são os de praxe: um pouco de verdade, muitos dados imprecisos e um monte de inverdades.

A mesma mensagem, com pequenas mudanças, como a troca do nome da cidade de Curitiba para Sontghon Johannasburg (sic), circula em países africanos de língua portuguesa. Versão em castelhano cita un centro comercial que está en la esquina de avenida Clouthier y Patria na cidade de Guadalajara, México. Outra versão menciona centro comercial em Caracas, Venezuela.

Em agosto de 2013, retorna versão mencionando suposto caso ocorrido em Lisboa, Portugal.

Um das versões em circulação no Brasil é cópia da versão de além-mar e é fácil ver os termos e expressões não usuais no Brasil:

Quando estava a falar
comecei a marcar o número.
reacção
Estão a traficar
rebuçados
connosco
Actua

Versões que circulam nos EUA mencionam cartão de visita contaminado pela burundanga e não cartão de crédito.

 

Escopolamina ou burundanga

A escopolamina ou burundanga é um alcalóide extraído da solanácea Brugmansia existente na América do Sul. A planta de nome trombeteiro, Brugmansia suaveolens, existe no Brasil e produz flores em forma de trombeta - daí o seu nome.

Trombeta de anjo, trombeteira

Outras denominações da planta: babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, trombeta-de-anjo e zabumba-branca. V. Plantamed.com.br.

A palavra burundunga deriva de termo afro-cubano usado por feiticeiros para designar beberagens usadas em rituais.

Segundo o saite Jardineiro.net "Sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contém alcalóides que podem provocar vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas."

O LAFEPE diz: a escopolamina é usada na "...terapia de úlcera péptica, podendo também ser usada no controle da secreção gástrica, espasmo visceral e cólicas de hipermotilidade espasmódica, espasmo vesical, cistite, espasmo pilórico e câimbra abdominal. É utilizada em desarranjo do trato gastrintestinal, reduzindo os sintomas, assim como em disenterias, diverticulites e enterocolites agudas." V. LAFEPE ESCOPOLAMINA ANTIESPASMóDICOS.

Se você já tomou o medicamento Buscopan® então já ingeriu uns poucos miligramas de brometo de N- butilescopolamina.

Segundo o artigo Intoxicación por escopolamina (‘burundanga’): pérdida de la habilidad para tomar decisiones: "Las tribus precolombinas Chibchas se lo administraban a las viudas y a los sirvientes de los jefes fallecidos para enterrarlos vivos junto al cuerpo de aquel."

O artigo acrescenta: "La intoxicación por escopolamina se asocia con un cuadro clínico de midriasis, taquicardia, sequedad bucal, visión borrosa, retención urinaria, desorientación, incoordinación en los movimientos y amnesia grave.

...

"El fenómeno más intrigante que se encuentra en el caso de intoxicación con burundanga es la conducta sumisa y obediente que presenta la víctima.

...

"Durante siglos las plantas del género Datura se han utilizado ampliamente con fines rituales, en chamanismo y en brujería." (V. resumo do artigo Intoxicación por escopolamina... em formato .ppt

 

O artigo El asalto de la burundanga es falso diz, logo em seu título, inexistirem casos de assalto em decorrência do uso da droga. Já o artigo Intoxicación por escopolamina... descreve três ocorrências criminosas.

Durante algum tempo, a escopolamina foi usada como soro da verdade.

Em sequência do filme Os Canhões de Navarone (dir. J. Lee Thompson, USA, 1961) os vilões da época, os alemães, aplicam a escopolamina em soldado norte-americano ferido para dele obter informações sobre as operações de conquista da fortaleza onde encontravam-se os canhões do título.

 

A lenda

Data indeterminada: No último sábado.

Pessoas envolvidas: nenhum nome é citado.

Nome do hospital: não sabe.

Local: cada versão traz a ocorrência para a cidade ou país do suposto autor da mensagem.

Modo de absorção da droga: ... teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficasses lá mais 30 segundos..."



Segundo Burundanga Drug Warning a escopolamina apenas produz efeito após a sua ingestão ou inalação. O simples contato com papel contendo a droga em pó é incapaz de fazer com que ela penetre no organismo e ocasione o estado descrito.

