Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
219

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos



Segundo a mensagem, o tsunami do dia 26 de dezembro de 2004 teria sido provocado pelos EUA. Vejamos a história...

Em primeiro lugar, ao receber mensagem com texto atribuído a alguma revista, como a Superinteressante, faça logo uma avaliação preliminar acerca da linguagem utilizada.

A primeira frase deixa uma dúvida: a Superinteressante publicaria texto com essa redação?

Veja só: ...submarino nuclear americano sofre uma avaria e afunda-se no Indico sul.

O submarino afunda-se? no Indico sul?

Passando para a última frase: O plano terá corrido bem, segundo a imprensa e um conceituado geofísico americano, Richard Gross Devido à massa deslocada pela ação da explosão, o dia 26 de dezembro teve menos 3 micro segundos que um dia normal e o eixo da terra inclinou-se cerca de uma polegada, evitando o futuro impacto do asteróide.

Confuso, não?

Há, portanto, dois aspectos a considerar:

- a forma, a redação da matéria,

- a informação transmitida.

O texto é confuso, mal redigido e isso é um sinal de alerta muito significativo.

Outro aspecto diz respeito à história mirabolante que lembra filme-catástrofe 'roliudiano'.

Ao consultar no Google o termo "richard gross" retornam mais de 20 mil resultados. Surgem artista de cinema, psicólogo, estudante, cientista da NASA, a agência espacial norte-americana.

Richard Gross, o cientista da NASA, descobriu a causa da oscilação de Chandler (período de Chandler ou Chandler wobble). Essa oscilação no eixo polar ocorre no período de 427 dias (ou 433 dias, dependendo de quem cita o fenômeno, mas isso em nada muda a história).

Glomar Explorer, mencionado na mensagem, foi o navio construído pela CIA em conjunto com a marinha norte-americana e a Summa Corporation, empresa pertencente ao milionário Howard Hughes.

O objetivo da Operação Jennifer, como foi denominada, era resgatar o submarino soviético K-129 afundado em 11 de abril de 1968, 750 milhas a noroeste do Havaí.

O submarino levava mísseis nucleares e transformou-se em ótima oportunidade para os EUA obterem não só as armas como também livros de códigos do inimigo. O único problema era que o submarino estava em águas profundas, a mais de 4 mil metros. Era difícil montar uma operação de grande porte sem chamar a atenção da União Soviética e de outros países.

Foi quando surgiu a parceria com o controvertido milionário Howard Hughes. Uma de suas empresas, a Summa Corporation, assumiu a construção do navio de resgate sob o disfarce de coletor de nódulos de manganês do fundo do mar.

Em 1974, o navio de resgate chegou ao lugar do naufrágio e recuperou o submarino afundado. Algumas fontes dizem que todo o submarino e os seus mísseis foram recuperados. Outras, afirmam que parte do submarino e alguns mísseis não puderam ser içados.

O custo total do projeto foi da ordem de 550 milhões de dólares.

A história de montar operação para impedir colisão do asteróide com a Terra lembra um filme-catástofre em que equipe de bravos americanos arriscam a vida para salvar o planeta. Um grupo deles é embarcado em nave espacial que deve aterrissar (ou asteroidissar :) no ameaçador corpo celeste.

Ao chegar lá, o intrépido pelotão de defensores da humanidade deve cavar um buraco e nele colocar explosivos que, uma vez detonados, irão destruir o asteróide. Alguns dos valorosos astronautas morrem na empreitada, of course, que é pra dar o tom dramático à história. E pra mostrar ao mundo que o cidadão comum norte-americano é capaz de dar a própria vida pela salvação de todos, muita baboseira etc e tal... , mas isso é outra história. História ruim.

Continuando.

Diz a mensagem: Em setembro de 2003, astrônomos dos Estados Unidos descobriram um grande asteróide que estaria se aproximando rapidamente. Embora as possibilidades de impacto serem extremamente baixas, os cientistas previram a data do evento para 21 de Março de 2014.

Vamos deixar de lado a forma do texto e considerar os dados da mensagem.

É verdadeira a previsão da passagem de um asteróide nas proximidades da Terra em 2014. A probabilidade de ocorrer colisão, calculada em 2003, é de 1 para 909 mil (veja Asteróide 'pode colidir com a Terra em 2014').

De acordo com astrônomos, o asteróide denominado 2003 QQ 47 mede pouco mais de um quilômetro de diâmetro, aproxima-se da Terra à velocidade de 115 mil km/h e pesa 2.600 milhões de toneladas.

Pois é isso: tem um asteróide perdido no espaço, a probabilidade de ele acertar a Terra é muito pequena (mas é um "evento digno de monitoramento cuidadoso") e aparece alguém pra divulgar a suposta catástrofe iminente.

E o cúmulo do non-sense: Então decidiu-se aproveitar as 8 ogivas nucleares que sobraram do tal submarino afundado no Índico para provocar uma explosão que, de tão potente, deixaria a Terra uns Poucos milímetros fora da sua órbita normal, e assim, o asteróide já passaria ao lado do planeta.

Que delírio: desviar o curso da Terra com uma explosão nuclear. Detonar oito ogivas para um ajuste preciso de alguns milímetros no eixo da Terra de modo a afastá-la da rota do asteróide.

A mensagem continua.

