Quatrocantos.com
Pesquisa personalizada
em Quatrocantos.com

Sistemas de busca da web: diretórios e mecanismos de busca

Gevilacio Aguiar Coêlho de Moura

 

Operadores booleanos

Neste capítulo apresenta-se uma introdução aos operadores booleanos.

Primeiramente, Boole e álgebra de Boole.

Segundo o dicionário do Aurélio, bule é um frasquinho de louça da Índia, de gargalo estreito... Não. Não é nada disso. Tente outra vez.

George BOOLE foi um matemático inglês que viveu no século XIX. Ele criou um sistema de álgebra e foi um dos precursores da lógica moderna. (Assim está melhor.)

Mas o que interessa mesmo é o fato de ele haver criado um modo de conduzir o raciocínio utilizando algumas expressões simples e monossilábicas que ficaram conhecidas como operadores booleanos.

O quadro abaixo mostra os operadores booleanos aceitos pela maioria dos sistemas de busca. Aí vão eles em português, os equivalentes em inglês e mais os sinais gráficos correspondentes aceitos por alguns sistemas de busca.

Operadores booleanos

Português

Inglês

Sinais gráficos

E

AND

+
&

NÃO

NOT

-

OU

OR

|
!

 

E como funciona uma pesquisa com esses operadores? Seguinte.

Considere dois animais muito chegados entre si: cachorro e pulga. Você quer fazer uma pesquisa de páginas da web que contenham informações sobre esses dois bichos. Antes de iniciar a pesquisa, veja o que lhe interessa de fato:
Álgebra booleana Cachorro E pulga. Indica que você quer a presença dos dois animais, cachorro e pulga, numa mesma página da web.

Álgebra booleana Cachorro sem pulga, melhor dizendo: cachorro NÃO pulga. Indica que você busca as páginas da web em que há referência ao cachorro, mas não à pulga.

Álgebra booleana Qualquer dos dois animais: cachorro OU pulga. Neste caso, você procura as páginas da web que contiverem referências a um ou ao outro animal.

Veja que a terceira alternativa é mais abrangente e trará uma quantidade bem maior de resultados.

As representações gráficas das várias alternativas facilitam a compreensão dessas modalidades de busca.

 

Um elemento
cachorro

Outro elemento
pulga

Operadores booleanos
cachorro E pulga

A região azul representa as páginas da web que contêm a palavra cachorro. A região amarela representa as páginas da web que contêm a palavra pulga. O verde é a "mistura" dos dois. Representa as páginas da web que contêm as duas palavras: cachorro E pulga.


Operadores booleanos
cachorro NÃO pulga

Nesta outra representação, tem-se cachorro sem pulga, isto é, somente interessa o que contiver cachorro, região azul. As pulgas não interessam: a região amarela.


Operadores booleanos
pulga NÃO cachorro

Também se pode pensar em pulga sem cachorro, uma alternativa válida mostrada nesta outra figura: pulga NÃO cachorro. As pulgas sem cachorro estão representadas pela região amarela e os cachorros (com e sem pulgas) pela região azul.


Cachorro ou pulga
cachorro OU pulga

 

Outra possibilidade de busca corresponde a qualquer dos bichos: cachorro ou pulga. As páginas que contiverem um ou outro animal serão listadas e, na figura, correspondem à região verde.


Com esses operadores booleanos podem ser criadas pesquisas mais complexas. Veja só como fica ao acrescentar, por exemplo, um gato a essa pesquisa.

Agora as atenções se voltam para cachorros, gatos e pulgas.

Primeira pesquisa: gatos, pulgas e cachorros. Devem ser mostradas as páginas que contiverem as três palavras. Na figura, o resultado corresponde à região branca, a intersecção dos três círculos.

Operadores booleanos: gato E pulga E cachorro
gato E pulga E cachorro

 


Segunda pesquisa: pulgas ou gatos, mas sem cachorros no meio.

Operadores booleanos: (pulga OU gato) NÃO cachorro
(pulga OU gato) NÃO cachorro

Fica assim: (pulga OU gato) NÃO cachorro e corresponde a toda a região verde.

Preste atenção nos parênteses. Eles servem para informar ao sistema de busca que primeiro ele deve selecionar todas as páginas que têm pulga ou gato e depois ir procurar, nas páginas selecionadas, as que também têm cachorro e exclui-las.

(Acho que já está na hora de parar com essas pulgas, você não acha...Argh!)

Há sistemas de busca que somente reconhecem os operadores AND, NOT e OR, assim em inglês e com letras maiúsculas. Outros sistemas somente reconhecem os operadores em sua forma gráfica, os sinais gráficos. E há, também os sistemas que reconhecem os operadores em português. Para ter certeza da forma correta de realizar a pesquisa, consulte a página de ajuda do sistema de busca que estiver utilizando.


Operadores implícitos

Falta falar sobre os operadores implícitos: você não os põe lá, mas o sistema de busca interpreta como se eles lá estivessem. Quase todos os sistemas de busca os reconhece. Como?

Mudando de assunto, quer dizer, saindo do reino animal e mudando de tema a ser pesquisado. Agora as palavras são: hotel, praia e Recife. Se você puser essas três palavras no quadro de busca, uma ao lado da outra (mesmo porque não pode ser de outra maneira), cada sistema vai interpretar a pesquisa de uma forma diferente:

Altavista O AltaVista interpreta como se existisse o operador OR entre elas: hotel OR praia OR Recife.

Altavista o HotBot interpreta como se houvesse o operador AND entre elas: hotel AND praia AND Recife.

Altavista no RadarUol, você tem uma caixa de onde pode ser selecionada uma das seguintes alternativas disponíveis:

Expressão booleana todas as palavras. Equivalente ao operador E;

Expressão booleana qualquer uma das palavras. Equivalente ao operador OU;

Expressão booleana a frase exata. O RadarUol irá procurar pela frase hotel praia Recife, ou seja, um hotel com esse nome.

Expressão booleana a expressão booleana. Neste caso, os operadores booleanos devem ser indicados entre as palavras.

As pesquisas realizadas com as palavras hotel, praia e Recife produziram os seguintes resultados:

Altavista AltaVista: operador implícito OR entre as palavras: 5.552.489

Altavista HotBot: operador implícito AND entre as palavras: fewer than 500.

Feita essa apresentação geral acerca dos operadores booleanos, o próximo capítulo trata da pesquisa através de um diretório.

Clique aqui para ver Pesquisa através de um diretório.


MOURA, Gevilacio Aguiar Coêlho de. Sistemas de busca da web: diretórios e mecanismos de busca. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.quatrocantos.com/ tec_web/sist_busca/index.htm. Última atualização em 01 de janeiro de 2001.

Sumário

Considerações gerais acerca da web

Introdução aos sistemas de busca

Mecanismos de busca

Diretórios

Mecanismos de busca e diretórios: características e diferenças

Utilizando os sistemas de busca: modos de pesquisa

Operadores booleanos

Pesquisa em um diretório


Todos os Direitos Reservados. © Copyright 1999 - 2012. Gevilacio Aguiar Coêlho de Moura. É vedado o uso comercial deste artigo e sua reprodução, no todo ou em parte, só é permitida mediante autorização expressa do autor. Não são permitidas a reprodução nem a manutenção deste artigo em sites, páginas da web e assemelhados.

Veja também Citações e Referências a Documentos Eletrônicos