Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
183

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


Lenda

Procter & Gamble, uma empresa do diabo

Antigo logotipo da Procter & Gamble

Mensagem denunciando suposta vinculação entre a empresa Procter & Gamble e uma igreja satânica não resiste a uma análise, mesmo superficial, do seu conteúdo. Apesar disso, essa história resiste há mais de vinte anos, muito antes de surgir a Internet como o meio ideal para a sua propagação.

Trata-se de um caso concreto em que uma lenda, uma mentira criada por espírito desajustado trouxe prejuízos para uma empresa.

Deixando à parte a questão religiosa ou de crenças verificam-se alguns aspectos que logo asseguram a lata de lixo como o lugar ideal para a mensagem.

Primeiramente, ao mencionar O dono da Companhia se atribui a propriedade da empresa a uma única pessoa. A Procter & Gamble é uma empresa de capital aberto com ações na NYSE - New York Stock Exchange sob o código PG. Portanto, ela não tem um dono: não pertence a uma única pessoa, mas a milhares de acionistas.

De acordo com Ship-offools.com, nenhum acionista individual detém mais de 0,5 % das ações da P&G, de modo que é impossível uma só pessoa influenciar a destinação dos lucros ou investimentos da empresa. Na página intitulada Ownership vê-se como se distribuem as ações da empresa.

Quem é o suposto dono da empresa? Em nenhum momento o texto cita o nome do "dono" ou do presidente da empresa, mas cita o nome do suposto ou suposta entrevistadora.

Em segundo lugar, a Procter & Gamble é uma empresa de grande porte - uma das 20 maiores corporações dos EUA (Fortune, 2009) - e o seu principal executivo não chegou ao topo nem por acaso nem por ser pouco inteligente. Não dá pra acreditar que o presidente de uma grande corporação vá a programa de TV falar uma asneira dessas: que ele, ou a empresa que ele dirige, tem pacto com o satanás.

Uma das versões que circulam nos EUA diz que a suposta entrevista teria sido realizada com o President of Procter & gamble (sic). Aqui no Brasil, o tradutor/adaptador entendeu que o presidente é o dono da empresa e isso não é verdade. Ele é 'apenas' o empregado de maior graduação no organograma da empresa e presta contas aos acionistas.

A imprecisão ao mencionar que a grande parte nos lucros seria destinada à tal igreja indica desinformação do denunciante. Se ele sabe das coisas, por que não informar valores ou percentuais precisos? "Grande parte" significa quanto? Mais de cinquenta por cento dos lucros? Nenhum dos milhares de acionistas jamais desconfiou de tamanho desvio? Ou todos concordariam com ele?

Essa história surgiu nos EUA, mas em que canal de TV ou cidade teria sido feita tão devastadora declaração? Em que data? Nenhuma informação consistente. Nenhuma informação confiável sobre a cidade ou canal de TV. Será que a imprensa, sempre ávida por declarações surpreendentes, não deu nenhuma importância a uma notícia de tamanho significado?

Phil Donahue, o apresentador de TV que teria entrevistado o "dono" da P&G, já declarou, diversas vezes, que jamais entrevistou nenhum executivo dessa empresa.

A versão que circulou em 1999 nos EUA diz que o presidente da Procter & Gamble teria se apresentado não no programa de Phil Donahue, mas no Sally Jesse Raphael show que foi ao ar no dia 01 de março de 1998, um domingo. Ocorre que esse programa é transmitido de segunda a sexta-feira. A produção do programa, obviamente, nega a entrevista.

Mais uma mentira.

Mais uma versão: a entrevista teria sido realizada no programa de Merv Griffin no dia 16 de janeiro (sem indicação de ano). Outra data: 01 de março de 1994 no programa de Phil Donahue. Outras versões mencionam o programa 60 Minutes e o programa de Oprah Winfrey.

Todos eles negaram a realização da entrevista e ninguém viu a entrevista.