A mensagem acrescenta:

[A burundanga] Pode ser apresentada em rebuçados, doces, papel, num livro que se abre... um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás....

Alguma outra droga ou substância pode até ser inoculada dessa forma, mas não a escopolamina.

A falta de dados precisos impossibilita a confirmação da história relatada que lembra as lendas do biscoito maligno e do perfume com éter.

 

Conclusão

Uma coisa é a existência da droga: ela existe e possui usos medicinais, ritualísticos e também é usada por criminosos. Outra coisa é o caso específico descrito na mensagem: ele não ocorreu.

Segundo relatos, a droga é utilizada na Colômbia para sedar vítimas de ladrões e sequestradores, algo semelhante ao golpe boa noite, cinderela, aplicado no Brasil.

O jornal colombiano Noticias.com.co do dia 02 de novembro de 2010 relata caso do juiz de futebol Óscar Julián Ruiz ocorrido no dia 29 de outubro desse ano. Segundo o jornal, o árbitro foi encontrado inconsciente em sua casa. Outra versão diz que ele foi encontrado em rua do bairro onde reside, na cidade de Villavicencio, Colômbia. Há suspeita de uso da escopolamina para dopá-lo e assaltar a casa dele.

Óscar Julián Ruiz deixou o hospital na manhã do dia 02 de novembro e passa bem.

No sítio urbanmyths.com encontra-se o artigo:

SNOPES.COM WRONG AGAIN: WOMAN GETS DRUGGED AT THE GAS STATION.

A man came over and offered his services as a painter to a female who was putting gas in her car and left his card. She said no, but accepted his card out of kindness and got in the car.


Traduzindo.

Snopes.com erra outra vez. Mulher é drogada em posto de gasolina.

Um homem abordou mulher em posto de gasolina e ofereceu a ela serviços de pintura. Ela não aceitou os serviços, mas aceitou o cartão.


Segurar o cartão teria sido o suficiente para contaminar e drogar a mulher, assaltada logo em seguida.

Mas o mesmo sítio, em outra página, afirma:

While you may not get drugged with a tainted business card, but if someone puts this into your drink, you could turn into a zombie.

Traduzindo.

Você não pode ficar drogada com um cartão de visita contaminado, mas se alguém colocar a droga em sua bebida, você pode se transformar em um zumbi.

Ou seja, urbanmyths.com em um lugar afirma uma coisa e, em outro, desmente a possibilidade de contaminação daquela forma: segurando pedaço de papel, supostamente contaminado.

O caso descrito teria ocorrido na cidade de Katy, Texas, EUA.


É bom separar as duas coisas: a lenda da realidade.

Realidade: a droga existe e pode ser usada tanto para fins medicinais como para fins criminosos.

Lenda: o caso tal qual descrito na mensagem não ocorreu. A droga não é absorvida pelo organismo apenas através do contacto com a pele.

Os leitores comentam.

 

Vídeos:

ESCOPOLAMINA - BURUNDANGA

 

Vídeo de janeiro de 2011.

 

 

Burundanga com Celia Cruz e La Sonora Matancera.


Mais Burundanga, agora com Rosario Flores.

 

Mais plantas e drogas.

Ayahuasca

Brugmansia suaveolens

Fruto Datura stramonium

La Burundanga

Óscar Julián Ruiz recibió escopolamina

Singing to the Plants. Shamanism and the Medicine Path

Vibración cósmica

 

Versão em francês.

Mensagem original.

Sent: Friday, July 10, 2009 3:43 PM
Subject: Fato acontecido em Curitiba na praça da Espanha. Leia é sério.

Vale a pena estar atento...

No último sábado procurava um telefone público e encontrei um apenas em frente ao estacionamento de Soriana (Pr Espanha). Estacionei a alguns metros mais atrás e desci do carro. Quando estava a falar chegou um homem sem uma perna e com muletas. Perguntou-me se podia ajudá-lo a marcar um número, e deu-me o cartão de crédito para a chamada e um papel onde estava anotado o telefone.

