Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
94

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Plástico no forno de microondas libera dioxinas?

Lenda?

Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?

A mensagem emite um alerta sobre o perigo de aquecer alimentos no forno de microondas usando recipientes plásticos. Quem falou desses riscos foi o Dr. Edward Fujimoto, do Hospital Castle, no Canal 2 "esta manhã". Para uma das versões da mensagem, "esta manhã" ocorreu no dia 21 de maio de 2002. Outra versão atribui o "esta manhã" a 21 de junho também de 2002.

Antes de verificar os fundamentos científicos da assertiva vamos saber da origem da mensagem, da assinatura, da recomendação final (Passe a seus familiares e amigos.) e da segunda frase da mensagem:

No canal 2 esta manhã, apresentou-se o Dr. Edward Fujimoto, do Hospital Castle...

Segundo a assinatura, a mensagem vem do IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria e quem atesta os perigos é o Físico Médico Alfredo Viamonte Marin. Como o IRD fica na cidade do Rio de Janeiro, a primeira impressão é que aí também ficam o Hospital Castle, onde trabalha o Dr. Edward Fujimoto, e o Canal 2. Mas não é bem assim.

De qualquer forma, vamos visitar o IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria. Em http://www.ird.gov.br/ird.htm vemos que

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, criado em 1972, é um dos institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, e está subordinado à Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS).

Tem como objetivo atuar como um Centro de Referência Nacional nas áreas de radioproteção e metrologia das radiações ionizantes e fiscalizar as condições de uso de fontes radioativas e emissores de radiação ionizante na indústria, medicina, centrais elétricas e outros campos da atividade humana, visando à proteção do trabalhador, paciente e público em geral.

Já que estamos no sítio do IRD, vamos procurar o Físico Médico Alfredo Viamonte Marin. Na página de Busca no site, preenchemos o quadro com o nome "Alfredo Viamonte Marin".

Resultado:

You searched for "Alfredo Viamonte Marin".

No pages matched your search.

Primeira decepção: ele não está. Talvez ele tenha dado uma saidinha e, como se trata de pesquisador de uma instituição renomada, talvez seja possível encontrá-lo através do Google.

Dois dos três resultados apresentados aos termos de busca "Alfredo Viamonte Marin"são reproduções da mesma mensagem e o terceiro é o artigo intitulado
Administered Activity Optimization in Skeletal Scanning using MDP labeled 99Tcm.

São a mesma pessoa? É muito provável.

Em junho de 2002, encaminhamos a mensagem ao IRD solicitando informações "...quanto à veracidade dos fatos descritos bem como quanto à existência do Físico Médico Alfredo Viamonte Marin nos quadros desse Instituto."

Recebemos a seguinte resposta:

Prezado Senhor,

sua mensagem já foi encaminhada para as autoridades competentes, aguarde pronunciamento.

Gratos

IRD/CNEN/MCT


Continuamos no aguardo (fevereiro de 2007).

A segunda frase da mensagem de alerta é típica das lendas. É imprecisa quanto à data (esta manhã) e quanto à emissora (Canal 2). São muitas as emissoras de televisão que usam essa freqüência e, como não se informa a cidade, fica impossível identificá-la.

A última frase acrescenta mais um ponto de suspeita: Passe a seus familiares e amigos.

Por enquanto, o placar é três a um. A pessoa não pôde ser encontrada no IRD, a frase final é típica das lendas, as informações sobre a emissora de TV e a data são imprecisas. Mas a pessoa que assina a mensagem é co-autora de um trabalho científico.

É um placar provisório, mas pode ser um indicador do resultado final.

Continuemos.

Sim, mas onde fica o Hospital Castle no qual trabalha o Dr. Edward Fujimoto? Fica no Rio de Janeiro?

Segundo Microwave Issues, o Dr. Edward Fujimoto trabalha no Hospital Castle (Castle Medical Center) que fica em Kailua no Havaí e, no dia 23 de janeiro de 2002, deu uma entrevista ao Canal 2 sobre o assunto. Canal 2 (KHON-TV) do Havaí, of course.

