Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
148

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Lenda.
Marte aparecerá tão grande como a Lua!
Duas luas no céu?

Lua e Marte

A mensagem diz que Marte Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu.

Vamos com calma, gente. O planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua. E nem vai ser no corrente ano - qualquer que seja ele.

Como costuma fazer a cada 73 mil anos, Marte vai aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual, mas não parecendo uma segunda Lua. Mas isso foi em 2003...

Consultado sobre o assunto, em agosto de 2003, o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão afirmou:

O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande. É um comportamento prejudicial à ciência astronômica, pois os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrônomos estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões relativas ao cometa Halley em 1986.

Decepcionante? Pode ser e isso é um bom sinal para não se dar muito crédito a essas mensagens relatando coisas alarmantes ou fatos extraordinários.

O que vai acontecer, na verdade, é algo inteiramente normal e corriqueiro. Bom, pelo menos ao se considerar a idade da Terra, isso é coisa normal e corriqueira. Apesar de o fenômeno ocorrer com essa intensidade a cada 73 mil anos, a Terra tem idade muito superior a isso e já presenciou tal ocorrência milhares de vezes.

Extraordinário é o fato de o fenômeno ser observado, pela primeira vez, pelo ser humano. Certamente, há 73 mil anos os nossos ancestrais não deram muita bola para ele.

Da próxima vez que Marte vier aqui tão perto, a gente nem pode prever o que estará ocorrendo na Terra. Talvez até os nossos descendentes não se lembrem desta passagem dele, assim como não sabemos das reações dos nossos parentes distantes que o viram quando de sua última aparição (será que eles notaram alguma coisa diferente no céu?:)

Leia o artigo Vamos observar Marte de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão astrônomo e pesquisador-titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Em julho de 2006, a mensagem ressurgiu dizendo que o fenômeno ocorreria no dia 27 de agosto à meia noite e meia. Uma das versões trazia arquivo em .pps contendo informações falsas sobre a suposta aproximação do planeta Marte.

Um dos quadros da apresentação de slides traz montagem fotográfica em que as imagens da Lua e de Marte são do mesmo tamanho. Uma fraude, evidentemente.

A mesma mensagem tem ressurgido todos os anos, mas o planeta vermelho somente voltará aparecer, do mesmo tamanho que nos brindou em 2003, no ano de 75.003. Portanto, ao receber mensagem sobre o fenômeno, esqueça. E mande a mensagem para o lixo.

Mais sobre a Terra, a Lua, Marte e outros astros:

Approaching Mars

Astronomia & Astronáutica

Boato sobre Marte em Agosto

Brinquedos a caminho de Marte

Earth, Moon, and Jupiter, as Seen From Mars

INPE esclarece notícias falsas sobre aproximação de Marte

MARTE APROXIMA-SE

Marte vai se aproximar da Terra em agosto

Nasa divulga foto da Terra vista de Marte

NASA rumo ao planeta vermelho

PERIODICIDADES DAS OPOSIÇÕES DE MARTE

Tempestade de poeiras engole Marte

Terra

Mensagem original (2003).

MARQUE 27 DE AGOSTO NO SEU CALENDÁRIO MARTE APARECERÁ TÃO GRANDE COMO A LUA! PELA PRIMEIRA VEZ EM PELO MENOS 5.000 ANOS!

Nunca novamente na sua vida o planeta vermelho fará uma aparição tão espetacular!

Nesta semana e na próxima, a Terra estará alcançando Marte, um encontro que culminará na maior aproximação entre os dois planetas de que se tem conhecimento. A próxima vez que Marte provavelmente ficará assim perto da Terra será em 2287.

Devido a forma com que a gravidade de Júpiter influencia Marte e perturba a sua órbita, os astrônomos estão seguros que Marte não ficou tão perto da Terra nos últimos 5.000 anos mas este tempo pode ser de até 60.000 anos.

Em 27 de agosto, Marte se aproximará 34.649.589 milhas (55.763.108 quilômetros) da Terra e será (junto com a Lua) o mais brilhante objeto no céu à noite. Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu e portanto facilmente localizado.

No começo de agosto, o planeta nascerá no leste às 22 horas e alcançará seu azimute aproximadamente às 3 horas. Mais para o final de agosto, onde os dois planetas estarão mais perto, Marte se levantará ao anoitecer e atingirá seu ponto mais alto no céu aos trinta minutos depois da meia-noite.

Valerá o esforço de ver um acontecimento que nenhum ser humano jamais viu em toda a história documentada. Então, anote no calendário no começo de agosto para ver Marte ficar progressivamente mais e mais brilhante durante o mês.

Outra versão (2003), mais comedida, diz que Marte aparecerá do tamanho da Lua cheia vista a olho nu, mas para as pessoas que olharem pra ele usando um modesto instrumento de amplificação ótica de fator de aumento 75.

É a velha história do 'telefone sem fio': a história que chega ao final do circuito é bem diferente da primeira versão.

Assunto: Marte

Neste mês de agosto e no próximo, a Terra estará se aproximando de Marte, para um encontro que culminará na menor distância entre os dois planetas já registrados na História. Durante a sua (e a minha) vida, nunca mais o Planeta Vermelho vai aparecer de modo tão espetacular. A próxima vez que Marte se aproximará tanto da Terra será no ano de 2287.

