Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
307

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral - AVC: teste do sorriso identifica AVC?

Derrame

Essa história possui características de uma lenda urbana:

pessoa indeterminada de nome Ingrid (Na versão norte-americana, ela se chama Susie e teve melhor sorte: Sherry, sua amiga, fez as três perguntas, diagnosticou o derrame e salvou a vida de Susie );

neurologista e cardiologista sem nome fazem recomendações de saúde. O cardiologista também recomenda fazer spam;

partilhe este artigo com tantos amigos que for possível: frase bem frequente em correntes e pulhas virtuais.


Um ponto chama a atenção na mensagem: os amigos da Ingrid ofereceram chamar um medico. A família e os amigos devem ser bem abonados, pois aqui no Brasil não é comum chamar o médico para atender um doente. O doente é que é levado até o hospital mais próximo.

Mas deixando esses detalhes de lado, o que interessa é saber se as recomendações apresentadas são falsas ou verdadeiras. Antes de mais nada, consulte o seu médico. Ele dará a orientação adequada.

Mensagem com esse teor circula nos Estados Unidos desde 2004 e nela se inspirou a versão distribuída no Brasil.

A versão mais antiga da mensagem menciona a American Stroke Association. Em sua página, The American Stroke Association afirma que não endossa o "teste do sorriso" que vem sendo distribuído via e-mail. (The American Stroke Association does not endorse “The Smile Test,” also known as “a simple test for stroke,” which has been widely distributed through e-mails.)

Portanto, segundo médicos norte-americanos, o teste do sorriso sugerido na mensagem não se pode considerar como um teste válido para reconhecimento de um derrame ou AVC - acidente vascular cerebral.

Segundo o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual do Estado de São Paulo - IAMSPE os principais sintomas do derrame são:

  • Alterações do movimento e/ou da sensibilidade em uma parte do corpo;
  • Dificuldade para falar e/ou entender;
  • Dor de cabeça intensa e súbita;
  • Alteração da visão, como visão dupla e/ou dificuldade para enxergar;
  • Tontura ou alteração do equilíbrio (andar como bêbado);
  • Náusea, vômito, dificuldade para engolir e/ou perda de consciência (desmaio).

Ainda segundo o IAMSPE, entre os indivíduos com mais chance de ter um AVC estão: idosos, obesos, sedentários, alcoólatras, fumantes, diabéticos, cardíacos, hipertensos e pessoas que já tiveram AVC ou “ameaça de derrame” prévio.

Até o início de novembro de 2005, a versão corrente não mencionava o tropeço da amiga Ingrid sobre um tijolo por causa de seus sapatos novos, durante o churrasco. O acidente surgiu na versão que começou a circular no final desse mês.

Não há dúvida de que um simples acidente doméstico pode acarretar sérios danos à saúde, mas o conteúdo da mensagem pode ser dividido em duas partes:

  • lenda urbana,
  • meia verdade.

A primeira parte, correspondente ao acréscimo ocorrido em novembro de 2005, é típico de uma lenda urbana. Pessoas indeterminadas, em cidades indefinidas e uma situação inusitada: tinha, não uma pedra, mas um tijolo no caminho do sapato novo de Ingrid.

A outra parte é meia verdade. Os sintomas descritos podem até surgir em um caso de derrame, mas para caracterizá-lo são necessários outros sintomas. Em caso de dúvida, procure atendimento médico.

Veja também:

AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora.

Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?

Os leitores comentam.


Mais sobre infarto cerebral, derrame e acidente vascular cerebral - AVC.

Derrame cerebral

Derrame cerebral pode ser tratado, é o que neurologistas procuram mostrar

Just a minute: Bystanders may identify stroke symptoms in 60 seconds

Know the Signs and Symptoms of a Stroke

 

Mensagens sobre derrame e AVC - acidente vascular cerebral.

Subject: Acidente Vascular Cerebral

ESTA INFORMAÇÃO É PARA VOCÊ AJUDAR ALGUÉM UM DIA. QUEM SABE?

Durante um churrasco uma amiga tropeçou e caiu. Ela assegurou a todos que estava muito bem (ofereceram, inclusive chamar um médico ) e que havia apenas tropeçado sobre um tijolo por causa de seus sapatos novos. Eles a limparam e lhe deram um novo prato de comida.