O Dr. Edward Fujimoto existe? Ora, se se ele deu uma entrevista ao canal 2, é porque ele existe ;)

Ao pesquisar o nome "Fujimoto" na página FIND A DOCTOR ONLINE do Castle Medical Center obtivemos a resposta:

Sorry, there are no matches for your exact preferences.

Curioso: o Dr. Edward Fujimotoé do Hospital Castle, mas não pode ser encontrado no sítio desse hospital.

Vamos, agora, saber da essência da mensagem: usar embalagem plástica como recipiente para aquecer alimentos no forno de microondas libera dioxinas e provoca câncer?

Dizem os especialistas, que as dioxinas formam uma família constituída de 210 compostos dos quais 17 são considerados tóxicos e virtualmente não biodegradáveis. (1) A principal forma de absorção de dioxinas pelo organismo humano é através do consumo de gordura.

Segundo Jean Weese (food scientist do Alabama Cooperative Extension System) citado em (2):

É verdade que dioxinas são produzidas pela queima de plásticos, especialmente PVC, mas não tenho conhecimento de estudos científicos comprovando que dioxinas são formadas em decorrência do aquecimento de plásticos em forno de microondas.

A mensagem de alerta também foi analisada por TruthOr Fiction.com que afirma o seguinte:

TruthOrFiction.com solicitou, por duas vezes, ao Dr. Edward Fujimoto que enviasse as pesquisas nas quais ele baseou as assertivas sobre o perigo da dioxina liberada no forno de microondas, mas jamais recebeu resposta.

Em outro artigo, intitulado Perilous Plastic?, Nada Mangialetti afirma:

Quando lhe foi perguntado [ao Dr. Edward Fujimoto] quem fez as medições da quantidade de dioxina, ou de outra substância, presente em diferentes alimentos e em diferentes tipos de plástico antes e depois de serem levados ao forno de microondas ele disse: "Eu acho que alguém deve ter feito alguma coisa. Mas eu não vi."

Conclusão: é verdade que algumas dioxinas são substâncias cancerígenas, mas não existe comprovação científica de ...que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, contamina o alimento com dioxina, que será liberada nas células do nosso corpo.

Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém, diz o ditado. Talvez uma boa idéia seja seguir o conselho da doutora Nada Mangialetti. Diz ela (tradução livre):

Use o bom senso.

Não leve ao microondas alimentos em embalagens plásticas que não tenham sido fabricadas com a finalidade de serem usadas em forno de microondas. Use apenas embalagens que contenham o aviso dizendo que podem ser usadas neles. Em caso de dúvida, use recipientes de cerâmica ou de vidro.

Se você decidir evitar, até mesmo, o uso de recipientes plásticos especialmente fabricados para uso em microondas, lembre-se de que você faz isso por uma questão pessoal ou de desencargo de consciência e não por uma razão científica.

Enquanto isso, nós outros continuaremos a gozar a conveniência dos recipientes plásticos passíveis de uso em fornos de microondas até que surja alguma prova científica que desautorize esse uso.

 

Mais sobre dioxinas e forno de microondas em:

Dioxina

Dioxinas

DIOXINAS: Porquê tanta preocupação?

Dioxinas e furanos

Dioxin Advisories and Guidance

Dioxin and Related Compounds

Dioxin Research at the National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS)

EMAIL HOAX REGARDING CANCER

(1) Monitoring Dioxins

(2) No Link Between Microwave Cooking and Cancer, Expert Says

Plastics and the Microwave

Researcher Dispels Myth of Dioxins and Plastic Water Bottles

 

Versão em português:

Subject: Re: Comunicado sobre microondas

Vejam! Para todos nós que usamos microondas.

No canal 2 esta manhã, apresentou-se o Dr. Edward Fujimoto, do Hospital Castle.

Ele é o gerente do Programa de Bem Estar daquele hospital e falou sobre dioxina e os males que causam.

Ele disse que não deveríamos aquecer alimentos no microondas usando recipientes plásticos. Isto se aplica a alimentos que contenham gordura.

Explicou que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, contamina o alimento com dioxina, que será liberada nas células do nosso corpo. Dioxinas são cancerígenas e altamente tóxicas à células do nosso organismo.

Ele recomenda substituir o plástico por recipientes de vidro, vitrificados ou cerâmica, que produzem o mesmo resultado, sem a dioxina.

Então as embalagens de alimentos congelados, sopas e macarrões instantâneos, etc. devem ser removidas e aquecidos em outros recipientes.

Papel não causa malefícios, mas, como não sabemos sua composição, é mais seguro usar vidro temperado, vitrificado etc.

Lembrou quando restaurantes de comida rápida substituíram embalagens de isopor por papel. O problema da dioxina foi uma das causas da troca.

Passe a seus familiares e amigos.

Alfredo Viamonte Marin
Físico Médico

IRD. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Avenida Salvador Allende s/n
Barra da Tijuca. Rio de Janeiro. RJ. Brasil

CEP:22780-160
Telefone: (21) 98585700

 

Versão de fevereiro de 2008.

Sent: Monday, February 18, 2008 9:00 AM
Subject: Câncer, proteja-se - ATUALIZAÇÕES (HOSPITAL JOHNS HOPKINS )

Plásticos no forno microondas

Johns Hopkins - Cancer News from Johns Hopkins

Nenhum recipiente de plástico no micro.


Plásticos no forno microondas

Nenhuma água em garrafa no congelador.

Plásticos no forno microondas

Nenhuma cobertura de plástico em microonda.

Plásticos no forno microondas
Dioxina causa câncer, especialmente câncer de mama.
Dioxina

Dioxinas são altamente venenosas às celulas donosso corpo. Não gele água em garrafa plástica, isso liberta a dioxina do plástico.

Edward Fujimoto
Recentemente, Edward Fujimoto, Gerente do Programa Wellness, no Castle Hospital, esteve em um programa de TELEVISÃO explicando esse perigo. Ele falou sobre a dioxina e como ela é perigosa para nós.
dioxine

Ele disse que nós não devemos aquecer nossa comida em recipientes de plástico no microondas.

Plásticos no forno microondas

Isso se aplica especialmente a comidas que contêm gordura.

Dioxina
Ele disse que a combinação de gordura e calor alto libera a dioxina do plástico na comida e, no final das contas, nas células do corpo...

Dioxina
Ao invés, ele recomenda usar vidro, como Pyrex, ou recipientes cerâmicos para aquecer comida... Você tem os mesmos resultados, só que sem a dioxina Tão tais coisas como comida instantânea, sopas, etc., devem ser removidas da embalagem e aquecidas em qualquer outro recipiente.

Papel não é ruim, mas você não sabe o que ele contém. Há pouco está mais seguro usar vidro temperado, etc.

Ele nos lembrou que, há algum tempo, alguns restaurantes de fast food moveram longe dos recipientes de espuma para embalar. O problema da dioxina é uma das razões.



Plásticos no forno microondas
Também, ele mostrou aquela envoltura de plástico é da mesma maneira que perigosa quando postas sobre comidas para cozinhar no microondas. O calor alto faz as toxinas venenosas derreterem e saírem do plástico, gotejando na comida.

Em vez disso, cubra comida com uma toalha de papel.

Este é um artigo que deve ser enviado para qualquer pessoa importante em sua vida!

Outra versão, com o texto ligeiramente modificado, surgiu em outubro de 2003. Ela alerta para não congelar a sua água em garrafas ou utensílios de plástico, pois isso provoca a liberação de dioxina do plástico.

Segundo Rolf Halden, não existem dioxinas no plástico. E mais, a ação do congelamento é no sentido dificultar a difusão de produtos químicos e não de contribuir para sua disseminação.

Em 2005, circulou mensagem mencionando a Coca-Cola. Diz a mensagem:

Não é a toa que a Coca-Cola está voltando com as garrafas de vidro. Dioxina Carcinogênica causa especialmente câncer da mama. Não congele a sua água em garrafas ou utensílios de plástico, pois isso provoca a liberação de dioxina do plástico.

 

Renovação
Perfume

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura ?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.