Com muito prazer para ajudar, peguei no papel e comecei a marcar o número. Então em poucos segundos comecei a sentir-me, sentia que desmaiava. Acontecia algo de anormal, corri para o carro e fechei-me enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco, estacionando aí...

Depois, não lembro mais nada. Mais tarde despertei enjoado, a cabeça estourava-me... consegui chegar até minha casa, seguindo de imediato para o hospital.. Após os exames ao sangue, confirmou-se o que suspeitava.

Era a droga que está de moda: a "Burundanga" ou escopolamina.

"Tiveste sorte - disse-me o médico. Não foi uma entoxicação, mas apenas a reacção à droga... Não quero imaginar o teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficasses lá mais 30 segundos..."

Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias "desligada deste mundo. Nunca tinha pensado que aquilo se podia passar comigo! E foi tudo tão rápido... Escrevo não para os assustar, mas para os alertar. Não se deixem surpreender!

Deus vos livre e que não aconteça nada com vocês!

O Médico do hospital (Dr. Raul Quesada) comentou que eram já vários os casos como este e falou dos mortos encontrados sem órgãos. Encontraram-se restos dessa droga nos dedos dos mortos. Estão a traficar os órgãos!!!!!!!!

Tenham cuidado e enviem a todos os familiares, amigos, vizinhos....Podem salvar uma vida!

A escolopamina ou burundanga, usada também em medicina, provém da América do Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente em número de 3) que escolhem as suas vítimas. Actua em 2 minutos, faz parar a actividade do cérebro e com ela os criminosos roubam a vontade às vítimas fazendo-lhes o mal que pretendem: roubos, abusos, etc. ELA NÃO SE LEMBRARÁ DE NADA!! Em doses maiores pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à morte.

Pode ser apresentada em rebuçados, doces, papel, num livro que se abre... um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás....

Cuidado com pessoas que vêm falar connosco, como se nos conhecessem...especialmente nas estações... Não deixe entrar em casa estranhos!!

Reenvie este alerta a toda a gente dos seus contactos.

Não custa nos prevenir, maldade existe em todos os lugares e cada dia que passa os malandros estão inventando algo diferente.. Vamos ficar alertas então.......

 

Versão de fevereiro de 2011.

Sent: Saturday, February 26, 2011 8:39 AM
Subject: AVISEM PARENTES, FILHOS, AMIGOS, VIZINHOS,

ALERTEM PARENTES, FILHOS, AMIGOS, VIZINHOS,

No último sábado, procurava um telefone público e encontrei apenas um, em frente ao estacionamento Soriana (Praça da Espanha). Estacionei alguns metros mais atrás e desci do carro. Quando estava falando, chegou um homem sem uma perna e com muletas. Me perguntou se podia ajudar a anotar um número e me deu o cartão com o número e um papel para anotar o telefone.

Com muito prazer para ajudar, peguei o papel e comecei a marcar o número. Então em poucos segundos comecei a me sentir mal, sentia que estava desmaiando. Acontecia algo de anormal; então corri para o carro e me fechei, ainda me sentindo enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco do local, estacionando mais a frente. Depois, não lembro de mais nada. Mais tarde despertei ainda bastante enjoado e com a cabeça como se ela estivesse estourando. Consegui chegar até minha casa e fui, imediatamente, para o hospital...

Após os exames de sangue, confirmou-se o que suspeitava. Era a droga que está na moda: a"Burundanga" ou escopolamina.

"Você teve sorte" - me disse o médico. "Não foi uma intoxicação, apenas uma reação à droga... Não quero nem imaginar o teria acontecido se seus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficassem em contato com ela por mais 30 segundos...." Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias "desligada deste mundo". Nunca tinha pensado que aquilo podia acontecer comigo! E foi tudo tão rápido.

Escrevo não para assustar, mas para alertar. Não se deixem surpreender! O Médico do hospital (Dr. Raul Quesada) comentou que já são vários os casos como este e me falou dos mortos que são encontrados sem órgãos, nos quais encontraram restos dessa droga nos dedos deles. Estão traficando órgãos com esta droga!!!!!!!!

