Freeware Clipart

Clipart grátis para você
Antispam - Bandeiras - Botões - Brasões - Ferramentas - Fundos - Ícones de e-mail - Ícones de home - Ícones de informática - Ícones diversos - Linhas - Máquinas - Marcadores - Setas - Zodíaco

Todos os direitos reservados. © Copyright Quatrocantos.com, Quatrocantos.com.br. 1999 - 2007.
As imagens e cliparts deste saite não podem ser usadas com finalidade comercial nem tampouco podem ser armazenadas em outros sites de cliparts, de imagens ou assemelhados e postas à disposição da web ou distribuídas via listas de distribuição ou de discussão.

O que é clipart?

Clip art (ou clipart) é uma figura estática ou em movimento (figura animada) que se usa em páginas da web (home pages). Há quem as denomine imagens digitais. Vale lembrar que essas figuras usam-se também em outros lugares, mas aqui faz-se uma restrição à web. Nestes casos, de figuras a serem usadas na web, também costuma-se chamá-las de web art ou webart.

As setas que você está vendo logo aí abaixo são exemplos de objetos denominados, genericamente, de clip art.

Cli-part: seta 1 Clip art: espaço

Clip-art: seta2Clip art: espaço

Clip/art: seta  3Clip art: espaço

Algumas dessas figuras (uma imagem, um gráfico ou um ícone) recebem um significado especial na web. A seta apontando para cima, por exemplo, está sempre associada a um hiperlink que provoca um deslocamento para o topo da página. Quando a seta aponta para a direita, o hiperlink provoca a apresentação da próxima tela na sequência. Ao clicar numa seta que aponta para a esquerda, o hiperlink a ela associado faz com que se retorne à tela anterior do site.

Este aqui é outro exemplo de clip-art: Clip-art: chave Essa chave amarela sobre um fundo azul é usada pelo Netscape e sempre encontra-se associada a um serviço seguro através do qual se pode enviar os dados de um cartão de crédito, por exemplo. No MSIExplorer usa-se outro símbolo: Cadeado um cadeado.

Existem as imagens digitais estáticas e as em movimento (animated gifs ou gifs animadas). Como para bom entendedor meia palavra ba... Gif animada: Clip-art: seta 4

Quanto custa uma clip-art?

Depende. As imagens e gráficos que se encontram neste site são de uso gratuito (freeware clipart), desde que não sejam usados com finalidade comercial.

Existem sites que cobram pelo uso das imagens que eles produzem. Esses sites funcionam como bancos de imagens.

Mesmo sendo de uso gratuito, é comum os criadores desses gráficos e imagens pedirem aos que os usam que façam uma gentileza em retribuição ao uso gratuito deles. Aqui, por exemplo, solicitamos aos usuários de nossas figuras que indiquem o endereço de onde elas foram capturadas. Portanto, por favor, faça um link para nosso site ou indique o endereço de nossa página. Ficaremos eternamente agradecidos :-) .

Antes de utilizar elementos gráficos capturados na web, é bom saber se o uso e a reprodução deles são permitidos. O uso indevido de uma imagem pode causar problemas ao suposto esperto. É crime, previsto em lei, usar imagens, assim como usar textos e músicas sem a devida autorização dos proprietários dos direitos sobre o uso deles. Também não se deve usar imagens e marcas de produtos sem a devida autorização das respectivas empresas.

Formatos de arquivos de clip art

Existem dois formatos para imagens usadas em páginas da web: o formato .GIF (Graphics Interchange Format) e o JPEG (Joint Photographic Experts Group). A extensão dos arquivos JPEG é indicada por JPG. Normalmente, esses tipos de arquivos indicam-se com letras minúsculas. Assim: .gif e .jpg.

O uso de um ou de outro formato depende da imagem a ser inserida na página. O formato JPEG permite uma maior quantidade de cores o que pode ocasionar, eventualmente, um arquivo maior. Esse formato deve ser usado em fotografias e elementos gráficos que exijam uma maior resolução.

O formato gif apresenta ótimos resultados em elementos gráficos com cores chapadas.

Um dos aspectos mais importantes de uma página da web é o tempo de "download", ou seja o tempo para que uma página apareça completa no monitor. O tamanho dos arquivos dos elementos gráficos contidos na página é um dos fatores determinantes desse tempo. Quanto maior o arquivo, maior o tempo de download, o tempo de espera pela página completa.

A maior parte das imagens aqui apresentadas encontra-se no formato gif. O outro formato usado é o formato jpg.

Você pode alterar as dimensões dos elementos gráficos mudando os parâmetros width e height deles. Não é possível alterar as dimensões das figuras de fundos (backgrounds). (Quer dizer, você pode até mudar, mas verifique o resultado dessa mudança na página, pois esse resultado pode ser bem diferente do apresentado. Eventualmente, desastroso ;-(

Bandeiras e brasões: um tipo especial de clip-art

As bandeiras e brasões são um tipo especial de clip-art. Seus formatos e cores são padronizados e seguem especificações bem rigorosas previstas na legislação do país ou do estado que representam. Devido a diferenças de calibração ou de modelos de monitores, as cores apresentadas podem sofrer alguma variação em relação às cores oficiais.


Lendas e folclore da Internet - As pulhas virtuaisLendas e folclore da Internet

Campo Formoso: terra das esmeraldas

Vendem-se cascos de catamaran

Pedras preciosas brasileiras:

ágata, água-marinha, alexandrita, ametista, brasilianita, cianita, citrino, crisocola, crisoprásio, cristal de rocha, elbaíta, epidoto, esmeralda, estaurolita, fluorita, goshenita, granada, heliodoro, jaspe, kunzita, morganita, ônix, opala, quartzo fumê, quartzo rosa, quartzo verde, rubelita, rubi, safira, topázio, turmalina, turquesa

 

Carnaval de Olinda

Antispam
Aluguel de casas por temporada em Olinda
Mais cliparts

Minérios e minerais do Brasil

Botões (buttons): 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07
Ferramentas: 01 - 02 - 03 - 04
Fundos (backgrounds): 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09
Ícones de e-mail: 01
Ícones de home: 01 - 02
Ícones diversos: 01 - 02 - 03 - 04 - 05
Informática: 01 - 02 - 03
Linhas (lines): 01
Máquinas: 01 - 02 - 03 - 04
Marcadores de item (bullets): 01 - 02
Setas (arrows): 01 - 02
Símbolos do Zodíaco: 01 - 02
 
Google

  Pesquisa em QUATROCANTOS.COM

Pesquisa na web