Em decorrência da forte atração exercida pela força gravitacional de Júpiter sobre Marte, com perturbação causada na sua órbita, astrônomos podem afirmar que Marte nunca se aproximou tanto da Terra nos últimos 5.000 anos, com possibilidade de esse tempo ser da ordem de até 60.000 anos.

A data da maior aproximação será no dia 27-agosto, quando Marte estará a 34.649.589 milhas; e será, depois da Lua, o astro mais brilhante do céu noturno.

Ele alcançará uma magnitude de -2,9 e terá o tamanho aparente de 25,11 segundos de arco de circunferência. Num modesto instrumento de amplificação ótica de fator de aumento 75, Marte aparecerá do tamanho da Lua cheia vista a olho nu!

Marte será fácil de ser localizado. No início de agosto, vai nascer no Leste às 10h da noite e atingir seu azimute (ponto mais alto no céu) às 3h da madrugada. Mais para o final do mês, vai nascer ao anoitecer e atingir seu ponto mais alto à meia-noite e meio. Esse horário será bastante conveniente para o avistamento jamais ocorrido na História.

Faça um agendamento para observação de Marte, acompanhando o crescimento progressivo de seu brilho ao longo do mês. Espalhe a notícia, pois ninguém nunca mais terá chance de observar esse fenômeno outra vez.

PS) Nos dias da maior aproximação (final de agosto), ainda teremos Lua nova, ou seja, a fase lunar ideal para qualquer tipo de observação astronômica.

 

Versão de julho de 2006.

Enviada em: terça-feira, 8 de agosto de 2006
Assunto: Marte


Marte do tamanho da Lua em agosto!!!

O planeta Marte será o mais brilhante no céu noturno a partir de agosto.

Ele poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia, Especialmente no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra.

Não deixe de observar o céu na noite de 27 de agosto, a meia-noite e meia, você verá duas luas!!!

Não perca. A próxima vez que Marte vai aparecer assim será em 2287.

 

Versão de agosto de 2007.

PLANETA MARTE ( PLANETA VERMELHO) - 27 DE AGOSTO DE 2007


A 27 de Agosto o mundo inteiro irá esperar...
O Planeta Marte irá ser o mais brilhante no céu da noite de Agosto.


Irá ser tão grande como a lua cheia a olho nu.
Isto irá ocorrer a 27 de Agosto quando Marte ficará a 34.65 Milhas da Terra.

Certifica-te que estarás a olhar para o céu a 27 de Agosto as 24:30.

Irá parecer que a Terra tem duas luas. A próxima vez que Marte irá estar tão próximo será em 2287.
Partilha esta informação com os teus amigos pois ninguém que esteja vivo hoje poderá ver outra vez!

 

Versão de agosto de 2008.

Sent: Saturday, August 16, 2008 9:27 PM
Subject: Marte GIGANTE

Marte será o mais brilhante planeta no céu noturno a partir de agosto. Ele poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia, especialmene no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra.

Não deixe de observar o céu na noite de 27 de agosto, a meia-noite e meia, você verá duas luas!!!Não perca. A próxima vez que Marte vai aparecer assim será em 2287.

NOTA: Compartilhe isso com seus amigos pois ninguém, vivo hoje, terá oportunidade de observar o fato novamente.

 

Versão de agosto de 2009 incorpora supostas previsões de calendário Maia.

E a mensagem acrescenta: Divulgue esta informação, pois nem todos terão a oportunidade de rever. Isto é verdade, já que o fenômeno ocorre com essa intensidade a cada 73 mil anos. Nem todos os seres atualmente vivos, portanto, terão segunda oportunidade de ver o fenômeno :o)

Sent: Monday, August 17, 2009 2:04 PM
Subject: ENC: Duas Luas em Agosto

 

"VALE A PENA" VER DUAS LUAS EM AGOSTO!

O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia -
Canadá,calculou a data em que Marte estará orbitando perto da Terra.

Será no dia 27 de agosto de 2009. Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código maya, encontrado na pirâmide ao lado do Observatorio Estrelar em Palenque, Chiapas - México.

Com este cálculo matemático maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da América e orgulho do México.

Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenômeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de
2009.

Duas Luas no Céu ! No dia 27 de Agosto, à meia-noite e meia, olhe para o céu.

O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, será tão grande quantoa lua cheia e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra.

Não perca!! Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só acontecerá novamente no ano de 2287.

Divulgue esta informação, pois nem todos terão a oportunidade de rever.

Abraços

 

Versão em inglês.

Sent: Sunday, August 17, 2008 6:18 PM
Subject: TWO MOONS on 27th August

 

Marte e a lua?

27th Aug the Whole World is waiting for......... ....

Planet Mars will be the brightest in the night sky starting August. It will look as large as the full moon to the naked eye. This will cultivate on Aug. 27 when Mars comes within 34.65M miles off earth. Be sure to watch the sky on Aug. 27 12:30 am. It will look like the earth has 2 moons.

The next time Mars may come this close is in 2287.

Share this with your friends as NO ONE ALIVE TODAY will ever see it again.

 

Golpe bina
Arrogância americana

 

Mais astros e lendas

- Outdoor lunático
- Marte aparecerá tão grande como a Lua



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.