Tenham cuidado e enviem a todos os familiares, amigos, vizinhos....Podem acabar salvar uma vida!

A escolopamina ou burundanga, usada também em medicina, provém da América do Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente agem em 3) que escolhem suas vítimas. Ela atua em 2 minutos, faz parar a atividade do cérebro e com isso os criminosos agem a vontade, fazendo o que querem com as vitimas: roubos, abusos, etc. E o pior: ELA NÃO SE LEMBRARÁ DE NADA!!

Em doses maiores essa droga pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à
morte.
Pode ser utilizada em doces, papéis, num livro, ... ou ainda em um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás.... Cuidado com pessoas que vem falar conosco como se nos conhecessem... especialmente nos pontos de ônibus... E não deixem estranhos entrarem em casa!!

Reenvie este alerta para todos os seus contactos. Não custa se prevenir; maldade existe em todos os lugares e cada dia que se passa os bandidos estão inventando algo diferente.. Vamos ficar alertas então.

 

Em julho de 2011, o perigo chega a Vitória - ES.

date Mon, Aug 1, 2011 at 9:41 AM

ACONTECEU EM VITÓRIA!!!!

Vale a pena estar atento...

No último sábado, dia 15/05/2010, procurava um telefone público e encontrei apenas um, em frente ao parque Moscoso. Estacionei alí próximo e desci do carro. Quando estava falando ao telefone chegou um homem sem uma perna e com muletas. Me perguntou se podia ajudar a anotar um número, e me deu o cartão com o número e um papel para anotar o telefone.

Com muito prazer, para ajudar, peguei o papel e comecei a marcar o número. Então em poucos segundos comecei a me sentir mal, sentia que estava desmaiando. Acontecia algo de anormal, então corri para o carro e me fechei, ainda me sentindo enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco do local, estacionando próximo a antiga rodoviária. Depois, não lembro de mais nada. Mais tarde despertei ainda bastante enjoado, e com a cabeça como se estivesse estourando. Consegui chegar até minha casa, e fui imediatamente para o hospital... Após os exames de sangue, confirmou-se o que suspeitava. Era a droga que está na moda:
a "Burundanga" ou escopolamina. "
Você teve sorte" - me disse o médico. "Não foi uma intoxicação, apenas uma reação à droga...Não quero nem imaginar o teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficassem em contato com ela por mais 30 segundos...." Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias "desligada deste mundo". Nunca tinha pensado que aquilo podia acontecer comigo! E foi tudo tão rápido.

Não quero assustar, mas alertar. Não se deixem surpreender!

O Médico do hospital das Clínicas (Dr. Raul Passamani) comentou que já são vários os casos como este e me falou dos mortos que são encontrados sem órgãos, encontraram-se restos dessa droga nos dedos deles. Estão traficando órgãos com esta droga!!!!!!!!

A escolopamina ou burundanga, usada também em medicina, provém da América do Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente agem em 3) que escolhem suas vítimas. Ela atua em 2 minutos, faz parar a atividade do cérebro e com isso os criminosos agem a vontade, fazendo com as vitimas o que querem: roubos, abusos, etc. E o pior: ELA NÃO SE LEMBRARÁ DE NADA!! Em doses maiores essa droga pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à morte.

Pode ser utilizada em doces, papéis, num livro,... ou ainda em um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás.... Cuidado com pessoas que vem falar conosco como se nos conhecessem...especialmente nos pontos de ônibus... E não deixem estranhos entrarem em casa!!

Reenvie este alerta para todos os seus contactos. Não custa se prevenir.
Vamos ficar alertas então.

 

Micahel Jackson
Greve na Internet

 

Mais drogas e lendas

- Burundanga escopolamina: verdades e mentiras
- O biscoito maligno
- Cloreto Hidroxidante provoca desmaio
- Progesterex: nova droga no mercado
- Balas nos faróis, cuidado!!!
- O incenso alucinógeno
- O perfume com éter
- Estrela azul: a tatuagem com LSD
- Easy Date, SlaveDate ou "boa noite, cinderela"

 

Atualização em 05 de setembro de 2013



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.