Quatrocantos.com
Recife Rock!

Pesquisa em Quatrocantos.com


Lendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Índice alfabético
Índice cronológico

Avise amigo/a:
174

Mais lendas

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1
Vírus de e-mail

Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos


O batom da morte

Lenda

Batom com chumbo dá câncer

O texto original surgiu em maio de 2003. A notícia se espalhou pelo mundo deixando muitas mulheres preocupadas: batom contém chumbo e chumbo causa câncer.

Algumas observações iniciais:

1. A mensagem diz que Chumbo é uma substância química. O chumbo é um elemento químico, não uma substância química.

2. Os preços mencionados encontram-se numa moeda desconhecida: HK$67... HK$9.9. Ou seria HKD, Honk Kong dollar?

3. O teste mencionado não serve para nada. Mesmo se você passar um pedaço de ouro sobre uma barra de chumbo (ou o contrário), nem o chumbo nem o ouro mudam de cor.

4. Segundo a mensagem, Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar Câncer. A American Cancer Society diz que os estudos associando o chumbo aos diversos tipos de câncer não são conclusivos.

No artigo Lead in lipstick a Australian Consumers' Association afirma que as marcas mais famosas de batons não trazem vestígios de chumbo, mas alguns fabricantes da Ásia, África e Oriente Médio ainda continuam a usar o chumbo em sua composição. O artigo não menciona quais as marcas e os países onde ainda se fabricam esses tipos de batom.

Tessa C. Mauricio, articulista do Manila Times, ficou preocupada ao descobrir que ela usava seis das nove marcas mencionadas na mensagem. Para tirar as dúvidas, ela se deu ao trabalho de investigar o assunto e, no artigo The lipstick scare de junho de 2003, ela afirma que não foi detectada a presença de chumbo nas marcas citadas na mensagem. Ela diz que não conseguiu encontrar o batom da marca Market America, mas que mandou analisar todos os demais.

Na verdade, o chumbo chegou a ser usado na composição de cosméticos, mas, hoje em dia, evita-se usá-lo até mesmo em artefatos de uso comum tais como jóias e utensílios domésticos, muito embora o acetato de chumbo seja usado em tinturas para cabelo.

Segundo o artigo Lead in Lipstick em 61% das marcas analisadas foi detectada a presença de chumbo em níveis superiores aos aceitos para a indústria de doces. Acrescenta que nos batons L'Oreal Colour Riche "True Red," L'Oreal Colour Riche "Classic Wine," Cover Girl Incredifull Lipcolor "Maximum Red" e Dior Addict "Positive Red" foi detectada a presença de chumbo.

Chumbo não causa câncer, mas segundo o artigo Red Lipstick Spreads the Lead ele pode afetar diversos órgãos do corpo humano, particularmente o sistema nervoso. Pode causar anemia, prejudicar o cérebro e afetar os rins.

A versão original, em inglês, não faz referência a nenhuma 'autoridade' que daria respaldo à descoberta. Já a tradução portuguesa inclui o nome da médica Elizabeth Ayoub que nada tem a ver com a suposta descoberta. Diz ela:

"... não sei porque ou como isto foi divulgado. Jamais escrevi tal artigo... me ajudem neste desmentido."

Pois é isso aí. O nome da doutora Maria Elizabeth Ayoub chegou à mensagem ninguém sabe como.

O que diz a Avon
.

São Paulo, 16 de novembro de 2008

Sempre preocupada com o melhor atendimento de seu cliente, a Avon agradece a oportunidade de se manifestar neste canal de comunicação sobre o caso da Sra. Zilda Aparecida Petrucci Fernandes.

Há mais de dois anos tem circulado pela Internet uma mensagem que coloca em dúvida os consumidores sobre a possibilidade de existência da substância chumbo em batons de diversas empresas em dosagens que provocariam danos à saúde. Sobre esta questão, com intuito de esclarecimento à população, a Avon informa que são realizadas avaliações quanto à segurança toxicológica de todos os produtos comercializados, incluindo análise de níveis residuais de substâncias tóxicas na matéria-prima. A companhia conta com uma área de especialistas em Toxicologia in vitro e in vivo, localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, nos Estados Unidos, que conta com mais de 300 cientistas.

Em relação à mensagem Cuidado com seu batom, ou Chumbo no Batom, não há base científica que suporte a afirmação. Também não há base técnica para o teste sugerido, afirmando que o escurecimento do material evidencia a presença de chumbo.

Normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (Parte Por Milhão) e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica), não causando nenhum dano ao usuário deste tipo de produto.

O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (como o chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria.

Destacamos que estamos à disposição para esclarecer dúvidas relativas aos produtos e serviços prestados, bem como para receber sugestões, por meio do telefone 0800 708 2866 (0800 708 AVON), de segunda a sábado das 8 às 20 horas ou pelo site www.avon.com.br.

Atenciosamente,
Júlio Lopez
Gerente do Call Center

 

Em artigo publicado no dia 02 de maio de 2013 intitulado Concentrations and Potential Health Risks..., os autores (Sa Liu, S. Katharine Hammond e Ann Rojas-Cheatham) dizem na conclusão:

Conclusion

Our data indicate the need for further studies to evaluate metal concentrations in lip products, as well as other cosmetics, and related potential health risks. In addition to lead, metals such as
aluminum, cadmium, chromium and manganese require further investigation. Cosmetics safety should be assessed not only by the presence of hazardous contents, but also by comparing estimated exposures with health based standards. This preliminary study of the metal content of 32 lip products suggests that toxic metals in cosmetics should be regulated to protect women’s health in the US, as has already been undertaken by the European Union through their Cosmetics Directive.