Enquanto parecia um pouco agitada, Ingrid aproveitou o resto da noite. O marido de Ingrid ligou mais tarde dizendo a todos que sua esposa tinha sido levada ao hospital. Às 18 horas, Ingrid faleceu.

Ela sofreu um AVC-Acidente Vascular Cerebral (derrame), quando estava no churrasco. Se eles tivessem sabido identificar os sinais do derrame, talvez Ingrid ainda estivesse conosco hoje.
...


Outra versão.

Subject: Como identificar um DERRAME

Durante um churrasco uma amiga tropeçou e caiu ela assegurou a todos que estava muito bem (ofereceram chamar um medico) e que havia apenas tropeçado sobre um tijolo por causa de seus sapatos novos. Eles a limparam e lhe deram um novo prato de comida - enquanto parecia um pouco agitada, Ingrid aproveitou o resto da noite.

O marido de Ingrid ligou mais tarde dizendo a todos que sua esposa tinha sido levada ao hospital - ( as 18:00, Ingrid faleceu) ela sofreu um derrame no churrasco - se eles tivessem sabido identificar os sinais do derrame talvez Ingrid estivesse conosco hoje.

Leva somente um minuto para ler isto

Reconhecendo um derrame

Um neurologista diz que se puder chegar a uma vítima de derrame dentro de 3 horas pode reverter totalmente os efeitos de um derrame...totalmente. Disse que o truque era ter um derrame reconhecido, diagnosticado e chegar ao paciente dentro de 3 horas , o que é dificil.

RECONHECENDO UM DERRAME

Agradeça a Deus para o sentido de lembrar as "3" etapas.

Leia e aprenda!

Às vezes os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta da consciência leva ao desastre.

A vítima do derrame pode sofrer danos no cérebro quando as pessoas próximas falham em reconhecer os sintomas do derrame.

Agora os medicos dizem que um observador pode reconhecer um derrame fazendo três simples perguntas:

1. Peça o indivíduo para SORRIR.
2. Peça que LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS.
3. Peça que a pessoa FALE uma SENTENÇA SIMPLES (coerentemente ) (i.e. o dia esta ensolarado hoje)

se a pessoa tiver problema com as algumas destas tarefas, chame um medico imediatamente e descreva os sintomas ao expert.

Após ter descoberto que um grupo de voluntários nao médicos poderia identificar a fraqueza facial, a fraqueza do braço e os problemas do discurso, investigadores incitaram o público em geral para aprender as três perguntas.

Apresentaram suas conclusões na reunião anual da associação americana de derrame fevereiro passado. Difundido o uso deste teste que poderia resultar no diagnóstico e no tratamento do derrame e impedir os danos cerebrais.

Um cardiologista diz que se todos que receberem este e-mail e enviarem a 10 pessoas; você pode apostar que ao menos uma vida será conservada.

SEJA UM AMIGO E COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM TANTOS AMIGOS QUANTO POSSÍVEL, você pode salvar suas vidas.

Compartilhe.

 

Mais uma versão.

Subject: será que é derrame cerebral?

date: novembro de 2005

DERRAME CEREBRAL

ALGO QUE TODO MUNDO DEVE SABER: SERÁ QUE É DERRAME?

Às vezes os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente a falta de reconhecimento provoca um estrago. A vítima de um derrame pode sofrer danos cerebrais quando as pessoas em redor não reconhecem os sintomas do derrame. Agora os médicos contam que uma pessoa que convive com a pessoa em questão, pode reconhecer o derrame mediante três testes simples.

Pede à pessoa para rir

Pede para levantar os dois braços

Pede para falar uma frase simples

Se ele/ela tem dificuldade com um destes testes, chame imediatamente o pronto socorro e conte a quem atende ao telefone os sintomas.

Depois de descobrir que um grupo de voluntários não-médicos, possa identificar um problema facial, um problema nos braços ou dificuldade em falar, cientistas querem ensinar ao público em geral os três testes.

Eles apresentaram suas conclusões na American Stroke Association na reunião anual em fevereiro passado (2004). O uso comum destes testes pode dar oportunidade de uma diagnose imediata e um tratamento de derrame, e prevenir um prejuízo do cérebro.

Um cardiologista diz: Se cada um que recebe este e-mail, o mande para mais dez pessoas, você pode apostar que no mínimo uma vida será salva.

Seja amigo e partilhe este artigo com tantos amigos que for possível e você vai assim salvar vidas.


BBB7
Falso vídeo

 

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura ?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)

 



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.