Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
404

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Camarão e vitamina C: mistura mortal?
Você pode se envenenar acidentalmente com arsênico.

Camarão

A mensagem alerta para risco de envenenamento: quem comer camarão e tomar vitamina C morre envenenado. O mesmo acontece com quem toma suco de laranja enquanto come camarão.

O fato descrito teria ocorrido com pessoa indeterminada, em local não determinado e um indeterminado professor de medicina realizou uma autópsia preliminar e diagnosticou ... como “causa mortis” envenenamento por arsênico.

Pessoas e situações indeterminadas:

Em Taiwan, uma mulher

Um professor de medicina

Pesquisadores da Universidade de Chicago

Nenhuma informação precisa capaz de possibilitar a identificação dos protagonistas da novela.

O indeterminado professor concluiu, categoricamente, que a morte não foi nem suicídio nem assassinato: foi ignorância!

Qual a ignorância que a mensagem pretende abolir? Comer camarão e tomar vitamina C?

 

É velha a piada de uma também velha senhora que possuía o incrível dom de diagnosticar a causa da morte de pessoas conhecidas.

Segundo ela, seu F..., por exemplo, morreu porque tomou café quente e botou a cabeça na janela. No dia seguinte, ao sair para o trabalho, veio um ônibus e passou por cima dele. A causa mortis? O café quente!

Vento encanado também mata.

Dona S... tomou banho, passou pelo corredor e pegou um pé de vento encanado. Foi o bastante.

Menos de uma semana depois ela foi hospitalizada, não resistiu e morreu. Nesse intervalo, um piano que estava sendo alçado para vigésimo andar despencou quando se encontrava perto da janela do décimo andar e caiu sobre ela.

No entanto, a velha senhora assegura que dona S... morreu em consequência do vento encanado.

A mensagem circula com o apelo presente nas mensagens suspeitas: Encaminhe este texto a tantos quanto puder.

Conclusão preliminar: é tudo muito estranho, pois as informações são imprecisas, não se informam nomes nem locais onde os fatos teriam ocorrido. E o apelo final é próprio das lendas e pulhas virtuais que circulam pela Internet.


A mensagem diz que “O arsênico foi produzido no estômago da vítima” em virtude de haver ocorrido a combinação do 5-potássio-arsênico.

5-potássio-arsênico é uma entidade desconhecida na Química.

Pura Lorota.

Mais adiante, ela acrescenta O arsênico ataca os militares americanos que transportam mudas de arroz H Gao, mas não explica o que tem a ver uma coisa com a outra: militares transportando arroz e o camarão comido pela vítima.

Tem mais: O venenoso arsênico faz parte do magma: magma, a "Massa mineral fluida, com altíssima temperatura, encontrada a grandes profundidades da superfície da Terra, e que às vezes é expelida em erupções vulcânicas"? (V. Aulete.)

De novo, a pergunta: o que tem a ver uma coisa com a outra?

Versões das mensagens que circulam no Brasil contém diferentes adendos para não contrariar o dito: quem conta um ponto aumenta um ponto.

Uma delas menciona o risco de beber suco de laranja enquanto come camarão. Embora não citado no texto original, alguém achou que se tratava de uma simples dedução:

suco de laranja contém vitamina C,

vitamina C com camarão mata,

logo, suco de laranja com camarão mata.

Vale a pena perguntar: e colocar algumas gotas de limão sobre o camarão produz o mesmo efeito, a morte?

Limão sobre o camarão frito ao alho e óleo é uma delícia e é um hábito bastante arraigado. Quem jamais colocou algumas gotas de limão sobre o camarão frito que atire o primeiro pedaço de realgar!

Pergunta número dois: por que os fabricantes de vitamina C não são obrigados a colocar a advertência na bula:

Ingerir vitamina C juntamente com camarão pode matar.

 

Os sintomas do envenenamento, segundo a mensagem, são sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos... quem morre envenenado pelo arsênico apresenta sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos.

Não é isso o que dizem especialistas.

O artigo "Investigação do Surto de Intoxicação por Arsênico" relata casos de envenenamento por arsênico em Campinas - SP e menciona outros sintomas:

"Nas intoxicações agudas as manifestações gastrointestinais podem aparecer dentro de uma hora ou em até 12 horas, após ingestão oral, se houver outros alimentos no estômago. Os primeiros sintomas podem consistir de gosto metálico, queimação na boca ou ardência dos lábios, esôfago e estômago, gastrite ou gastroenterite hemorrágica, constrição da garganta e dificuldades para deglutir, dor gástrica excruciante, vômitos em jato, diarréia profusa e dolorosa, podendo apresentar características de "água de arroz", desidratação, irritabilidade, sonolência, delírio, tontura, tremores, convulsões, hipóxia, cianose, coma e morte.
...
"Nas intoxicações crônicas os primeiros sinais e sintomas são fraqueza e dores musculares, pigmentação cutânea (pescoço, pálpebras, mamilos e axilas), hiperceratose e edema. Pode haver odor de alho na respiração e suor. Também podem ocorrer anorexia, prostração, náuseas, vômitos ocasionais, diarréia ou obstipação e dermatite e ceratose palmoplantar e alopécia."