O fato é que nenhum presidente da Procter & Gamble jamais esteve em nenhum programa de TV para falar sobre esse assunto. Se fosse verdade, pelo menos um video teipe, do tipo VHS (gravado em casa) ou do tipo profissional, gravado na emissora, existiria mostrando a entrevista.

Por que não apareceu nenhuma fita? Porque ela não existe. A entrevista não se realizou.

A página Trademarks & Facts contém declarações negando que tenha havido entrevistas nos programas Sally Show, Jenny Jones e Phil Donahue.

Até agora, apresentaram-se, de um lado, alegações e mentiras. Do outro, fatos irrefutáveis e não passíveis de negação: não houve entrevista de funcionário da Procter Gamble na TV. Não há registros de supostas entrevistas sobre o tema.

E como essa lenda começou?

Tudo começou com uma "interpretação" do logotipo da empresa, criado em 1851. A idéia original dos criadores da empresa era apresentar no logotipo um rosto e treze estrelas representando as treze colônias que formaram os EUA. Essa marca, posta nos caixotes de vela e sabão, facilitava a identificação dos seus produtos. (V. evolução do logotipo em PROCTER & GAMBLE: STOP THE LIES!)

Em 1970, um espírito 'ilustrado' achou de interpretar o logotipo se baseando num joguinho de crianças: unir pontos para formar uma figura. A união das estrelas daria o número 666, o número da besta, do demônio, de satã.

Esse tipo de fenômeno é denominado pareidolia. "Tipo de ilusão ou percepção equivocada, em que um estímulo vago ou obscuro é percebido como algo claro e distinto."

de atribuir significados ou formas a objetos Isso de ver imagens ou símbolos em objetos tem a ve c

pareidolia

Quem quiser se dar ao trabalho de unir as estrelas pode até conseguir desenhar alguns números como o oito e dois zeros: 800. O que isto significa? Palpite de uma centena pro jogo do bicho? Pode ser.

Iniciada na década de 70, a lenda tomou novos rumos na década de 90. Em 1995, advogados da Procter & Gamble entraram com ação contra a empresa Amway (aquela do 'marketing multinível') pedindo 595 milhões de dólares de indenização.

A Amway é uma das concorrentes da P&G e foi acusada de realizar "... competição antiética ao fomentar a divulgação, em alguns círculos religiosos, de que a marca da Procter & Gamble contém símbolos satânicos tais como o número 666 e os chifres do demônio." (V. P&G alleges Amway spread Satan rumors.)

Para comprovar a participação da Amway na campanha difamatória foi apresentada uma fita em que vendedores da Amway mencionavam a suposta vinculação.

Em 1991, dois distribuidores da Amway do estado de Kansas foram condenados a pagar 75 mil dólares por haver divulgado que a Procter & Gamble havia firmado pacto com o demônio.

A família DeVos, proprietária da Amway/Alticor, é mantenedora da Richard and Helen DeVos Foundation, entidade sempre associada à divulgação do ideário cristão-fundamentalista e conservador. (V. Richard and Helen DeVos Foundation.)

O artigo The Big Four começa dizendo que a Fundação DeVos é grande defensora das causas religiosas fundamentalistas de direita. E continua: em 1994, a fundação destinou 8 milhões de dólares para igrejas conservadoras, causas políticas conservadoras, grupos anti-aborto e grupos que consideram a Bíblia como uma referência para o governo.

E mais: High profile right wing HF board members include: ... Jay Van Andel (co-founder and senior chairman for Amway Corporation), Barb Van Andel-Gaby (the vice president of corporate affairs for Amway Corporation). V. People For the American Way.

Mas isso é briga de branco, até porque a P&C também faz generosas doações para o Partido Republicano :))

 

A Procter & Gamble foi criada em 1837 por William Procter e James Gamble e dedicava-se, inicialmente, à fabricação de sabão e de velas. Hoje, ela é uma multinacional com mais de 100 mil empregados e faturamento anual da ordem de 50 bilhões de dólares.