E, conforme a programação, A explosão nuclear ocorreu a 26 de dezembro de 2004 ... Cerca das 8 da manhã (hora local)

O maremoto que provocou o tsunami ocorreu pouco antes das sete da manhã nas proximidades de Sumatra, uma das ilhas da Indonésia. (Veja o mapa da região atingida.)

Portanto, segundo a mensagem, o resultado da operação de salvamento da Terra foi o tsunami, uma onda gigantesca, que devastou vários países da Ásia e deixou mais de 200 mil mortos.

Conclusão: a  notícia é falsa. Mistura alguns fatos reais com mentiras e chega a confundir as pessoas mais crédulas.

E mais um detalhe: todos os corpos celestes que apresentam algum interesse para os astrônomos recebem denominação. No caso, o asteróide descoberto em setembro de 2003 recebeu o nome de 2003 QQ 47. Por que a mensagem não menciona esse nome?.

Consultada a respeito da suposta matéria, o Atendimento ao Leitor da revista Superinteressante informa:

Obrigada pelo contato.

Nós já recebemos vários e-mails com esta mesma dúvida, e garanto que tal matéria não foi publicada na Super.

Qualquer dúvida, escreva.

 

Uma piada.

A órbita da Terra e a sua mudança têm preocupado muita gente. Um inquieto terráqueo propõe solução que pode não dar muito certo, mas, pelo menos, ele tenta fazer a parte dele :)

A sugestão é o Dia Mundial do Pulo (logo, logo um depufede vai propor o Dia Nacional do Pulo ...)

Pois bem, se 600 milhões de terráqueos derem um salto bem coordenado, na mesma hora, o impacto resultante irá fazer com que a Terra mude a sua órbita.

A hora do pulo é 11:39:13 GMT. Hora de Brasília: 08:39:13. O dia é 20 de julho de 2005.

Veja mais em World Jump Day. Assim como o saite do coelhinho cujo dono ameaçava matá-lo, esse também é um caça-níquel. O dono dele também vende camisetas e adesivos...

Veja também

A sereia que veio com o tsunami

Ajuda para vítimas do tsunami. Golpe de vigaristas

 

Mais sobre o asteróide 2003 QQ 47, o Glomar Explorer e os movimentos da Terra:

Asteroid danger in 2014 downplayed

Asteróide 'pode colidir com a Terra em 2014'

BOLETIM INFORMATIVO CYGNUS X-3

Glomar Explorer (AG-193)

Near Earth, but far out

Oceano faz a Terra cambalear

Pergunte a um astrônomo. Quais são os quatorze movimentos que o planeta Terra executa?

Project Jennifer. Hughes Glomar Explorer

Scientists no longer waver on Earth's wobble

The Hughes Glomar Explorer's Mission

Variação de Coordenadas Equatoriais

 

Mensagem original.

Em 21 de fevereiro de 1978, um submarino nuclear americano sofre uma avaria e afunda-se no Indico sul. Pouca ou nenhuma informação escapa para o mundo, estava numa missão secreta, com certeza. Uma enorme operação de resgate da preciosa carga, 8 ogivas nucleares, é posta em marcha, mas convenientemente encoberta.

Ao estilo da Glomar Explorer, a manobra de diversão era procurar petróleo. Nada foi recuperado desta vez, o submarino continuou no fundo do oceano com a sua explosiva carga, mas os americanos continuavam com o controle do armamento remotamente.

Em setembro de 2003, astrônomos dos Estados Unidos descobriram um grande asteróide que estaria se aproximando rapidamente. Embora as possibilidades de impacto serem extremamente baixas, os cientistas previram a data do evento para 21 de Março de 2014.

Quase confirmado esse fato, os EUA decidiram depois de várias reuniões com os principais lideres do mundo e o primeiro ministro da Índia (único pais afetado presente na reunião). Com vista a resolver este problema da melhor forma, discutiram-se várias maneiras de destruir o asteróide, mas nenhuma era viável. Então decidiu-se aproveitar as 8 ogivas nucleares que sobraram do tal submarino afundado no Índico para provocar uma explosão que, de tão potente, deixaria a Terra uns Poucos milímetros fora da sua órbita normal, e assim, o asteróide já passaria ao lado do planeta.

Como é certo, os países perto da zona de explosão nunca concordariam,por isso a operação foi mantida em absoluto sigilo. Todos os cálculos foram feitos e o cogumelo nuclear nunca chegaria perto da superfície da água.

Mas a data, veio-se a verificar que tinha sido muito mal escolhida.

A explosão nuclear ocorreu a 26 de dezembro de 2004, encoberta por um suposto terremoto de 8.9, e mais tarde retificado para 9.0 na escala de Richter.

Cerca das 8 da manhã (hora local), conseqüências foram devastadoras, estima-se mais de 300 mil mortos.

Correu o rumor na imprensa que os americanos teriam tido o conhecimento do tsunami que se viria a formar uma hora antes de atingir a costa da Tailândia e não teriam conseguido avisar ninguém (pudera...).

Eles não queriam que ninguém soubesse o que eles tinham feito, mas o que é certo é que possivelmente fomos todos salvos devido a este ato, à 1ª vista horrível, mas que a longo prazo será considerado heróico.

O plano terá corrido bem, segundo a imprensa e um conceituado geofísico americano, Richard Gross Devido à massa deslocada pela ação da explosão, o dia 26 de dezembro teve menos 3 micro segundos que um dia normal e o eixo da terra inclinou-se cerca de uma polegada, evitando o futuro impacto do asteróide.

 

Microsoft
Jdbgmgr no Orkut



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.