Ou seja:

Cosméticos os estudos foram realizados em 32 produtos;

Cosméticos há necessidade de mais estudos para comprovar a presença de chumbo, alumínio, cádmio, cromo e manganês bem como para avaliar riscos do uso de cosméticos que contenham tais elementos:

Cosméticos foram analisados
32 produtos usados por jovens asiáticas na cidade de Oakland, California (EUA) (no texto).

Veja aqui a versão em .pdf.

 

Mais sobre chumbo e batons:

Chumbo

Concentrations and Potential Health Risks of Metals in Lip Products - National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS). Published: May 02, 2013

Crystals give clues to ancient cosmetics

Lead: What Is Lead? (American Cancer Society)

Lead Acetate in Hair Dye Products

Lead in lipstick

Lead in lipstick (vídeo ABC News)

Lipstick and Lead - Rumor (American Cancer Society)

Lipsticks Contain Lead, Consumer Group Says


O chumbo é um dos metais pesados mais perigosos

The history of lipstick, powder and blush. (Diz que Cleópatra usava baton feito de mistura de besouros amassados com ovos de formiga. E Marco Antonio e Júlio César beijaram aqueles lábios com restos de besouros e formigas ...)


Toxic Lipstick? Metals In Some Lip Products May Be Dangerous, Study Says (02 de maio de 2013)

 

Mensagem original.

Assunto: Cuidado com os batons de marca

A Dra. Elizabeth Ayoub é médica biomolecular das mais sérias além de muito vaidosa. Acho que vindo dela dá p/ confiar.

Atenção Mulheres (com o batom que você usa).

Realmente importantíssimo MUITO IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA.

Por favor, prossiga lendo.

Isto é uma alerta para Batom com "Chumbo" Chumbo é uma substância química que causa câncer.

Recentemente uma marca chamada, RedEarth" diminuiu os precos de HK$67 a HK$9.9........... Continha chumbo.

As Marcas que contêm Chumbo são:

- Christian Dior
- LANCOME
- CLINIQUE
- Y.S.L.
- ESTEE LAUDER
- SHISEIDO
- RED EARTH (Lip Gloss)
- CHANEL (Lip Conditioner)
- Market America Motives lipstick

Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar Câncer. Depois de fazer um teste em batons, foi constatado no batom da Y.S.L. o maior nível de chumbo.

Atenção para esses batons que supostamente tem uma fixação maior. Se seu Batom fixa mais, deve ser por causa do alto nível de chumbo.

Esse é o teste que você pode fazer:

1. ponha algum batom em sua mão,
2. use um anel de Ouro para arranhar o batom.
3. se a cor do baton do batom mudar para preto, então voce sabe que o batom contém chumbo.

Por favor, envie esta informação para todas as suas amigas.

 

Versão de janeiro de 2009.

Carolina, uma de nossas colaboradoras, destaca alguns aspectos dessa nova versão:

1. as marcas estrangeiras não tiveram muito crédito, então adicionaram marca muito utilizada no Brasil,

2. colocaram "assinatura" de uma doutoranda, diferente da Dra de antes,

3. citam um departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênico (sic), nem se sabe de onde...

4. Ah, também mudaram a moeda do preço do batom para real (R$), tentando dar alguma credibilidade.

Sent: Wednesday, January 28, 2009 2:19 PM
Subject: Chumbo no batom

Cuidado com o batom

Repassando uma informação que foi encaminhada por uma dermatologista.

Homens: Não deixem de passar este informativo para suas esposas, namoradas, amigas ou colegas de trabalho.

Mulheres: Atenção para o batom que usam.

A Dra. Elizabeth Ayoub, é médica biomolecular e emitiu um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.

Recentemente a marca chamada 'Red Earth' diminuiu os preços de R$ 67,00 para R$ 9.90 !

Por quê? Porque continha chumbo.

As marcas que contêm chumbo são:

* CLINIQUE
* ESTÉE LAUDER
* SHISEIDO
* RED EARTH (Lip Gloss)
* CHANEL (Lip Conditioner)
* MARK AMERICA
* MOTIVES LIPSTICK
* A V O N

Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar câncer.

Depois de fazer um teste em batons, foi constatado nos batons da AVON o maior nível de chumbo.

Fique atenta para esses batons que supostamente têm uma fixação maior.

Se seu batom fixa mais, é devido ao alto nível de chumbo.

Eis um teste que você pode fazer:

1. Ponha algum batom em sua mão;
2. Com um anel de ouro esfregue sobre este batom;
3. Se a cor do batom mudar para preto, então você sabe que ele contém chumbo.

Por favor, envie esta informação para todas as suas amigas.

Ana Isabela Lopes Sales
Doutoranda - Área: Biologia Celular e Molecular do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular Bacteriana.
Depto. De Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênico


Poupança fraterna
Falso censo do IBGE


Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura ?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)

Atualizado em 02 de maio de 2013



Siga pulhas virtuais no Twitter

Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta
Teclas de atalho do Mozilla

Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo


 


Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso Gem Show   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil   Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais   Minerais   Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2014. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevidos. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.