Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
435

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Que confusão!!

Eleitor deve apresentar documento de identidade na hora da votação

A Lei nº 12.034 é de 29 de setembro de 2009 e estabeleceu que o eleitor deveria apresentar, na hora da votação, além do título de eleitor documento com foto.

No dia 29 de setembro de 2010, três dias antes das eleições e um ano após a lei haver sido sancionada, o STF - Supremo Tribunal Federal decidiu que a lei estava errada e não mais se deveria exigir o documento originalmente criado para a votação: o título de eleitor. Mais que isso: quem se apresentar portando apenas o título de eleitor não poderá votar.

Nessa mixórdia provocada por legisladores e interpretadores de leis há alguns pontos a considerar.

1. Um dos ministros favoráveis à exigência do título eleitoral declarou, em tom lamentoso, que a decisão significava, na prática a abolição do título eleitoral. Nada mau. Melhor assim.

Vai ser um documento a menos na lista de documentos que o brasileiro deve possuir:

- título eleitoral,
- carteira de identidade,
- carteira de trabalho,
- carteira de motorista,
- carteira do SUS,
- CPF,
- cartão cidadão,
- carteira de identificação profissional (CRA, CREA, CRM, OAB, CRQ e tudo e mais.)

Mas por que somente três dias antes das eleições toma-se tal decisão?

2. A mudança efetuada pelo STF foi decorrente de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4467) apresentada pelo PT. Questionava-se, portanto, a constitucionalidade daquela exigência contida na lei. A exigência contida na Lei nº 12.034 era inconstitucional.

Ora, antes de a lei ser aprovada o PL que propunha a mudança foi analisado pelas comissões de constituição e justiça do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Analisado e aprovado.

Das duas uma: essa gente que compõe as tais comissões de constituição e justiça nada entendem do que fazem ou então a função legislativa deve passar a ser assumida pelo STF que sabe mais do que as duas juntas. (A função legislativa vem sendo assumida aos poucos pelo STF. Vide a "lei" criada por ministro do STF que proíbe uso de algemas, decisão tomada logo depois de um milionário haver sido preso com algemas. Pobre, podia. Rico, não.)


3. Quando sete dos dez integrantes do STF já haviam declarado voto favorável à ADI o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo. O pedido de vista retardou em vinte quatro horas a decisão já praticamente definida. (V. O pedido de Mendes teria ocorrido após receber uma suposta ligação do presidenciável José Serra .... Tanto o ministro quanto o candidato negaram que esse telefonema tenha acontecido.)


Ver também Supremo é contra exigência do título de eleitor.

Conclusão: o que era verdade passa a ser mentira e nas eleições de 2010 somente pode votar quem apresentar documento de identidade com foto. Quem levar apenas o título de eleitor não pode votar.

 


Até as eleições de 2008, o eleitor deveria se dirigir às seções eleitorais portando, apenas, o título de eleitor.

Modificações na legislação eleitoral estabeleceram novas regras e a Lei nº 12.034 de 29 de setembro de 2009 que

"Altera as Leis nos 9.096, de 19 de setembro de 1995 - Lei dos Partidos Políticos, 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições, e 4.737, de 15 de julho de 1965 - Código Eleitoral"

estabelece:

Art. 91-A. No momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia.

Portanto, quem não estiver de posse do seu documento de identificação com fotografia não poderá votar.

Serão aceitas a tradicional carteira de identidade ou RG, a carteira de trabalho, a carteira de habilitação com fotografia, certificado de reservista, carteiras emitidas por conselhos profissionais vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Golpe da FIFA
Sucuri



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


Se esta página contiver vídeos, você somente os verá se o seu navegador for o Chrome ou o Firefox.

 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.