| Samsung paga à Apple indenização de U$ 1 BI em moedas de cinco centavos |  |
Segundo o noticiário fajuto, no dia 27 de agosto de 2012 mais de trinta caminhões carregados de moedas de cinco centavos (U$ 0,05) chegaram à sede da Apple na Califórnia.
Funcionários da Apple estranharam a encomenda e se recusaram a deixar os caminhões descarregar o conteúdo. Minutos depois, Tim Cook, presidente da Apple, recebeu telefonema do presidente da Samsung informando que era assim que ele pagava a indenização estabelecida pela justiça norte-americana: 20.000.000.000 de moedas de U$0,05. Vinte bilhões de moedas de cinco centavos, totalizando um bilhão de dólares.
Vejamos as razões.
Uma moeda de U$ 0,05 pesa 5 gramas. Portanto, 20.000.000.000 de moedas pesam cem mil toneladas.
Um caminhão, dos grandes, transporta cerca de trinta toneladas e seriam necessários mais de três mil e trezentos deles com essa capacidade para levar a dinheirama para Tim Cook, e não apenas trinta carretas, ou pouco mais do que isso. Ainda que cada veículo transportasse o dobro, sessenta toneladas, seriam necessários mais de mil e seiscentos e trinta caminhões.
Conclusão provisória: piada.
É verdade que a Apple reivindicava indenização de 2,5 bilhões de dólares e a suspensão das vendas de equipamentos da linha Galaxy, da Samsung, nos Estados Unidos. Em julgamento realizado no dia 23 de agosto de 2012, a justiça da Califórnia - EUA decidiu que houve quebra de patente e estabeleceu a multa de 1,05 bilhão de dólares a ser paga pela Samsung à Apple.
Mas isso não significa que a Samsung tenha perdido o direito a recursos e apelações. Advogados da empresa já trabalham para levar o julgamento para outra instância esperando, se não a anulação, pelo menos a redução do valor da indenização.
Segunda conclusão provisória: ainda há possibilidade de recurso e a Samsung vai apelar. Portanto, ainda não é desta vez que o dinheiro vai mudar de mãos.
A sentença saiu no dia 23 de agosto, uma quinta-feira, e a "notícia" foi divulgada no dia 27, uma segunda-feira. Os perdedores da ação teriam tido um dia útil apenas, a sexta-feira, para arrecadar vinte bilhões de moedas de cinco centavos e isso é altamente improvável, quer dizer, é impossível obter tanto dinheiro miúdo em tão pouco tempo, ainda que a Samsung estivesse disposta a sacanear com o concorrente.
Terceira conclusão provisória: a ocorrência é não só improvável como impossível.
Conclusão final:
a Apple ganhou a ação;
a justiça, em primeira instância, determinou o pagamento da indenização de U$1,05 bilhão de dólares;
a Samsung ainda não pagou porque vai recorrer. Não se paga um bilhão de dólares assim com tanta facilidade e sem espernear;
nessas brigas de gente grande sempre existe espaço para acordos e negociações.
Finalmente: nem tudo o que se publica nos jornais e nas emissoras de rádio e na televisão, nem tudo o que se fala, nem tudo o que sai na Internet é verdade.
Quem criou a história foi sítio mexicano de humor Eldeforma.com, Un No-ticiero de verdad.
Segundo o sítio, Estamos dispuestos a inventar con tal de que te rías y a la vez somos muy honestos… Honestamente todo es mentira. Em sua edição do dia 27 de agosto de 2012 ele publicou: Samsung paga con monedas de 5 centavos a Apple.
03 de setembro de 2012 | Siga pulhas virtuais no Twitter
Serviço Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos Netiqueta
Dicas Arquitetando Coelhos e coelhinhos Deixando Rastros Guia do rock! Refletindo |