 

Conclusão: a mensagem tem origem desconhecida e amontoa várias inverdades. Não perca tempo com esse tipo de mensagem. Mande-a para o lixo que é o lugar dela: camarão com vitamina C, suco de laranja ou limão nunca matou ninguém.


Mensagem original.

Sent: Wednesday, November 04, 2009 9:00 AM
Subject: VOCÊ PODE SE ENVENENAR ACIDENTALMENTE COM ARSÊNICO

CAMARÃO COM CERVEJA, PÓOODE. CAMARÃO COM SUCO DE LARANJA, NÃÃÃOOO PÓOODE.

Oi pessoal: O verão, praias e camarão estão aí e é uma boa, mas junto com vitamina C, pode dar zebra... (Se é que é verdade. Pelo sim, pelo não ....)

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como “causa mortis” envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico?

A polícia então iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.

O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: “O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!”

Todos ficaram intrigados, por que morte acidental? O arsênico ataca os militares americanos que transportam mudas de arroz H Gao. O professor disse: “O arsênico foi produzido no estômago da vítima”. A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Comer camarão não foi o problema, já que nada aconteceu à sua família que também comeu do mesmo camarão. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão “casca mole” contem alta concentração de compostos de 5-potássio-arsênico.

Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano! Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o inicialmente não-tóxico 5-potássio-arsênico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5 ) se converte no tóxico 3-potássio-arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico !

O venenoso arsênico faz parte do magma e causa paralisia nos pequenos vasos sangüíneos, “mercapto Jimei”? Inibindo a atividade do fígado e produzindo a necrose da gordura ataca os lobos hepáticos, coração, rins, produzindo congestão intestinal, necrose das células epiteliais, telangiectasia. Portanto, quem morre envenenado pelo arsênico apresenta sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos.

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C

Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta. Encaminhe este texto a tantos quanto puder.

 

Versão de fevereiro de 2011.

Sent: Sunday, February 13, 2011 5:47 AM
Subject: Veneno: camarão com vitamina C
ISSO É BOM VC SABER!!
 

CAMARÃO + VITAMINA C = VENENO FATAL

Até parece mentira ...

*COMO PRODUZIR ARSÉNICO NATURALMENTE....*

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortis" envenenamento por arsénico. Mas qual foi a origem do arsénico?

A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.

O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu
acidentalmente por ignorância!"

"O arsénico foi produzido no estômago da vítima". A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contem alta concentração de compostos de 5-potássio-arsénico.

Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano!
Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reacção química, o inicialmente não-tóxico 5-potássio-arsênico (como anidrido também conhecido como óxido arsénico, As2 O5) se converte no tóxico 3-potássio-arsénico (ADB anidrido arsénico), também conhecido como trióxido de arsénio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsénico !

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C.

Depois de ler isto, por favor, encaminhe este texto a tantos quanto puder.

 

De volta, em março de 2012.

Sent: Wednesday, March 07, 2012 10:16 PM
Subject: VENENO FATAL!!! URGENTE REPASSEM POR FAVOR!

CUIDADO COM O CAMARÃO COM VITAMINA C !!!!!!

VENENO FATAL

*COMO PRODUZIR ARSÊNICO NATURALMENTE....*

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortes" envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico?

A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.

O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!"

"O arsênico foi produzido no estômago da vítima". A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contem alta concentração de compostos de 5-potássio – arsênico.

Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano!
Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o inicialmente não tóxico 5-potássio-arsênico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5) se converte no tóxico 3-potássio - arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico !

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C.

VITAMINA C + CAMARÃO = VENENO FATAL

Depois de ler isto, por favor, encaminhe este texto a tantos quanto puder.

 

Versão de maio de 2012.

date: Fri, May 18, 2012 at 9:20 AM
subject: VENENO FATAL PRODUZIDO NO ORGANISMO / É BOM CONHECER ISTO!

VENENO FATAL PRODUZIDO NO ORGANISMO / É BOM CONHECER ISTO!

COMO PRODUZIR ARSÉNICO NATURALMENTE...
 
Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos.
Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortis" envenenamento por arsénico. Mas qual foi a origem do arsénico?

A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi  convidado para ajudar a resolver o caso.

O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado.
O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!"

"O arsénico foi produzido no estômago da vítima". A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema.
O problema é que ela comeu camarão no jantar. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contem alta concentração de compostos de potássio-arsénico 5.

Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano!
Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reacção química, o inicialmente não-tóxico potássio-arsénico 5 (como anidrido também conhecido como óxido arsénico - As2 O5).
 
Este converte-se no tóxico potássio-arsénico 3 (ADB anidrido arsénico), também conhecido como trióxido de arsénio (As2 O3), que é conhecido como arsénico!

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C.

Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta, encaminhe este texto a tantos quanto puder.

 

Canibais
Greve

 

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura ?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.