Há quem veja no logotipo original chifres e o número 666:

O número da besta e os chifres dela

Conclusões:

- não havendo comprovação da entrevista nem das declarações a recomendação cristã é não passar adiante esse tipo de mensagem, pois ela contraria o Oitavo Mandamento: "Não levantarás falso testemunho", "Não Mentirás";

- a recomendação do bom senso: não dar crédito a esse tipo de mensagem que pede para passar adiante uma bobagem sem pé nem cabeça;

- quem divulga ou passa adiante uma história estapafúrdia como essa corre o sério risco de perder a credibilidade. A mensagem não possui fundamento factual, não possui fundamento lógico e, do ponto de vista religioso, é uma atitude condenável.

 

Igreja de satã.

Ao pesquisar no Google o termo "satan church" o resultado é frustrante.

Existe o domínio churchofsatan.com (atenção para o .COM de empresa comercial). Na lojinha do saite, pode-se comprar camisetas, livros vídeos e outros produtos da grife :))

O domínio churchofsatan.org remete para fcos.us onde também se encontra uma lojinha da grife :)

Quem visitar essas páginas vai se surpreender com a baixa qualidade de apresentação e os mais irônicos logo vão perguntar: o que essa gente andou fazendo com a dinheirama enviada pela P&G? :))

Paula, uma de nossas colaboradoras, ficou preocupada ao saber dessa história e enviou carta a  pessoa de sua família de quem soube da suposta vinculação entre a P&C e o satanismo. Veja alguns trechos da carta.

...

... tenho observado, e não é de hoje, o crescimento assustador de religiões e seitas que, em detrimento do amor e da palavra de Cristo voltada para o bem, se atêm a propagar as "obras" do demônio, promover sessões de "descarrego", "tira encosto", etc

...

Mais grave ainda, nesse caso esse "eles são poderosos e encobrem tudo" é absolutamente anti-cristão. Então o demônio é maior do que Deus? Estamos todos à mercê do demônio e nada podemos fazer, ficamos calados porque o demônio é poderoso e encobre tudo? E onde está Deus? E o povo de Deus?

O que é isso, meu irmão?

É zombar da própria fé, é negar a verdade que "Tudo posso naquele que me fortalece", é desfazer de todos os cristãos que viveram e deram a vida em nome de Deus, que foram perseguidos e morreram para pregar e defender a palavra de Cristo...

Se realmente alguém tem provas de que uma empresa desse porte financia ou pratica rituais com sacrifícios humanos e outros horrores, como você disse, como esse alguém pode se dizer cristão e se calar? Sinto muito, mas isso não é ser cristão.
...

 

Parabéns, Paula. Você está certa. Certíssima.

Mais sobre essa lenda, a P&C e fundamentalismo cristão:

Aclaración A Los Mensajes De 'Procter & Gamble' Y El Diablo

Amway / Quixtar

Amway: The Untold Story - Procter & Gamble Lawsuit (Texas)

Amway: The Untold Story -
Procter & Gamble Lawsuit (Utah)

Christian Myths and Urban Legends

Does Procter & Gamble have Satanic ties?

Frequently Asked Questions About P&G Trademarks

Is Procter & Gamble run by satanists?

IT'S BAAACK... RUMORS OF SATANISM PLAGUE PROCTER & GAMBLE

Our History (Procter & Gamble)

Poisoning of the Well, The. Of Paradoxes and Manna from Heaven

Procter, Gamble & Satan

Second federal appeals court dismisses P&G suit against Amway (19-jul-2004)

Second suit filed against Amway Corporation and its distributors

The corporate executive who sold his soul to Satan

Way of Life Literature

 

Mensagem original.

Pessoal, levem a mensagem abaixo a sério.
Repasse a seus amigos, não importa sua religião!

Uma empresa do diabo.

O dono da Companhia Procter & Gamble apareceu no programa de Phil Donahue, de grande tele-audiência nos Estados Unidos. Nesse programa anunciou que, dado a abertura de hoje em nossa sociedade, havia decidido sair do esconderijo e reconhecer publicamente a sua associação com igreja de satanás.

Ele admitiu que uma grande parte dos lucros da venda dos produtos de sua empresa se destina a ajuda e manutenção de sua igreja satânica.

Quando o entrevistador , Phil Donahue, lhe perguntou se não temia que ao admitir na TV nacional a sua associação com satanás, poderia prejudicar os lucros da empresa, ele respondeu:

"NAO HA CRISTAOS SUFICIENTES NOS ESTADOS UNIDOS OU NO MUNDO QUE POSSAM MEPREJUDICAR MUITO MENOS CAUSAR UM MINIMO DANO".

Demonstremos a esse altivo senhor e ao mundo, que há, sim, cristãos suficientes e que podemos colaborar para acabar com sua comp anhia que serve a satanás.

Não usemos nenhum produto da Procter & Gamble e avisemos a todos os cristãos, eis a lista de alguns produtos:

* SABAO EM PO "ARIEL"
* ALIMENTOS"BATATAS FRITAS PRINGLES"
* FRALDAS DESCARTAVEIS "PAMPERS"
* PRODUTOS PARA LAVAGEM DE ROUPA A SECO DRYEL P & G "
* PRODUTOS PARA CABELO "SHAMPOO PANTENE e PERTPLUS"
* MEDICAMENTOS "VICK"

Se não tiver certeza de que o produto que esta usando são desta companhia, procure o nome da companhia ou o símbolo que passou a identifica-los a partir de abril de 1999, que e o numero 666, que e conhecido como numero da besta (antes era uma lua nova).

Demonstremos ao dono da Procter & Gamble que há cristãos mais do que suficientes para causar prejuízo a sua empresa, ademais, para fechar sua empresa.

Lembre-se que cada vez que você adquirir um desses produtos, esta dando sua contribuição a igreja de satanás.

Em nome de Jesus Cristo façamos copias deste, e distribuamos para todos, em todo mundo, para honra e Glória daquele que está acima de todos os nomes: O nosso SENHOR JESUS CRISTO.

 

Golpe Bradesco Serasa
Golpe Voe Gol



Outras mensagens do gênero

- Funcionário é demitido por não usar o número 666 no uniforme da empresa
- Apocalipse já! O juízo final está próximo: prepara-te para a atribulação!
- Foto milagrosa e sagrada de Jesus Cristo?
- Michel Temer é satanista?
- Mondex, o biochip 666 da besta, a nova moeda e o apocalipse
- A cruz milagrosa do batismo de Valentino Mora
- Milagre abala o Egito
- Leis contra igrejas e evangélicos: desinformação e terrorismo midiático
- Ra-tim-bum significa maldição?
- Nossa Senhora Aparecida cura bispo da IURD
- A quem pertence esta mansão? Ao bispo Edir Macedo da IURD?
- Karen Fisher, primeira fotografia da alma humana
- Mensagem que denuncia satanismo de Xuxa instala trojan
- Hello Kitty é produto de pacto com o demônio?
- Poeira (de Ivete Sangalo) nos olhos de exegetas escatológicos
- Você realmente confia em Deus? O alpinista incréu
- A cruz do capeta da Honda Titan 150
- Blasfêmia contra Jesus
- Bill Gates é o Anticristo e a Besta do Apocalipse
- Mel Gibson, o homem sem rosto
- A renovação da águia
- Procter & Gamble, uma empresa do diabo
- Esqueleto gigante confirma a Bíblia
- A última ceia
- Cientistas chegam às portas do inferno
- Aserejé satânico: mantra de forças malignas



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.