Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
55

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


!0000 protege contra vírus?

Lenda

!0000 ou !AAAA impede propagação de vírus

Conta a lenda que a NASA investiu milhões de dólares em pesquisas para a obtenção de uma caneta para uso no espaço sideral. Enquanto isso, os russos continuaram a usar lápis comuns, grafite.

Essa história é mais uma lenda, pois astronautas russos e americanos usaram lápis em suas anotações até que surgiu a Fisher Space Pen especialmente projetada para uso em gravidade (próxima de) zero. Clique aqui e veja mais sobre essa lenda.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra: proteção contra vírus e o uso de grafite em espaçonaves, certo? É verdade. E qual razão desse comentário?

Às vezes as pessoas são tentadas a acreditar na existência de soluções simples para todos os problemas complexos e, acreditando naquela solução caseira como capaz de resolver o problema maior, se descuidam, confiam numa solução fácil e falsa e o desastre pode acontecer. É a síndrome da simpatia: uma suposta solução trivial capaz de solucionar problemas complexos.

A mensagem diz para inserir o conjunto de caracteres !0000 no Catálogo de Endereços do Outlook Express. Essa providência seria suficiente para manter os vírus à distância.

É uma meia verdade. Ou meia mentira. Há quem diga que essa providência pode, eventualmente, produzir algum efeito em relação a um ou a outro vírus, mas não se deve considerá-la como uma proteção aceitável.

Alguns vírus retiram do catálogo do Outlook os endereços para propagação. Uns retiram os endereços segundo a ordem em que eles ali se encontram. Outros, os retiram aleatoriamente e há os que também vão buscar os e-mails nas páginas armazenadas na memória cache, em páginas da web recentemente visitadas.

De qualquer forma, quando o vírus vai até o catálogo de endereços do Outlook para iniciar a autopropagação é porque ele já se instalou e o computador está contaminado. Ao surgir o aviso dizendo que as mensagens de propagação não puderam ser enviadas, é porque o computador já foi contaminado.

Portanto, esqueça as fórmulas milagrosas, as soluções mágicas ou caseiras. Para se proteger de vírus só há uma solução: manter o antivírus atualizado. Sim, e não se esqueça que todos esses vírus de e-mails só se propagam através do Outlook Express. Os usuários do Eudora e do Thunderbird Mail estão livres de vírus de e-mails. Usuários do Linux também.

Alguns antivírus, como o Norton, exigem que se assinale a opção de proteção de e-mail. Se a proteção não estiver ativada, os vírus anexados a mensagens não serão detectados, passarão despercebidos e poderão contaminar o computador. Veja mais sobre vírus de e-mail.

Outras versões dessa mensagem falam em inserir os conjuntos de caracteres AAAA, 000 ou 0000. Tudo falso.

Mais um detalhe: ainda que a inclusão desses caracteres fosse uma proteção eficaz os criadores de vírus já teriam inventado um meio de descartar a primeira linha do catálogo de endereços, a que contivesse !0000 ou !AAAA

Mensagem original.

Para evitar a disseminação de vírus que se auto enviam por e'mail, crie um contato no seu address book com o nome de :

!0000

sem endereço do e-mail nos detalhes.

Esse contato vai aparecer em primeiro lugar na sua lista de endereços. Se o vírus tentar se auto-enviar para todos os endereços do seu address book, seu computador vai colocar uma mensagem de erro dizendo que: "A mensagem não pôde ser enviada. Um ou mais destinatários não tem um endereço de e-mail. Favor checar seu Address Book e tenha a certeza de todos os seus destinatários têm um endereço de e-mail válido".

Basta você clicar em OK e a mensagem ofensiva não vai ter sido enviada para ninguém, e obviamente nenhuma modificação vai ter sido feita na sua lista de contatos original. O vírus então será então automaticamente armazenado no seu arquivo "drafts" ou "outbox". Vá até eles e apague a mensagem.

Desta forma voce consegue detectar que seu computador está infectado, alem de poder impedir que o virus se espalhe.

Outra versão.

Subject: Anti virus

Esta é uma recomendação de um antivírus simples de um Director Técnico da HP publicada recentemente.

Este truque é realmente engenhoso pela sua simplicidade. Quando um vírus entra no seu computador, ele se encaminha diretamente ao Seu livro de endereços, e envia-se a si mesmo para todas as direções que alí encontra, infectando assim todos os seus contactos. Então experimente usar a seguinte técnica:

1 - Abra a tua agenda de contactos e faça um "click" em "novo contato", como se estivesse adicionando um contacto novo.

Na janela onde escreverá o novo nome, ponha "AAAA".

3 - Crie uma direção de e-mail falsa como neste exemplo: aaaaaaaaa@ aaaaa.com 

Explicando : Desta forma o nome designado como AAAA, com o endereço acima, ficará Como a entrada n° 1 da sua agenda. Será ali que os vírus começarão o seu Esforço para se autoenviarem a todos os outros contactos, relacionados por ordem alfabética, da sua agenda.

É óbvio que será impossível entregar a mensagem na a falsa direção criada. Assim, quando a primeira tentativa falha (coisa que se sucederá por Causa da falsa direção), o vírus não continua e os componentes da agenda não Serão infectados. Além disto, uma segunda vantagem deste método, é que, se um e-mail contaminado não pode ser entregue, será notificado na sua caixa de e-mail quase imediatamente.

