Caiaques: como tudo começou.
Um pouco de história.

    Sem pretender ir muito longe na história da humanidade....

    Muitas das atividades esportivas de hoje eram atividades que garantiam a sobrevivência de nossos ancestrais. Isso é verdade para as lanças (hoje dardos), arcos e flechas e também para as pequenas embarcações genericamente denominadas de canoas.

    Tendo em vista que hoje convivemos com grupos humanos que se encontram nos mais diversos estágios da civilização, essas embarcações, a que chamamos de primitivas, ainda podem ser encontradas em vários pontos do planeta.

    Os caiaques em fibra de vidro

    Os modelos de caiaques e canoas, hoje fabricados em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), são descendentes diretos das embarcações primitivas encontradas em todos os continentes. Em cada continente ou região os grupos humanos fazem as necessárias mudanças, aperfeiçoamentos e adaptações para adequar seus barcos ao ambiente em que vivem.

    Algumas canoas são construídas a partir de um tronco de árvore cujo miolo é retirado com o uso de ferramentas rudimentares ou do fogo. Outras, como as de alguns índios brasileiros, são construídas de cascas de árvores como o jatobá.

    Os polinésios usam um tronco devidamente ocado ao qual fixam um flutuador lateral. O resultado é uma embarcação semelhante aos modernos catamarãs.

    Caiaques, cayaks

    Na América do Norte usam-se os cayaks (qajaq). A estrutura é de madeira ou de osso e o "casco" é feito de pele de animais. A principal característica dos caiaques dos esquimós ou inuits é que ele acomoda uma só pessoa. É verdade que se encontram, eventualmente, caiaques com 2 ou mais lugares, mas o mais freqüente, o modelo tradicional é o de apenas um lugar.

    Segundo a Fédération Québécoise de Canoë-Kayak d'Eau Vive (http://ecoroute.uqcn.qc. ca/ecot/bdd/act/index.htm) o caiaque chegou à Europa levado por um escocês de nome John McGregor. Diz a Fédération que o escocês não levou propriamente um caiaque para lá, mas construiu um exemplar em cedro com estrutura e formato muito semelhantes ao original norte-americano. Diz, ainda, que o primeiro clube de caiaques foi fundado em 1873 na Inglaterra e recebeu o nome de Royal Canoe Club.

    A canoagem surgiu no Brasil em 1943. Segundo a CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem (http://www.cbca. org.br/index.html ), esse esporte foi trazido para o Brasil pelo alemão José Wingen. Foi ele quem construiu, nesse ano, o primeiro caiaque a navegar em águas brasileiras. A consolidação da canoagem como atividade esportiva, no entanto, só veio a ocorrer aqui no Brasil na década de 70.

    Caiaque ou canoa?

    Muitas vezes esses nomes são usados indistintamente para as duas embarcações. Na verdade, existem algumas diferenças entre elas. As principais diferenças são:

      canoa: compartimento aberto; remo simples;
      caiaque: compartimento fechado; remo duplo assimétrico.

    Vale a pena destacar a diferença entre essas embarcações - canoas e caiaques - e as demais embarcações a remo. Enquanto nos caiaques e canoas o remador olha para onde vai, nas outras embarcações a remo o remador fica de costas para a proa do barco.

Portu guês

Italiano

English

Français

Deutsch

Català

Español

caiaque

canoa


kayak
(Portugal)

kajak

canoa

kayak

canoe

kaiac

canoë

cnot

Kanu

caiac

canoa

kayak

canoa

piraguas

remo

pagaia

paddle

pagaie

Paddel

pala

pala

Fonte: Vocabulário


 

Modelos de caiaques
Dicas de segurança em canoagem 
Um pouco de história da canoagem 
Links interessantes sobre caiaques e canoagem 
Linha industrial em fibra de vidro 
Home
Powered by Inter.Net