Portanto, ao receber um aviso que diz que uma mensagem sua para "AAAA" Não pôde ser entregue, saberá de forma rápida que tem um vírus instalado no seu computador. Se todos nós usassemos este sistema tão simples, e até banal, os atuais virus não poderiam se propagar tão facilmente e o número de computadores infectados diminuiria drasticamente.

Pela facilidade de se fazer o procedimento acima, envie esta mensagem Para o maior números de amigos que puder para que, todos possam usufruir-se dos aborrecimentos atuais que enfrentamos quando acessamos a Internet.

 

Versão de janeiro de 2009.

Sent: Friday, January 08, 2010 9:06 PM
Subject: Antivírus...

É um truque realmente engenhoso e de uma simplicidade gritante.

Quando um vírus entra no seu computador, ele se encaminha diretamente ao seu livro de endereços, e se auto-envia para todos os endereços ali encontrados, infectando todos os seus contatos.

Então, adote a seguinte técnica:

1-Abra a sua agenda de contactos e faça um 'click' em 'novo contacto', como se estivesse adicionando o e-mail de um amigo.

2-Na janela onde escreveria o nome do amigo, ponha (ex) 0000! (quatro zeros e uma exclamação - para ter certeza de que esse será o primeiro contacto da sua lista, o que pode não ocorrer se você colocar letras ou não puser a exclamação).

3-Dê a ele o seguinte endereço (ex) de e-mail: alerta-virusmail@xyz.com

RESULTADO:

O contato 0000!, com o endereço alerta-virusmail@xyz.com, será o primeiro da sua agenda.

Portanto, será por ele que os vírus começarão a ser encaminhados aos demais contatos relacionados em ordem alfabética na sua agenda.

Mas é óbvio que será impossível ao sistema entregar a mensagem do vírus no endereço criado.

E, quando a primeira tentativa falha (coisa que se sucederá por causa do falso endereço), vírus não continua a se propagar.

Além disso, sabemos que à mensagem que não chega a um destinatário corresponde um aviso ao emitente dando-lhe conta desse fato. E, por isso, você receberá um aviso de que sua mensagem para 0000! - com endereço alerta-virusmail@xyz.com não foi entregue... E você ficará sabendo que o seu computador TEM VÍRUS, e poderá tomar suas providencias.

Se todos nós usarmos este sistema tão simples, os atuais vírus não poderão se propagar tão facilmente e o número de computadores infectados diminuirá drasticamente.

Pela facilidade de se fazer o procedimento acima, envie esta mensagem para o maior números de amigos que puder para que todos possam aprender e evitar os aborrecimentos atuais que enfrentamos quando acessamos a Internet.

 

De volta em fevereiro de 2011.

Sent: Saturday, February 26, 2011 8:31 PM
Assunto: Truque Anti-virus - muito útil

Bom dia

UMA BOA DICA....

TRUQUE ANTIVÍRUS MUITO ÚTIL

Esta recomendação, recentemente divulgada, é de um Director Técnico da HP.

É um truque realmente engenhoso é de uma simplicidade gritante.

Quando um vírus entra no seu computador, ele se encaminha directamente ao seu livro de endereços, e envia-se para todos os endereços que ali encontra, infectando todos os seus contactos.

Então, adopte a seguinte técnica:

1-Abra a sua agenda de contactos e faça um 'click' em 'novo contacto', como se estivesse adicionando o e-mail de um amigo.

2-Na janela onde escreveria o nome do amigo, ponha !0000(exclamação e quatro zeros - para ter certeza de que esse será o primeiro contacto da sua lista, o que pode não ocorrer se você colocar letras ou não puser a exclamação) .

3-Dê a ele o seguinte endereço de e-mail: alerta-virusmail@xyz.com

RESULTADO :
O seu 'amigo' 0000!, com o endereço alerta-virusmail@xyz.com , será o primeiro da sua agenda.
Portanto, será por ele que os vírus começarão a se encaminhar a todos os contactos relacionados em ordem alfabética na sua agenda.
Mas é óbvio que será impossível ao sistema entregar a mensagem do vírus no endereço criado.
E, quando a primeira tentativa falha (coisa que se sucederá por causa da falso endereço), o vírus não continua a se propagar, e os seus verdadeiros amigos não serão infectados.

Além disso, sabemos que à mensagem que não chega a um destinatário corresponde um aviso ao emitente dando-lhe conta desse fato. E, por isso, você receberá um aviso dizendo que sua mensagem para 0000! - com endereço alerta-virusmail@xyz.com - não foi entregue... E você ficará sabendo que o seu computador TEM VÍRUS .

Se todos nós usarmos este sistema tão simples, os atuais vírus não poderão se propagar tão facilmente e o número de computadores infectados diminuirá drasticamente.

Pela facilidade de se fazer o procedimento acima, envie esta mensagem para o maior números de amigos que puder para que todos possam aprender e evitar os aborrecimentos actuais que enfrentamos quando acessamos a Internet .


Amazônia
Correntes e pirâmides



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes